É comum encontrar pessoas que têm alergia a cães, mas será que o contrário também pode acontecer?

De acordo com a especialista em cachorros, Jenna Stregowski, a resposta é sim, os cães podem ser alérgicos a pele dos humanos.

E ela afirma que é mais comum do que imaginamos, porque os cães podem ter alergia a diversas coisas, mas muitas vezes não descobrimos a causa do problema.

dermatite por lambedura

Cão se coçando – Foto: Freepik

Entretanto, essa alergia se manifesta de maneira diferente. Enquanto os humanos alérgicos a cachorros costumam espirrar; os cães que são alérgicos a pele humana tendem a ter problemas de pele progressivos de maneira gradual.

Ou seja, a reação dos cachorros a alergia não é imediata. Geralmente começa com uma pequena irritação na pele e coceira. Isso vai piorando e a coceira do cachorro pode causar infecções por fungos ou bactérias. Vira um ciclo vicioso.

Cachorros podem ser alérgicos a humanos? Como saber?

Em primeiro lugar, leve seu cachorro ao veterinário se ele estiver com muita coceira ou aparentar ter problemas na pele.

Depois que o problema na pele for diagnosticado e tratado, o profissional vai investigar a causa.

Se houver suspeita de alergia, existem alguns testes de pele que podem ser feitos.

O que é uma alergia em cães?

Uma alergia é um estado de aumento da sensibilidade do sistema imunológico a uma substância específica chamada alérgeno. A maioria dos alérgenos são proteínas de plantas, insetos, animais ou alimentos.

Com alergias, a resposta do sistema imunológico pode ser prejudicial ao corpo do cão.

Fonte