Cachorros conseguem detectar câncer de próstata. (Foto: Reprodução / Google)

Pesquisadores italianos comprovaram mais uma habilidade do olfato canino: os cachorros conseguem detectar o câncer de próstata farejando amostras de urina dos pacientes e a precisão é de 98%.

Essa pesquisa se junta a uma lista enorme de estudos mostrando a capacidade dos cães farejarem diversos tipos de câncer.

Os pesquisadores do Humanitas Research Hospital em Milão pegaram 320 amostras de urina de pacientes com câncer de próstata e 357 amostras de homens sem câncer de próstata. Sendo que os pacientes estavam em diferentes estágios da doença: baixo risco, tumores crescendo e o câncer que já tinha se espalhado.

Alguns homens do grupo sem câncer de próstata tinham outros doenças, incluindo outros tipos de câncer.

Um dos cachorros detectou todos os casos de câncer de próstata e só errou em casos que eles chamam de “falso positivo”, ou seja, o paciente tinha outro tipo de câncer. E esse “erro” foi de apenas 2%. O outro cão teve quase a mesma exatidão.

Juntos, os dois cachorros tiveram uma precisão de 98%. Isso foi relatado no encontro anual da Associação de Urologia dos Estados Unidos (American Urological Association) no domingo (18).

Os pesquisadores estão satisfeitos com o resultado:

 

Definitivamente, nós transformamos o que costumava ser um mito em uma oportunidade clínica real.

 

Dr. Brian Stork, urologista que não estava envolvido no estudo, mostrou satisfação com a notícia:

 

A possibilidade de usar cachorros para identificar câncer é algo que nunca acreditamos ser possível uma ou duas décadas atrás. É um conceito interessante que o ‘melhor amigo do homem’ pode salvar sua vida

 

Já houve outro estudo sobre esse assunto, mas o teste foi feito com apenas um cachorro na França, usando 33 amostras.

 

Fonte: NBC News