Cachorro pode ficar sozinho: A maioria dos donos de cães trabalha fora de casa, o que significa que os cães são deixados sozinhos, às vezes por muito tempo. É prejudicial para um cão ficar sozinho e por quanto tempo um cão pode ser deixado sozinho sem prejudicar a psique?

Um cachorro, deixado sozinho em casa, pode latir alto, uivar e destruir tudo ao seu redor. Por isso ele tenta sobreviver à solidão e atrair a atenção de uma pessoa, ao mesmo tempo que se sente muito estressado. Para minimizar a solidão do amigo de quatro patas e não “testar a paciência” dos vizinhos, desde cedo é necessário ensiná-lo a ser solitário.

Quanto tempo um cachorro pode ficar sozinho?

confiança do cachorro

Cão deitado – Foto: Freepik

Especialistas da Universidade de Edimburgo que pesquisam bem-estar animal dizem que cães com sistema nervoso normal podem ficar sozinhos em casa por até seis horas.

Eles, via de regra, dormem durante esse período e às vezes, ao que parece, ficam até contentes por serem deixados sozinhos – enfim, ele pode ter um bom descanso!

Mas a solidão, que dura mais de seis horas, já pode afetar negativamente o bem-estar psicológico e, portanto, o comportamento do cão. No entanto, eles sentem um desconforto considerável após um longo período de isolamento.

A solidão é perigosa para os cães?

cachorro mexendo no lixo

Cão com papel enrolado – Foto: Freepik

Ao contrário dos gatos, os cães são muito mais difíceis de tolerar a ausência de uma pessoa. A solidão muito frequente e prolongada afeta não apenas a saúde mental, mas também a fisiológica, levando aos seguintes problemas:

  • perda de apetite e atividade;
  • aumento da salivação e sudorese;
  • aumento da respiração e aumento da temperatura;
  • indigestão (vômito, distúrbio de fezes);
  • um aumento na duração do sono após a caminhada.

O que fazer para evitar que o cão fique entediado em casa?

cachorro mexendo no lixo

Cão deitado – Foto: Freepik

Para que o cão não se aborreça, ficando sozinho em casa, e não desenvolva problemas de comportamento, é necessário proporcionar-lhe as seguintes condições:

  • Analise se a liberdade do cão está sendo respeitada. Se o cão como um todo não está muito feliz e você ainda o deixa sozinho por muito tempo, os problemas não podem ser evitados.
  • Forneça um nível ideal de previsibilidade e variedade para evitar a super excitação e o tédio.
  • Comunique-se mais com o cão: brinque, treine, ensine truques. A carga intelectual cansa o cão (no bom sentido), e ele não ficará tão entediado quando deixado sozinho.
  • Ofereça ao seu cão jogos de caça seguros, com os quais ele pode brincar sozinho.
  • Deixe guloseimas “duradouras” para o cão, como chifres ou brinquedos especiais, que o cão deve lamber por um pequeno orifício.

Longas caminhadas

As longas caminhadas matinais e noturnas ajudarão a compensar o tempo gasto sem o proprietário. Na rua, o cão vai despender toda a sua energia para descansar em casa e aguardar com tranquilidade o regresso das pessoas.

Deixando o cachorro sozinho em casa

cão culpado

Cachorro que aprontou – Foto: Freepik

Se você tiver que deixar um animal sozinho em casa, ensine-o a ficar sozinho. Crie rituais especiais para sair e voltar, mas não faça despedidas demoradas.

Além disso, os brinquedos ajudam a manter o animal de estimação ocupado. Preste atenção aos modelos de desenvolvimento.

Assim também, não se esqueça de passear regularmente com seu amigo de quatro patas. Até 30 minutos pela manhã e 1-2 horas à noite são suficientes para o cão gastar energia na rua e descansar em casa.

Cuide da segurança do seu animal. Fios, objetos frágeis e pontiagudos, latas de lixo e produtos químicos domésticos devem ser removidos. Feche todas as janelas e portas antes de sair.

Cachorros que você pode deixar sozinho em casa

Se você é uma pessoa ocupada que deseja conectar sua vida com um cachorro, esteja preparado para tomar decisões importantes. Confira os cães que podem ser deixados sozinhos em casa.

1 – Basset Hound é um cachorro que pode ficar sozinho

cachorro pode ficar sozinho

Cachorro deitado e triste. Foto: Freepik

O Basset Hound é uma raça bastante sedentária. Estes cães são perfeitos para proprietários de apartamentos devido ao seu pequeno tamanho. Basset Hounds adoram passear pela casa e examinar objetos com o olfato, embora em geral não mostrem muita atividade durante o dia.

Se você decidir adotar um Basset Hound, não tenha medo de deixá-lo sozinho. O mais provável é que o cão durma o dia todo.

Como muitas outras raças, Basset Hounds requerem cuidados especiais. Devem manter os ouvidos limpos, pentear os pelos diariamente e monitorar a dieta alimentar.

2 – Shar Pei é um cachorro que pode ficar sozinho

cachorro pode ficar sozinho

Cachorro olhando para frente. Foto: Freepik

Pessoas ocupadas não precisam se contentar com raças de cães comuns. Sharpei é um dos animais mais incomuns. Mais importante, eles são ótimos para pessoas que passam o dia todo no trabalho.

Originalmente da China, Shar Pei tem um tamanho corporal médio. Eles não são ativos, mas isso não impede o Shar-Pei de ser uma raça de caça e luta.

Sharpei precisa de comunicação. Esses cães podem se dar bem na família e protegê-la com lealdade.

Tenha em mente, entretanto, que uma variedade de problemas de saúde podem estar escondidos por trás da singularidade da raça.

3 – Buldogue Francês é um cachorro que pode ficar sozinho

cachorro pode ficar sozinho

Cachorro deitado na grama. Foto: Freepik

Qualquer cachorro requer a atenção de seu dono, assim que cruza a soleira da casa. Ao escolher um animal de estimação, as pessoas ocupadas geralmente são guiadas pela mobilidade do animal durante o dia.

O Bulldog Francês ficará muito feliz em vê-lo, mas longas caminhadas estão claramente além de seu alcance. Por causa do tédio, esses cães provavelmente preferem dormir.

Os Buldogues Franceses têm o focinho achatado, o que torna difícil para eles respirarem livremente durante a corrida. Principalmente no calor. No entanto, eles se sentem bem no apartamento. Também os cães desta raça se dão bem com crianças.

Vale lembrar que devido à estrutura incomum do crânio e olhos grandes, o animal está sujeito a diversas doenças. Uma grande vantagem dos cães desta raça é que praticamente não latem, o que é ideal para apartamentos com vizinhos próximos.

O segundo animal é a saída?

Existem muitas recomendações sobre a aquisição de um segundo animal de estimação. Isso pode funcionar porque os animais de estimação se sentem mais confiantes. Mas um companheiro tem uma desvantagem.

Você não pode ter certeza absoluta de como os cães se comportarão uns em relação aos outros. O primeiro conhecimento nem sempre é acompanhado de amor e amizade.

A competição pode surgir entre os animais, carregada de agressão e desordem ainda maior. Levará tempo e esforço por parte do dono para que a situação melhore.

Ensinar um cachorro a ficar sozinho não é fácil, mas pode ser feito. Quanto mais cedo você começar a criá-lo, mais fácil será para você mais tarde. Procure evitar erros e não desista de treiná-lo até obter o resultado desejado.