O desastre da Usina de Chernobyl voltou a chamar a atenção do publico ao redor do mundo devido à série exibido pela HBO. A produção mostra detalhes do que aconteceu momentos antes, durante e depois do acidente nuclear. No entanto, o seriado também conseguiu jogar luz sobre o destino dos cães de Chernobyl.

Isso mesmo! Quase ninguém tem conhecimento, mas o lugar da tragédia na Rússia ainda conta com uma grande população de cachorros. Diversos animais foram abandonados pelos moradores quando tudo ocorreu na década de 1980. No meio da correria para sair do local, muitas pessoas não conseguiram ou não puderam levar os seus pets.

Vários pets acabaram morrendo por causa dos efeitos da radiação, infelizmente. Todavia, uma parte resistiu a tudo e começou a procriar. Até os dias de hoje, o local ainda abriga uma considerável quantidade de cachorros.

Iniciativa tenta salvar os cães de Chernobyl

De acordo com BuzzFeed News e informações divulgadas pelo Omelete, um programa chamado CFF está tentando salvar os cães de Chernoby. Conforme as publicações, essa iniciativa também procura facilitar a adoção destes animais.

Apesar de estarem na área do acidente nuclear, boa parte dos cachorros não conta com sinais de radiação nos seus corpos. Aqueles que possuem algum tipo de rastro de contaminação não são capazes de viver por muito tempo.

Todavia, os cães de Chernobyl que tem traços superficiais podem ser tratados. Basicamente, esse tratamento se refere a uma limpeza ou até a mesmo a raspagem dos pelos na região atingida. Após esses procedimentos, os bichinhos podem ser colocados para a adoção a fim de encontrar um novo lar.

Vale salientar que o intuito inicial do projeto CFF foi auxiliar as pessoas afetadas pelo desastre. No entanto, os envolvidos na ação rapidamente notaram a necessidade de fazer algo pelos animais que ficaram para trás. Portanto, os cães de Chernobyl passaram a ser acolhidos pelo CFF.

Chernobyl

A tragédia de Chernobyl aconteceu na Usina Nuclear de Chernobyl, situada na Ucrânia, parte da União Soviética. No dia 26 de abril de 1986, a usina sofreu uma explosão maciça que liberou material radioativo. Esses elementos se propagaram em toda a Bielorrússia, Rússia e Ucrânia e até a Escandinávia e a Europa Ocidental.

O seriado produzido pela emissora HBO reconta os fatos do acidente nuclear de 1986, considerada uma das piores catástrofes provocadas pelo homem na história. Além disso, o seriado também mostra os e os sacrifícios feitos para salvar a Europa do desastre inimaginável.

Chernobyl estreou no dia 6 de maio deste ano na HBO simultaneamente em diversas partes do mundo e se transformou em um sucesso imediato. Porque a produção foi bastante fiel ao retratar todos detalhes do ocorrido e como autoridades, trabalhadores, socorristas, jornalistas, moradores e até os animais foram afetados.

Confira o trailer oficial do seriado Chernoby