apito para cachorro é um acessório que tem gerado muitas controvérsias. Há quem aponte como algo eficaz no adestramento do pet, enquanto alguns especialistas dizem que este tipo de item pode mais atrapalhar do que ajudar nos treinamentos. Mas, afinal, para que serve e o que é o apito para cachorro? Que tipo de som é projetado a partir dele? Como funciona? Entenda todas essas questões no decorrer do nosso artigo de hoje.

apito para cachorro

Cachorro na beira da praia. Foto: Freepik

O que é o apito para cachorro?

O apito de cachorro nada mais é do que um tipo de instrumento utilizado para adestrar e coordenar o comportamento dos cães. Trata-se de um apito semelhante aos que vemos em competições esportivas, por exemplo, com um diferencial muito importante: a frequência na qual o som é emitido.

Isto é, a frequência de som que é emitido pelo apito para cachorro é diferente dos apitos convencionais, tendo em vista que nós, humanos, sequer podemos ouvi-lo. Essa frequência é adequada aos ouvidos dos pets, que são mais receptivos à estas frequências sonoras.

Sendo assim, embora nós não possamos ouvir um som estridente, é preciso ter muita cautela ao manusear um apito deste tipo. Afinal, o cachorro ouvirá e, em alguns casos, o som poderá ser muito “irritante” para ele. Por isso, regra número um: jamais use um apito deste tipo de maneira indiscriminada, sem o acompanhamento de um profissional de adestramento ou apenas para “ver” a reação do pet.

mulher abraçando seu cachorro

Mulher abraçando o cachorro. Foto: Freepik

Até porque, imagine você ouvindo um som estridente, o tempo todo, sem hora para acabar? Parece irritante, não é mesmo? Portanto, respeite o seu amigo peludo e use o apito para cachorro de maneira coesa e consciente! Destacaremos mais considerações sobre isso no tópico a seguir.

Para que serve?

Como vimos, o apito para cachorro tem a função de promover certos comportamentos nos pets. Por exemplo, é possível usar o apito quando o cachorro começa a latir sem parar, como uma forma de reforço negativo, para que ele pare. Assim, sempre que ele ouvir o som estridente, parará de latir, reconhecendo o condicionamento.

Porém, é aqui que surgem algumas questões polêmicas. É preciso entender que esse tipo de apito não deve ser usado de maneira punitiva, sem sequer pensar no que o cão pode sentir ao ouvi-lo. Além disso, é muito importante observar as reações do cachorro, a fim de não deixá-lo ansioso e irritado.

Até porque, muitas vezes, os latidos “sem sentido” para nós podem estar revelando algum problema: uma dor, um medo, frio, fome… Imagine simplesmente calá-lo dessa forma e assim jamais permitir que o pet expresse os seus sentimentos e anseios? Seria algo desumano!

Mulher com cachorro no colo. Foto: Freepik

Por isso, esse tipo de apito para cachorro serve mais para a caça e para os pets encontrarem os seus donos em circunstâncias que podem se perder, por exemplo. Já o viés punitivo, pode ser arriscado. Por conta disso, mais uma vez reiteramos a importância de conversar com um profissional para garantir que o cachorro não seja exposto à uma situação cruel e muito desgastante.

Como funciona e como usar o apito para cachorro?

O apito para cachorro funciona de uma maneira relativamente simples. A sua estrutura é comumente cilíndrica e metálica, sendo que possui uma passagem de ar no centro. Ali você deverá soprar para que a frequência sonora seja emitida ao mesmo tempo. Essa frequência é muito alta e apenas os cães e animais com ouvidos sensíveis é que poderão ouvi-la.

Vale ressaltar que alguns tipos de apito vêm com o ajuste da frequência, fazendo com que você use a que for mais coerente para o seu pet. Isto é, nem todas as frequências podem trazer resultados positivos no adestramento, e assim é possível ir ajustando de acordo com a receptividade do cão.

Leia também: Diferença entre adestramento e socialização? Entenda aqui

Cachorro fofinho com o focinho próximo à lente da câmera. Foto: Freepik

O apito para cachorro faz mal? É prejudicial?

Novamente chegamos a um assunto polêmico. Como vimos no decorrer do artigo, a ideia central do apito para cachorro não é lhe causar algum mal, porém, em excesso ele pode provocar estresse e ansiedade. Além disso, se não for usado da maneira correta, poderá causar o efeito rebote no treinamento do cão.

Portanto, antes de investir no uso, é preciso observar as reações do cachorro e analisar se ele realmente está aceitando bem o apito ou se isso está se transformando em uma porta de entrada para crises de estresse e agressividade.

Há casos, inclusive, onde o pet late ainda mais, ao ouvir a frequência, ao invés de parar de latir. Por isso, a forma punitiva pode não trazer os resultados que você almeja. Conversar com um profissional especialista no assunto é sempre o melhor caminho para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar ao cachorro. Lembre-se disso. 😉

Veja também: Hábitos saudáveis para cães: Como aumentar a qualidade de vida do pet