O sonambulismo é um fenômeno que acontece com algumas pessoas e que faz com que elas se levantem, caminhem, falem e realizem algumas atividades durante o sono. O evento ocorre uma ou duas horas depois que a pessoa afetada adormece à noite e raramente envolve comportamentos incomuns. Quem passa por isso não se lembra de nada do que aconteceu ao acordar no outro dia.

Não é tão difícil conhecer uma pessoa que já tenha passado por esse tipo de situação. Mas e os cães, será que eles também podem ser sonâmbulos?

(Foto: Reprodução / The Daily Puppy)

Por agirem de forma natural, nem sempre nós somos capazes de saber quando uma pessoa está sonâmbula ou não, apenas naqueles casos onde se conhece muito bem a pessoa em questão.

No caso dos cães, também é bastante difícil saber se eles estão apenas sonhando, o que, acordo com especialistas em animais, acontece durante o estágio REM do sono, ou sonâmbulos.

Quando estão sonhando, os cachorros podem, mesmo deitados, movimentar suas patas de forma bem rápida, como se estivessem correndo, e também rosnar, se contrair e choramingar. Além disso, diferente dos humanos, eles podem apresentar comportamentos aleatórios como se levantar e cair no chão.

Isso dificulta ainda mais sabermos se os cães estão realmente apenas sonhando ou se em algum momento estão sonâmbulos.

(Foto: Reprodução / Dogsaholic.com)

Porém, é preciso tomar cuidado e monitorar os cães para padrões de sono anormais, pois alguns movimentos que podem acontecer enquanto o animal está dormindo e acabar sendo confundido com sonambulismo podem ser, na verdade, sintomas de algum distúrbio de sono ou até de uma convulsão.

Problemas de saúde como a narcolepsia e cataplexia podem resultar em outros problemas conhecidos como Distúrbios do Movimento Relacionados ao Sono, como o distúrbio dos movimentos periódicos dos membros (DMPM). Os movimentos causados por esses problemas e distúrbios podem acabar sendo confundidos com um caso de sonambulismo. Para saber se este é o caso do seu cão, é necessário fazer exames neurológicos.

Um problema grave que também pode ser confundido com sonambulismo é a convulsão. Resultado de reações químicas no cérebro que produzem reações elétricas complexas, as convulsões causam comportamentos anormais e incontroláveis. Muitas vezes, o que parece ser sonambulismo em um cachorro é realmente uma convulsão.

Mover as patas enquanto está deitado, cair, parecer atordoado ou desorientado, babar, se contorcer, se mover em círculos e bater nas coisas são sintomas de convulsão.

(Foto: Reprodução / Dogsaholic.com)

O que se sabe de fato é que é muito difícil dizer se um cão é sonâmbulo ou está apenas sonhando, quando não está tendo uma convulsão ou sofrendo de distúrbios de sono.

Sendo assim, o ideal a fazer quando notar quaisquer sintomas anormais durante o sono do seu cachorro ou que pareçam sonambulismo é procurar um médico veterinário e passar tudo para ele. Esse tipo de dúvida deve ser resolvido imediatamente para evitar problemas de saúde mais graves.

Se você tem certeza que o animal está apenas dormindo e sonhando ou sonâmbulo, não existe a necessidade de acordá-lo. Porém, caso você perceba que ele está em um sonho ruim, chorando, você pode tentar gentilmente acalmá-lo com um carinho bem leve onde ele estiver deitado.

Fonte: Cuteness