Cães que aprontam têm uma ligação mais forte com seus tutores. (Foto: Reprodução / Google)

Alguns cães costumam aprontar bastante e esse comportamento pode causar alguns constrangimentos aos seus tutores. Mas um novo estudo traz uma boa notícia para quem enfrenta esse problema: cachorros com mau comportamento têm uma ligação mais forte com seus tutores.

Pesquisadores da Canisius College, em Nova York, estudaram a relação de 60 famílias com seus cachorros. Esse é o primeiro estudo a examinar o relacionamento dos cães com as crianças também.

Os participantes responderam questionários para informar detalhes sobre o relacionamento com seus cachorros, onde explicavam o quanto se sentiam responsáveis por eles e com qual frequência davam comida e passeavam com seus bichinhos de estimação.

Além disso, eles classificavam as características comportamentais de seus cães: empolgação, treinabilidade, medo de desconhecidos, agressividade, dificuldade para ficar sozinho (sem os tutores) e comportamentos que requerem atenção.

Christy Hoffman, professor assistente de comportamento animal da Canisius College, afirma que pessoas que cuidam bem de seus cachorros e se sentem mais responsáveis por eles, têm uma ligação mais próxima com seus bichos do que aqueles que têm menos atitudes.

O estudo também descobriu que, quanto mais os cachorros agem para chamar a atenção de seus tutores, maior é o amor dos tutores por eles. Porque os tutores dão mais atenção e passam mais tempo com os cães, fazendo com que fiquem mais unidos.

Porém, as crianças não são afetadas pelo comportamento dos cães. A ligação que elas têm com os cães é sempre muito forte, independente das atitudes deles.

 

Fonte: Daily Mail UK