Muita gente busca por dicas de como manter o cachorro sempre limpinho, garantindo os principais cuidados com a higiene. 

Afinal, o que levar em consideração no dia a dia? Quais medidas podem ajudar a manter o pet mais limpinho?

Acompanhe este texto, feito pela equipe do Portal do Dog, e saiba mais!

Dicas para manter o cachorro sempre limpinho!

cachorro sempre limpinho

Cão confortável tomando banho – Foto: Canva

Embora não exista fórmula mágica para manter o cachorro sempre limpinho, pois é importante permitir que ele se suje brincando e gastando energia de vez em quando, ainda assim existem cuidados com a higiene que podem fazer a diferença na saúde e qualidade de vida do seu amigo de quatro patas.

Separamos essas medidas em uma lista com 10 sugestões, veja só:

  1. Escove os pelos do pet regularmente.
  2. Dê banho de acordo com a frequência ideal para a pelagem e porte do pet.
  3. Apare as unhas do seu cão.
  4. Limpe as orelhas regularmente.
  5. Escove os dentes do cachorro regularmente.
  6. Mantenha sempre limpo o ambiente onde o pet vive.
  7. Fique atento às sujidades nos olhinhos do cachorro.
  8. Seque bem o seu cachorro depois do banho.
  9. Cuide da tosa dos pelos do seu cão.
  10. Limpe as patas após os passeios.

Agora, você poderá ver todas essas dicas mais bem detalhadas nos tópicos abaixo. Continue lendo e veja como manter o cachorro sempre limpinho – na medida do possível, é claro!

Veja também: Higiene do cachorro: Com o que se preocupar? O que fazer para mantê-lo limpo?

Cachorro sempre limpinho – 1. Escove os pelos do pet regularmente

O excesso de pelos “mortos” e soltos podem fazer com que o pet fique mais sujinho e propenso a ter problemas com nós na pelagem. Esses nós, mais tarde, podem ser o caminho para a proliferação de bactérias e acúmulo de sujeira.

Por isso, escovar os pelos regularmente e, se possível, diariamente, é um caminho bem interessante. 

Para isso, lembre-se de usar escovas que sejam específicas para cães, pois elas tendem a funcionar melhor, “puxando” mais pelos soltos e deixando o pet mais limpo.

cachorro sempre limpinho

Nunca use produtos humanos (shampoo ou sabão) para dar banho no seu dog – Foto: Canva

2. Dê banho de acordo com a frequência ideal para a pelagem e porte do pet

O banho é indispensável para manter o cachorro sempre limpinho. Afinal, os cães brincam e passeiam ao ar livre, ficando expostos ao pó, à lama, à grama, e outros tipos de sujeiras.

Logo, é muito fácil ficar sujo, não é mesmo? Por isso, os banhos regulares devem ser mantidos, mas sempre de acordo com o tamanho da pelagem e o porte do cão. Por exemplo, pelos muito grossos e longos exigem banhos semanais, já pelos curtinhos exigem banhos quinzenais – salvo em casos nos quais há uma recomendação diferente dada pelo veterinário.

Também lembre-se de não exagerar na quantidade, ok? Cães que tomam banhos em excesso podem desenvolver problemas de pele. Fique atento!

Saiba mais sobre: Como dar banho no cachorro com segurança.

Cachorro sempre limpinho – 3. Apare as unhas do seu cão

Para manter o cachorro sempre limpinho, as unhas também merecem receber uma atenção especial. Para isso, procure sempre apará-las, não permitindo que cresçam a ponto de machucar o cachorro ou de acumular muita sujeira embaixo.

Porém, se você não tem experiência com esse tipo de corte, sugerimos que busque a ajuda de quem entende, a fim de não provocar machucados nas patinhas do cão, combinado?

É preciso tomar cuidado com os métodos usados na hora de dar banho no cachorro – Foto: Canva

Cachorro sempre limpinho – 4. Limpe as orelhas regularmente

A higiene das orelhas é muito importante para manter a saúde do seu cão em dia. A sujeira e a umidade podem causar infecções nos ouvidos, que podem ser bastante desconfortáveis ​​para o animal. Além do mais, esse cuidado também permite que o pet fique limpinho e saudável.

Para que a limpeza seja adequada, use produtos específicos para esse fim, e jamais aplique algo dentro do ouvido do cão. Esses produtos de higiene, normalmente, são apenas para a parte externa das orelhas, pois são hidratantes e preparados para limpar essa região.

Dentro dos ouvidos, apenas o veterinário pode fazer algum tipo de higienização, se necessária. Na dúvida, converse com um profissional qualificado!

Veja também: Como tirar água no ouvido do cachorro: Entenda!

5. Escove os dentes do cachorro regularmente

Os dentes dos cães também precisam ser escovados para manter a higiene sempre em dia. Isso porque cães que não têm os dentes escovados regularmente podem desenvolver problemas como tártaro, placa bacteriana e cáries. 

Para escovar adequadamente, você pode usar uma escova específica para pets e uma pasta de dentes saborosa. Assim, há mais chances de ele se adaptar à atividade.

