Os cães gostam de correr, e parece que alguns podem perseguir uma bola por dias seguidos. A maioria dos proprietários se cansa antes de seus cães! Mas você já se perguntou quais raças mais velozes do mundo? Confira nossa lista abaixo!

As raças mais velozes do mundo são Greyhound (ou galgo inglês) e Whippet (também inglês), uma “raça-miniatura” do primeiro. Eles são capazes de atingir incríveis 80 quilômetros por hora. A fama de corredor do Greyhound fez da raça uma das preferidas para a caça e para a corrida de cachorros em muitos países.

1 – Galgos

raças mais velozes do mundo

Foto: Freepik

Os galgos são os cães mais velozes do mundo, com uma velocidade máxima de cerca de 75 quilômetros por hora.

Principais características do galgo

  • Os galgos são os cães mais rápidos do mundo, capazes de correr a velocidades de cerca de 75 quilômetros por hora.
  • O cão obtém sua velocidade com suas pernas longas, coluna flexível, coração grande, músculos de rápida contração e marcha com suspensão dupla.
  • Embora os galgos sejam muito rápidos, eles são superados em velocidade por cavalos.

Como os galgos funcionam tão rapidamente

raças mais velozes do mundo

Foto: Pixabay

Os galgos são um tipo de sighthound, criados para rastrear e caçar presas ao ar livre. Com o tempo, a raça tornou-se bem adaptada à corrida.

Um galgo corre em “marcha de suspensão dupla”. Nesta marcha, cada perna traseira segue a perna dianteira e os quatro pés deixam o chão. Durante cada passo, o corpo do cão se contrai e se estende, como uma mola.

O galgo tem um coração enorme pra seu tamanho, respondendo por 1,18% a 1,73% de sua massa corporal. Por outro lado, o coração humano calcula a média de apenas 0,77% do peso corporal de uma pessoa. O coração de um galgo circula todo o volume de sangue do cão quatro ou cinco vezes durante uma corrida de 30 segundos.

Seu alto volume sanguíneo e seu volume celular garantem que os músculos obtenham a oxigenação de que precisam para executar com eficiência máxima.

O cão é caracterizado por suas pernas longas, estrutura muscular esbelta, coluna flexível, capacidade pulmonar aprimorada e alta porcentagem de músculos de contração rápida.

Galgos x outros animais velozes do mundo

galgo

Foto: Pixabay

Os galgos são amplamente considerados os cães mais velozes do mundo, porque podem atingir a velocidade instantânea mais alta.

Outras raças de cães com velocidades alta incluem salukis, deerhounds e vizslas. Estes cães são velocistas superiores e corredores de média distância.

No entanto, o husky siberiano e o malamute do Alasca superam o galgo quando se trata de corrida de resistência verdadeira.

Os cães são muito mais rápidos que os humanos.

Usain Bolt estabeleceu o recorde mundial de 100 metros com um tempo de 9,58 segundos e uma velocidade máxima de 36 km por hora. Por outro lado, um galgo pode correr 100 metros em apenas 5,33 segundos.

Um galgo pode ultrapassar um cavalo em uma corrida porque acelera muito rapidamente. No entanto, um cavalo pode atingir uma velocidade máxima de 55 km/h, portanto, se a corrida for longa o suficiente, ele vencerá.

Embora os galgos sejam rápidos, eles não aceleram tão rapidamente nem atingem uma velocidade máxima tão alta quanto a guepardo. A velocidade máxima de um guepardo varia de 65 a 75 milhas por hora, com um recorde mundial de “animal terrestre mais rápido”, de 61 milhas por hora. No entanto, uma chita é estritamente um velocista. Eventualmente, um galgo ultrapassaria um guepardo em uma corrida longa.

Os galgos mais velozes do mundo

corrida

Foto: Pixabay

Determinar o galgo mais veloz não é tarefa fácil, porque as faixas de galgos variam em tamanho e estrutura. Os galgos fazem percursos ou percorrem trilhas, portanto, comparar o desempenho em diferentes situações não é realmente justo. Portanto, o galgo mais rápido é determinado com base no desempenho de um cão em relação a outros cães.

Alguns diriam que o galgo mais rápido do mundo é Shakey Jakey. O cão liderou 22 posições sobre os concorrentes em uma corrida de 2014 em Wentworth Park, em Sydney, na Austrália, antes de se aposentar.

No entanto, o recordista mundial foi nomeado Ballyregan Bob. Nos anos 80, Bob acumulou 32 vitórias consecutivas na corrida. O detentor do recorde anterior era o galgo americano Joe Dump, com 31 vitórias consecutivas.

2 – Whippet

Whippet

Foto: Freepik

O Whippet é um cão esbelto de tamanho médio, com uma musculatura bem desenvolvida, imediatamente reconhecível por sua magreza e elegância. As fêmeas têm uma altura de cerca de 36 a 42 cm, enquanto os machos crescem entre 40 e 44 cm, pesando menos de 20 kg.

Whippets têm uma cabeça longa e fina, da qual emergem duas pequenas orelhas em forma de rosa, ocasionalmente apontando para cima e tornando nosso amigo da fúria tão adorável!

Apesar de serem tão magros, são cães muito fortes graças aos seus membros longos e musculosos que os tornam uma das raças mais velozes do mundo, capaz de atingir 60 km/h!

Além de correr, os whippets também são ótimos escavadores, mas uma coisa que eles odeiam é se molhar, portanto, evite andar na chuva. Isso ocorre porque eles têm uma pele muito fina e, portanto, são muito sensíveis ao frio.

Os galgos eram vistos como cães refinados e elegantes, então apenas os ricos tinham acesso a eles. A classe mais pobre optou pelo modesto whippet.

Ao contrário do galgo usado na corrida, os whippets eram mais comumente empregados para caçar e pegar coelhos para os donos comerem. Os cães também eram frequentemente usados ​​para jogar.

Na maioria das vezes, whippets são cães incrivelmente silenciosos e amigáveis. O que significa que você não deve contar com eles para proteger você ou sua casa.