Ter vínculo com seu cão é essencial! Mas você sabia que a forma como você o treina pode acabar afetando esse relacionamento?

O treinamento do cão é uma parte importante de ser um pai responsável de um pet. Nossos cães precisam receber as ferramentas necessárias para se adaptar e responder a qualquer circunstância a que sejam apresentados.

Embora todos possam concordar que os cães precisam ser treinados, há um debate tenso sobre a melhor maneira de treinar cães. De um lado do argumento, você tem treinadores de reforço positivo que acreditam que os cães aprendem de maneira mais eficaz. Isto usando apenas recompensas positivas por comportamentos bem-sucedidos.

Do outro lado da discussão, você tem treinadores que acreditam que é necessária disciplina para treinar efetivamente um cão. Eles acreditam que uma mistura de punição e recompensa é necessária para ensinar os cães a se comportar adequadamente.

tutora criando vínculo com seu cão

Tutora criando vínculo com seu cão – Foto: Freepik

Vínculo com seu cão: O que os estudos dizem?

Embora o treinamento baseado na disciplina tenha um longo histórico de uso, o treinamento de reforço positivo tornou-se cada vez mais apoiado por pesquisas em andamento.

À medida que o debate público sobre quais metodologias de treinamento são mais eficazes, um novo estudo examinou um aspecto diferente desses métodos.

Ana Catarina Vieira de Castro e uma equipe de pesquisadores da Universidade do Porto em Portugal publicaram recentemente um estudo. Este examinou como os diferentes métodos de treinamento afetam o apego emocional de um cão ao dono.

O estudo examinou 34 cães de seis escolas de treinamento de cães diferentes. Três das escolas de cães usavam apenas métodos de reforço positivo, enquanto as outras três usavam vários métodos de disciplina de treinamento.

Teste de Situação Estranha

Para testar o apego do cão a seus donos, o estudo submeteu cada cão a uma variação. É conhecido como Teste de Situação Estranha.

O estudo explica: “a presença e ausência do proprietário e de um estranho em uma sala com o cachorro foi manipulada em diferentes episódios”.

O comportamento dos cães foi então analisado quanto a comportamentos relacionados ao apego. Houve a manutenção do contato, angústia da separação e efeito de base segura, além de seguir após a separação e cumprimentar na reunião.

Golden Retriever deitado

Golden Retriever deitado – Foto: Freepik

Descobriu-se, portanto, que os cães treinados usando apenas métodos de reforço positivo tinham um apego mais seguro ao dono. Eles também descobriram que os cães treinados com métodos baseados em recompensas eram mais divertidos na presença de seu dono. Além disso, eles cumprimentavam seu dono com mais entusiasmo do que um estranho.

Em outro artigo científico semelhante, o Dr. Stanley Coren, PhD, DSc, FRSC, explica que esses métodos de treinamento de cães criam uma forma de condicionamento clássico. Neles, acontecem “algumas repetições de ‘estímulo – evento – emoção’. Por conseguinte, acabamos com uma situação em que o próprio estímulo desencadeia a emoção”.

Portanto, quando o treinamento baseado na disciplina é usado, o Dr. Cohen explica: “a visão de você, sua mão ou a coleira do treinamento imediatamente seguidas de dor ou desconforto acabarão por se associar a sentimentos negativos”.

Portanto, se você deseja criar um vínculo forte e leal entre você e seu cão, talvez seja melhor seguir métodos de treinamento baseados em recompensa.