Grande parte das casas possui algum animal de estimação. Conheça os animais de estimação mais raros!

Esses bichinhos estão cada vez ganhando mais espaço no convívio entre humanos, sendo que os mais comuns são os cães e os gatos.

Mas alguns pais de pets fojem do clássico e criam animais exóticos e raros. Confira essa lista com os animais de estimação mais raros do mundo.

Grande parte desses animais são proibidos a criação no Brasil ou precisa de uma autorização do O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para adquirir de forma legal no país.

1. Raposa Feneco

animais de estimação mais raros

Raposa Feneco. Fonte: mom.me

Esse bichinho orelhudo é conhecido como raposa do deserto, e diferente de outras espécies de raposas, o Feneco pode ser criada como animal de estimação.

O Feneco é nativo do deserto do Saara e da Península do Sinai, sendo a menor espécie da família dos canídeos.

Um filhote de Feneco pesa menos que 1 kg, na vida adulta pode chegar a 1,5 kg e medir até 21 cm.

Além de seu minúsculo tamanho, outra característica marcante são suas orelhas grandes e pontudas, que servem para regular o calor e ouvir qualquer som que sua presa emitir.

A pequena raposa do deserto é um animal carinhoso e bem limpo, mesmo sendo de fácil domesticação, essa raposa dificilmente sobrevive longe de seu habitat.

Ela precisa de um lugar que tenha características desérticas para viver bem, assim, somente pessoas que vivem nessas regiões poderiam criar uma raposa Feneco como animal de estimação.

2. Ouriço Pigmeu Africano

animais de estimação mais raros

Ouriço. Fonte: Freepik

Os ouriços tem ganhado muita popularidade nos últimos anos. É bem provável que você já tenha visto uma foto desse animalzinho em lugares domésticos.

Os espinhos que cobrem o seu corpo, na verdade, são pelos preenchidos com queratinas, não são venenosos e nem afiados.

O ouriço africano tem origem da Europa, mas é encontrado em outros lugares como a África e Ásia. Ele tem uma média de 4 a 7 anos de vida e mede entre 10 a 15 cm.

Mesmo sendo um animal tranquilo, o ouriço africano não gosta de interação, na verdade, na maioria das vezes ele sente medo ao ter contato com humanos.

Esse ouriço é um animal com hábitos noturnos, durante o dia dorme, enquanto a noite fica ativo e procura por sua alimentação.

3. Gato Savannah

Uma das raças mais recentes, o gato Savannah é o mais caro do mundo. Essa rara raça surgiu pelo cruzamento do Serval, felino africano que mede cerca de 85 cm, com um gato domesticado.

O resultado é um belíssimo gato domesticado com as características do Serval.

O Savannah é uma raça muito recente, só em 2012 foi reconhecida pelo The International Cat Association.

Com uma aparência selvagem, o Savannah é um gato com um tamanho maior que à média e dependendo da geração pode chegar a ter um tamanho que enquadra nos gatos gigantes.

A raça é classificada em 5 gerações, que indicam a proximidade do animal com o Seval. Gatos Savannah F1 são os que nascem de um cruzamento direto entre um gato com um Seval. Eles apresentam uma maior aproximação com as características selvagens herdadas pelo Seval.

Gatos dessa geração são maiores e com uma personalidade forte. Quanto mais distante é a geração, menos são as características selvagens do Seval.

4. Petauro-do-açúcar

O peculiar bichinho é famoso nos Estados Unidos e na Austrália. Petauro-do-açúcar é um animal muito dócil, brincalhão e que constrói um grande vínculo com o tutor. Eles podem até lembrar o nome do seu dono.

Ele é nativo da Austrália, Nova Guine e do Arquipélago de Bismarck. Os olhos desse animal são bem expressivos, mas a melhor parte do Petauro-do-açúcar é que ele é um planador, assim como os esquilos voadores.

Mesmo com aparência que lembre um roedor, esse animal é um mamífero de infraclasse dos marsupiais, que são aqueles animais onde o embrião termina de se desenvolver em uma bolsa ventral, os cangurus são um exemplo de marsupiais.

O Petauro é um animal muito sociável e com hábitos noturnos. Ele não apresenta problemas ao ser criado com outros de sua espécie, na verdade, isso é bem benéfico para o seu bem-estar.

É um animal ótimo para crianças maiores, como ele é bem pequenininho, chegando a medir 15 cm de comprimento contando a cauda, é preciso ter cuidado com a interação para não machucar o animal.

5. Píton Albina é um dos animais de estimação mais raros

A píton albina é uma cobra não peçonhenta, mas é uma constritora, que tem a capacidade de estrangular a presa até matá-lo sufocada.

Mesmo com um tamanho gigante e com esse detalhe de ser uma constritora, a píton albina é conhecida por ter um temperamento dócil.

Por possuir uma cor amarelada com branco, a píton albina é um alvo fácil para predadores, o que a tornou bastante rara. .

Os olhos dessa cobra também possuem uma coloração vermelho rubi, o que a torna ainda mais rara.

A cobra é nativa do sudeste da Ásia e tem como habitat florestas úmidas e rochosas. Essa espécie pode chegar a medir 8 metros de comprimento e pesar até 80 kg.

6. Jabari é um dos animais de estimação mais raros

Aparentemente esse cãozinho parece ser comum como as demais raças, mas ele é um dos mais caros do mundo.

Esse cão é um hibrido criado em laboratório para pessoas com alergia a pelos dos cães.

A raça foi criada em 2009 e pode ser encontrada na coloração branca ou caramelo. A única raça parente do Jabari é o White Terrier.

7. Aruanã Platina é um dos animais de estimação mais raros

Para os fãs de peixes, o Aruaña Platina é um dos mais raros. Essa espécie também possui um valor bem alto para ser adquirida, podendo chegar a mais de R$ 80 mil.

Tudo isso por um pequeno peixinho de 40 cm, mas o que o diferencia o Aruanã Platina é sua coloração uniforme e platinada, que traz a impressão de quase ser transparente.

Esse peixe também é considerado um símbolo de sorte no Japão, o que o valoriza ainda mais o valor desse pequeno peixe. O Aruaña Platina é nativo da América do Sul, mas é bem popular na Ásia.