Também evite “forçar a barra”, caso você nunca tenha escovado os dentes do cão. Mas, sim, busque incluir essa atividade aos poucos, de forma gradativa, até que ele se acostume. Se for necessário, converse com um adestrador para que ele o ajude a fazer essa escovação sem estressar o pet.

Manter o cachorro sempre limpinho ajuda a deixá-lo mais confortável e tranquilo – Foto: Canva

6. Mantenha sempre limpo o ambiente onde o pet vive

O ambiente onde o cachorro vive e passa a maior parte do tempo também tem relação direta com a missão de deixá-lo bem limpinho, não é mesmo?

Pois se não for feita a coleta de fezes e a limpeza de urina regularmente, isso poderá aumentar a propagação de bactérias e microrganismos que prejudicam a saúde do cão.

Além do mais, um ambiente sujo com pó, lama ou qualquer outro tipo de sujidade, também pode deixar o cachorro mais sujinho. Sem contar os efeitos na saúde que isso pode ocasionar!

Portanto, lave os cobertores e as almofadas regularmente, garantindo que estejam limpos e livres de parasitas e limpe os comedouros e bebedouros diariamente. Garanta que o ambiente tenha uma ventilação adequada e que haja um local seco e confortável para o seu cachorro dormir. Com essas práticas, você pode ajudar a manter seu cão feliz e saudável – e cheirosinho também!

7. Fique atento às sujidades nos olhinhos do cachorro

Os olhos dos cães também merecem cuidados especiais quando pensamos em manter o cachorro sempre limpinho.

Em algumas situações, os pets podem ter um pouquinho de remela nos olhos, devido às sujidades do ar e do ambiente. Por isso, garantir a higienização é fundamental para mantê-lo limpo, saudável e confortável.

Use uma gaze limpa e úmida em água filtrada para limpar em volta do olho, sem colocar o pano dentro do olhinho do pet, é claro. Se houver muita remela e o cão ficar lacrimejando, é importante consultar o veterinário para avaliar o que pode estar acontecendo, ok?

Pois uma coisa é uma sujeirinha no olho, que pode aparecer de vez em quando, como ocorre com nós, humanos. Outra coisa é o excesso de remela que fica aparecendo. Atente-se a essa diferenciação importante!

Como manter cachorro sempre limpinho no dia a dia – Foto: Canva

Cachorro sempre limpinho – 8. Seque bem o seu cachorro depois do banho

Outro cuidado para manter o cachorro sempre limpinho é com relação à secagem do pelo após o banho. Afinal, de nada adianta lavar bem o seu pet, com os melhores produtos do mercado, deixando-o cheirosinho por alguns minutos, mas não secá-lo a ponto de isso causar mau odor e a proliferação de fungos e bactérias, por exemplo.

Para isso, use uma toalha limpa e seca para remover o excesso de água do seu cão, começando pela cabeça e descendo pelo corpo. Não pressione a toalha de modo excessivo, nem fique “esfregando” excessivamente, pois isso pode fazer com que alguns pelos sejam puxados sem querer, machucando o cachorro.

Certifique-se de secar as áreas difíceis de alcançar, como as orelhas e as patas, e use um secador de cabelo com temperatura morna para secar completamente o pelo do seu cão. Lembre-se de manter o secador a uma distância segura para não queimar a pele do seu cão. Também observe o comportamento do pet: se ele demonstrar muito medo do secador, será necessário acostumá-lo com o ruído aos poucos.

9. Cuide da tosa dos pelos do seu cão

Tosar o pelo do cachorro também é uma das formas de mantê-lo mais limpo, especialmente quando pensamos nos pelos próximos às regiões íntimas do pet.

Afinal, alguns cães com pelagem comprida podem acabar acumulando restos de fezes e urinas nos pelos. Por isso, manter essas regiões bem aparadas é crucial para evitar o mau odor e até mesmo a proliferação de fungos e bactérias que prejudiquem a saúde do cachorro.

Neste caso, recomendamos que você leve o pet para ser tosado por quem tem experiência, evitando testar a prática em casa, caso não tenha experiência, ok? As chances de acidente são grandes, especialmente se o cão for do tipo mais agitadinho. Cuidado!

10. Limpe as patas após os passeios

As patas do seu cão podem acumular sujeira, lama e outros detritos durante os passeios. Por isso, higienizá-las é fundamental para manter o cachorro sempre limpinho, e também evitar que a sujeira da rua entre em casa.

Para isso, use uma toalha úmida ou um pano limpo para limpar as patas do seu cão, começando pelas da frente e terminando nas de trás. Certifique-se de limpar entre os dedos, onde a sujeira e as bactérias podem se acumular. Se o seu amigo tem pelos longos nas patas, é recomendável cortá-los regularmente para evitar o acúmulo de sujeira.

Além de seguir as nossas dicas acima, lembre-se de sempre levar o seu pet no veterinário para que ele avalie as condições de saúde e higiene, podendo, assim, passar orientações mais personalizadas, de acordo com as características do seu amigo de quatro patas.

Cuide sempre bem do seu dog! 😉