Viu o cachorro fuçando no lixo? Isso pode indicar alguns problemas comportamentais e, algumas vezes, não tem nada a ver com a necessidade de comida. Pelo menos, não para os cães adotados e com um lar completo.

Os cães podem apresentar comportamentos desagradáveis no decorrer da vida, como querer brincar com objetos, roer um móvel da casa e até mexer onde não deveria. Contudo, as atitudes inadequadas dos pets sempre têm uma razão. No artigo de hoje, vamos entender melhor este assunto para que você possa ajudar seu cão a mudar de comportamentos.

Continue lendo.

Cachorro fuçando no lixo – Descubra as causas e as formas de lidar com esse comportamento

cachorro fuçando no lixo

Recolhendo o lixo no chão – Foto: Freepik

Desde filhotes os cachorros precisam ser domesticados. E um dos comportamentos que os tutores e demais pessoas não gostam é quando o cachorro fuça o lixo, deixando o ambiente sujo e fedido. Só que você já parou para pensar o motivo pelo qual seu cão faz isso? Nada é por acaso. E nós vamos entender o porquê.

Aliviar o tédio ao fuçar o lixo

Uma das causas para o cachorro fuçando no lixo pode estar relacionada à busca de algo divertido para lidar com o tédio, principalmente quando estão em casa sozinhos. Para lidar com a solidão e falta de estímulos, muitos cachorros reviram a lixeira, em busca de aromas, brinquedos e texturas diferentes para mastigar.

Além disso, os cães são bastante curiosos e seu olfato apurado pode detectar algo divertido para fazer e diferente para comer. O resultado disso, é uma casa ou quintal todo bagunçado, deixando o tutor estressado em ter que arrumar tudo dentro das sacolas novamente.

Leia mais sobre cachorro entediado.

Chamar a atenção do tutor

Outra causa desse tipo de comportamento é a necessidade de chamar a atenção do tutor, entendendo que se ele fuçar o lixo, o seu humano vem correndo ver o que está acontecendo. Pode ocorrer até com o tutor em casa, o cachorro mexe no lixo do banheiro, da cozinha e até nas sacolas separadas para a coleta.

Na visão do doguinho quando ele mexe no lixo, o tutor escuta a bagunça, retira o “brinquedo interessante” e interage com ele. Pronto, o pet já tem a atenção do seu humano, exatamente do jeito que ele queria.

Como evitar que o cachorro mexa no lixo?

cachorro fuçando no lixo

Cãozinho andando – Foto: Freepik

Quando o cachorro fuça o lixo ele está sendo exposto a vários perigos, que são: a contaminação por bactérias, acidentes com osso e predisposição a desenvolver doenças. Por isso, aprenda a prevenir o cachorro de fuçar o lixo de casa.

Retire o lixo do alcance do cachorro

A primeira tarefa para prevenir o cachorro de revirar o lixeiro, é nunca deixar lixo ao alcance dele. Uma atitude simples, mas que promove bons resultados. Sendo assim, a ideia é que o tutor encontre um lugar fora do alcance do cachorro, mas que seja acessível para sua finalidade.

Outra dica importante é manter o lixo fechado. Você pode usar uma trava, semelhante aquelas fechaduras para proteger crianças, ou colocar o lixeiro dentro de armários para o cachorro não encontrar.

Aposte no adestramento canino

Para corrigir o comportamento do cãozinho pratique o adestramento canino com reforço positivo, ensinando o comando básico  “deixe”. Esse método é usado com reforço positivo, funcionando da seguinte forma: o tutor segura o petisco na mão e toda vez que o cachorro ouvir a palavra “deixe”, ele deve se afastar do lixo.

O tutor pode usar essa técnica toda vez que o cachorro se aproximar do lixo. E se ele responder com êxito, ofereça o petisco. Vá treinando o cachorro gradualmente, de forma que você não force a barra e nem crie sensações de angústia e ansiedade no cachorro. Afinal, se você forçar uma situação, o cãozinho pode reagir de maneira negativa aos estímulos do adestramento.

Ter um cachorro fuçando no lixo certamente não é uma das atitudes mais agradáveis para lidar com seu pet. Só que você precisa entender que tudo tem uma razão. Portanto, cabe a você tentar esclarecer esta razão e assim lidar melhor com a situação. Não brigue, ofenda ou xingue o cachorro quando ele fuçar no lixo. Pois isso não ajuda em nada, ok?

Cuide bem do seu dog!