Para ajudar a prevenir lesões no seu cão, listamos 15 coisas comuns que podem matar cachorro. Confira!

Os cães são curiosos por natureza e é normal que às vezes acabem tendo problemas por causa de sua curiosidade. Eles usam a boca para investigar tudo o que está ao seu alcance. Isso pode causar muitos problemas quando eles encontram algo prejudicial à sua saúde.

Coisas inofensivas para nós, mas tóxicas para animais de estimação, estão nos mais variados lugares da nossa casa. Veja quais as coisas mais comuns em casa que podem matar cachorro.

1 – O chocolate

cachorro comendo chocolate

Foto: Freepik

Embora o chocolate seja uma delícia para nós, humanos, não é uma boa ideia dar ao cachorro. O chocolate contém uma substância tóxica para os cães, chamada teobromina.

A teobromina é um alcaloide obtido a partir da planta do cacau e que estimula o sistema nervoso central, provoca a dilatação brônquica e tem efeitos cardiovasculares.

Os cães não são capazes de eliminar facilmente a teobromina e, portanto, torna-se um agente tóxico para eles. Estima-se que menos de seis gramas por quilograma de peso possam ser fatais.

A principal preocupação é o chocolate escuro, porque contém 10 vezes mais teobromina que o chocolate ao leite. Os sinais de intoxicação por chocolate incluem: aumento da atividade geral, diarreia, vômito, incontinência urinária, aumento da frequência cardíaca, aumento da respiração, tremores e espasmos. Então, sem chocolate para o seu cachorro!

2 – Paracetamol

remédio

Foto: Freepik

Quem nunca tomou paracetamol? O paracetamol é um analgésico que remove a dor de cabeça e outros males da vida moderna. No entanto, este medicamento é um veneno para cães.

É um dos medicamentos humanos proibidos para cães e a intoxicação por paracetamol em cães ocorre porque os analgésicos danificam o fígado e os glóbulos vermelhos. Como resultado, um cão envenenado com paracetamol pode morrer de necrose hepática.

Estima-se que 150 mg de paracetamol por kg seja a dose letal. Isso significa que dois comprimidos de paracetamol podem matar um cachorro. Portanto, sem paracetamol para o seu cão!

3 – Álcalis

Os álcalis comuns nas residências são soda cáustica, permanganato de potássio e hidróxido de amônio. Essas substâncias são encontradas em detergentes para banheiro, detergentes para lavar louça e amônia. Além disso, elas também estão presentes nas pilhas alcalinas.

Então, se um cão ingere qualquer uma dessas coisas, irrita e queima as membranas mucosas do trato digestivo: boca, esôfago, estômago, intestino delgado e cólon. Esse dano é geralmente fatal.

Os sintomas da intoxicação alcalina são: irritação da mucosa oral, dor no peito, convulsões, salivação, perda de apetite e letargia. A morte geralmente ocorre dentro de 24 horas após a ingestão. Você deve tomar precauções e não deixar essas coisas ao alcance do seu cão.

4 – Naftalina pode matar cachorro

A naftalina é extremamente perigosa se ingerida. Obviamente, o mesmo perigo existe se o seu cão comer uma.

O envenenamento por naftalina danifica o fígado dos cães e afeta o sistema nervoso central. Os sintomas incluem vômitos e convulsões. Tenha muito cuidado ao colocar essas bolas em seus armários e, se possível, não as use.

5 – Detergentes e amaciantes

detergente

Foto: Freepik

Detergentes e amaciantes podem ser extremamente tóxicos se o seu cão os ingerir, podendo causar a morte. Os amaciantes contêm detergentes catiônicos, também encontrados em desinfetantes e germicidas.

Os sintomas de intoxicação por essas substâncias incluem salivação (baba), letargia, vômito, queimação na boca, convulsões, choque e coma.

6 – Enxaguante bucal

enxaguante bucal

Foto: Freepik

Alguns enxaguantes bucais contêm ácido bórico, que é altamente tóxico para os cães. Outros elementos comuns são encontrados em produtos domésticos, contendo ácido bórico como soluções para limpeza de lentes de câmera e lentes de contato e soluções para limpeza de próteses dentárias.

Os sintomas de envenenamento por ácido bórico incluem vômitos, salivação, convulsões e coma.

7 – Produtos para clarear roupa

Produtos para branquear roupas, como alvejantes e compostos de cloro, são muito tóxicos para os cães. Eles podem causar sintomas como vômitos, salivação e dor abdominal. Nunca deixe essas substâncias ao alcance do seu cão.

8 – Plantas ornamentais

plantas ornamentais

Foto: Freepik

Muitas plantas ornamentais são tóxicas para cães e outros animais. Embora os cães geralmente comam grama para melhorar a digestão quando não têm fibras em sua dieta, eles não são capazes de tolerar todos os vegetais.

Os sintomas de intoxicação por plantas podem variar dependendo da espécie ingerida, mas geralmente incluem vômitos e efeitos no sistema nervoso central.

Algumas plantas venenosas para cães são: espinafre, açafrão de outono, abacate (folhas), actaea, beladona, Digitalis purpurea, cicuta, Taxus baccata, mamona e lírio do vale. Existem outras plantas que são tóxicas para os cães, então você precisa podar seu jardim!

9 – Abacate

Você pode pensar neles como saudáveis, mas os abacates têm uma substância chamada persina que pode matar cachorro, causando vômitos e diarreia.

10- Macadâmia

Os cães podem sofrer de uma série de sintomas, incluindo fraqueza , superaquecimento e vômito, após o consumo de nozes de macadâmia.

11 – Uvas e passas pode matar cachorro

Os especialistas não sabem ao certo por que, mas essas frutas podem induzir insuficiência renal em cães. Mesmo um número pequeno pode causar problemas em alguns cães.

12 – Massa crua de pão com fermento

Mesmo quando consumido em pequenas quantidades, o fermento na massa continua aumentando como uma massa no estômago do seu animal de estimação e pode fazer com que ele se distenda perigosamente.

À medida que a massa fermenta no intestino, também pode ocorrer toxicidade do álcool. Parada cardíaca fatal é outra possibilidade. Os sinais incluem abdômen distendido e vômito, seguidos por perda de coordenação e respiração lenta. O tratamento pode incluir vômito induzido ou, às vezes, cirurgia.

13 – Alho

matar cachorro

Foto: Freepik

O alho, assim como outros membros da família Allium (cebola, alho-poró e chalota) é prejudicial para cães e gatos.

Em grandes quantidades, os danos aos glóbulos vermelhos podem causar anemia. Os sinais incluem letargia, urina avermelhada, diarreia e vômito. O tratamento em casos graves inclui fluidos IV e oxigênio.

14 – Colas

As colas de madeira e de construção contendo diisocianato são perigosas para cães e gatos se ingeridas. Até um pequeno globo se expande maciçamente no estômago. Os sinais incluem baba, perda de apetite, distensão do estômago, náusea e vômito. A cirurgia é frequentemente necessária.

15 – Sapo pode matar cachorro

matar cachorro

Foto: Freepik

Certos anfíbios liberam uma toxina potencialmente fatal quando estressados, como quando um cachorro os coloca na boca ou os morde.

O sapo são autores comuns. Os sinais de exposição incluem baba severa e imediata e choro, seguidos de dificuldade respiratória, anormalidades cardíacas, convulsões e colapso. Obtenha tratamento imediato.