Você provavelmente já ouviu falar do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Esse distúrbio, caracterizado por repetições de certos comportamentos, é muito conhecido entre os humanos,  Mas você sabia que os cachorros também podem ter o TOC?

Enquanto as pessoas lavam diversas vezes as mãos ou acumulam objetos, os sintomas nos cães podem ser: perseguir o próprio rabo ou sombra constantemente e até chupar o cobertor como se fosse uma chupeta.

Cada cachorro pode desenvolver um sintoma diferente, como esse pastor alemão chamado Texas, que tem apenas seis meses, e foi diagnosticado com transtorno obsessivo compulsivo. Ele pula e morde o ar repetidamente.

O comportamento diferente foi observado por sua tutora Helene, que é da Suíça.

O transtorno obsessivo compulsivo é apenas uma das diversas doenças que os cães domésticos têm que são parecidas com a dos humanos.

Essas são algumas doenças de “humanos” que os cachorros podem ter:

  • Epilepsia
  • Narcolepsia
  • Hemofilia
  • Câncer
  • Distrofia Muscular
  • Degeneração da Retina

Apesar de trazerem sofrimento, essas doenças similares significam que os cachorros são ainda mais parecidos com os humanos do que se imaginava.

O que é o Transtorno Compulsivo Canino?

como treinar cachorro

Foto: Freepik

O Transtorno Compulsivo Canino é a versão canina do TOC nas pessoas. Mas ambos são transtornos de ansiedade que afetam o comportamento normal.

Sobretudo, o que o Transtorno Compulsivo Canino envolve? Bem, em humanos, o TOC pode levar uma pessoa a realizar rituais específicos repetidamente. Por exemplo, pode ser lavar as mãos excessivamente ou trancar e destrancar uma porta várias vezes.

Cães com Transtorno Compulsivo Canino mostram comportamentos repetitivos semelhantes, embora, no caso deles, possam ser lambendo as patas repetidamente, perseguindo sombras ou mesmo rodando ao redor do rabo.

Sinais de TOC em cães

Relaxamento para cães estressados

Foto: Freepik

Certamente, os cães latem ou ocasionalmente mastigam brinquedos, mas se se tornar um hábito que acontece várias vezes ao dia ou por longos períodos de tempo, o TOC pode ser o diagnóstico.

Os sinais do comportamento do TOC incluem:

  • Cavar;
  • Coçar;
  • Correr ao longo da linha da cerca no quintal;
  • Mastigar as patas;
  • Fazer xixi em casa;
  • Seu animal de estimação é facilmente assustado;
  • Não gosta de ser tocado;
  • Se retira de repente de pessoas ou outros animais de estimação com os quais ele normalmente está familiarizado;

O que causa o comportamento de transtorno obsessivo compulsivo de um cão?

Você pode estar se perguntando por que o comportamento do cão varia tanto. Por que alguns cães são discretos e suaves, enquanto outros parecem mais hiperativos e enérgicos?

Por que alguns cães latem dia e noite, enquanto outros mal emitem som, mesmo quando estranhos estão por perto?

Existem várias razões para essas diferenças comportamentais. Então pode ser como um cão foi treinado, o tipo de família em que ele foi criado, ou também pode ser devido à sua raça específica.

Algumas raças de cães são mais predispostas a comportamentos compulsivos do que outras. O Pastor Alemão costuma ser caçador de cauda, ​​enquanto os labradores são propensos a pegar itens e comê-los, independentemente de serem comestíveis ou não.

Como ajudar um cão com transtorno obsessivo compulsivo?

cachorro tem pesadelo

Foto: Freepik

Se você observar comportamentos repetitivos e prejudiciais em seu animal de estimação, é sempre uma boa ideia fazer uma visita ao consultório do veterinário para descartar outros problemas subjacentes.

No entanto, se você suspeitar que seu animal de estimação tem TOC, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir a ansiedade:

  • Não reforce o comportamento obsessivo. Por exemplo, se o seu cão persegue o rabo repetidamente e é tão fofo que você não pode deixar de rir, você pode estar reforçando um comportamento prejudicial sem perceber.
  • Procure gatilhos. Se você notar que um estressor está desencadeando o comportamento obsessivo do seu cão, tente eliminá-lo. Por exemplo, se ruídos altos parecerem estressar o seu cão e eles começarem a lamber compulsivamente as patas, tente eliminar a fonte do ruído alto.
  • Use a disciplina com moderação. A disciplina pode aumentar a ansiedade e piorar o problema; portanto, use-a apenas quando necessário.
  • Mantenha seu animal de estimação ocupado. Tente fornecer ao seu animal de estimação brinquedos, jogos ou outras atividades para manter sua mente ocupada durante o dia. Isso pode diminuir muito a ansiedade.

Se você descobriu que seu cachorro tem TOC, não se preocupe. Felizmente, seu amigo peludo não sentirá nenhuma dor, mas poderá estar procurando maneiras de aproveitar sua energia em algo que não seja tão prejudicial ou que distraia a si mesmo ou aos outros.

Existem recursos e maneiras de ajudar seu animal de estimação a lidar e, eles estarão em boas mãos porque têm um proprietário que procura seus melhores interesses e bem-estar.

Então precisando, procure um médico veterinário e tire todas as sua dúvidas!