Você sabia que existe uma idade ideal para que ocorra o acasalamento, e até uma idade máxima para que a cadela tenha filhotinhos? Saiba tudo sobre esse assunto a seguir!

Idade máxima para uma cadela ter filhotes

filhotes na barriga da cadela

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

Como os humanos, a cadela tem uma idade máxima para ter um filhote, por isso se pensa em colocar sua cachorra para emprenhar você deve ficar sabendo que ela deve cruzar até os 5 anos, são os anos mais fértil do animal.

Depois dessa idade, uma gestação pode representar muitos riscos para a cadela e os filhotes. Os cães menores podem reproduzir por uma idade mais avançada, mas para evitar complicações na gestação, o ideal é que para cadela de menor porte reproduzir até os 7 anos.

Como funciona o ciclo reprodutivo da cadela

filhotes na barriga da cadela

Cachorro com seus filhotes – Foto: Freepik

Para que a cachorra possa engravidar, ela deve estar cio, que é a fêmea está apta a casalar. Uma cadela tem seu primeiro cio entre os 6 meses a até 18 meses de vida, tudo depende da individualidade de cada uma. O cio dura entre 15 a 20 dias e é dividido em 3 etapas:

  • Proestro – nesse período a cadela apresenta um grande nível de concentração de estrogênio. A vulva do animal aumenta o tamanho e é possível perceber um sangramento vaginal. Nesse momento ela ainda não está preparada para ser montada, mas os machos já são atraídos pela liberação de feromônios. Esse ciclo dura em média 9 dias.
  • Estro – essa é a fase em que a cadela está receptiva sexualmente e é o momento em que é possível uma reprodução.  Esse período dura em média 9 dias.
  • Diestro – é o ciclo em que não está mais receptiva ao macho, essa fase tem uma duração de 75 dias, onde ocorre um aumento dos níveis de progesterona e a cachorra tende a ter um comportamento mais calma.

Os melhores dias no período do cio para engravidar a cadela e entre os 8° ao 15° para os de pequeno porte, e 11° ao 15° para os de porte maior. Na maioria das vezes o primeiro acasalamento já e o suficiente para garantir uma gestação, mas é possível o acasalamento de até 3 vezes no dia.

O que você precisa saber?

filhotes na barriga da cadela

Filhotes – Foto: Freepik

É importante ter certas informações antes de submeter uma cadela o coito. O mais importante é fazer uma revisão com um médico-veterinária.

O profissional vai saber se uma gestação não oferece risco ao animal e até indicar o melhor momento para o acasalamento. Essa são algumas informações que você deve saber antes de iniciar uma reprodução.

Dicas

  • O casal precisa ser compatível – Na hora de cruzar a cadela você deve escolher um parceiro com um tamanho compatível, ou vai acabar tendo problemas no parto. Os cães não precisam necessariamente serem da mesma raça.
  • Não cruze nos primeiros dois cios – A cadela ainda está muito nova e pode não ter um amadurecimento completo do corpo, o que pode acabar representado um risco à sua vida.
  • Dê espaços entre cada reprodução – Não a faça cruzar seguidamente, ela precisa de um tempo para se recuperar.