Se você nunca ouviu falar do cão-cantor-da-nova-guiné, você está perdoado, pois é a raça mais rara do planeta. Como o nome indica, quando esses cães uivam, eles parecem cantar.

O cão-cantor-da-nova-guiné se assemelha a uma raposa e sua pelagem pode ser muito semelhante na cor, embora alguns espécimes sejam pretos ou castanho-escuros e claros.

Em outros casos, apresentam manchas no peito, nas pernas ou na barriga. Seja qual for a cor, a pelagem é curta e sempre muito bem cuidada. Os filhotes são muito tenros e se parecem com os filhotes das raposas.

Um pouco da história do cão-cantor-da-nova-guiné

Cão-cantor-da-nova-guiné

cachorro na montanha – Foto: Pixabay

Nativos da Nova Guiné, esses cães encantadores conquistaram muitos recordes desde 1800, quando exploradores que se aventuraram pela ilha os encontraram ao lado de moradores.

A certa altura, a raça desapareceu quase completamente, mas felizmente alguns espécimes foram salvos do risco de extinção entre as décadas de 1950 e 1970, quando pares de cães foram criados na Austrália, em um zoológico de Sydney.

Os cães que vemos hoje são todos descendentes dos da Nova Guiné, então criados em cativeiro.

Um provável parente do cão cantor da Nova Guiné é o dingo, que parece estar intimamente relacionado com esta raça muito antiga.

O seu nome se deve ao som que emitem ao uivar que, como já foi referido, lembra muito uma pessoa a cantar.

É considerada a raça canina mais rara do planeta, até mesmo em sua terra natal, mas alguns criadores começaram a produzir cães saudáveis ​​em outras partes do mundo, onde também são criados em zoológicos. Hoje a raça é reconhecida por alguns Kennel Clubs ao redor do mundo.

Cão-cantor-da-nova-guiné: é um cão ativo e animado por natureza

Embora o cão-cantor-da-nova-guiné possa ser um animal de estimação maravilhoso, não é a melhor escolha para todos. O motivo é devido à semelhança com o cão selvagem tanto na aparência quanto no comportamento.

Dito isso, quando aprendem a se socializar desde cedo, conseguem formar vínculos muito fortes com seus donos, agregando uma nova dimensão ao significado de compartilhar a casa com um companheiro canino.

São cães muito ativos e animados por natureza, que sempre gostam de ter algo para fazer. Eles estão muito alertas e adoram explorar seu território de vez em quando.

Uma coisa a se ter em mente é que se um cão-cantor-da-nova-guiné conseguir passar por uma fenda com a cabeça, o resto do corpo também conseguirá.

Como tal, são fugitivos habilidosos e, embora gostem muito de seus donos, costumam ser um pouco cautelosos e indiferentes a estranhos. Eles também podem ser muito agressivos se encontrarem outros cães, quer os conheçam ou não, especialmente se encontrarem cães machos.

Devido à sua proximidade com o cão selvagem, o cão-cantor-da-nova-guiné sente fortemente o desejo de caçar suas próprias presas e são mestres no rastreamento para o qual empregam todos os seus sentidos.

Como tal, eles devem ser mantidos na coleira ao caminhar no parque ou no campo, cuidado com qualquer fuga solo.

Os cães machos geralmente medem 35-38 cm de altura e podem pesar entre 8 e 13 kg. As fêmeas, por outro lado, são menores e também muito mais leves.

Robusto e saudável

O cão cantor da Nova Guiné é conhecido por ser um cão muito robusto e saudável, embora mais pesquisas sobre a raça devam ser feitas para determinar se eles são conhecidos por herdar distúrbios de saúde.

O problema é que há tão poucos espécimes que eles têm um pool genético muito pequeno para trabalhar. Quando bem cuidado e alimentado adequadamente para a idade, um cão cantor da Nova Guiné pode viver de 15 a mais de 20 anos.

Conclusões

Existem muitas raças de cães maravilhosas desconhecidas em todo o mundo, algumas das quais são realmente muito raras. Uma dessas raças é a cão-cantor-da-nova-guiné, que como o próprio nome sugere, canta em vez de latir, o que adiciona ainda mais charme a um animal já muito bonito.

Esses cães se parecem com raposas, principalmente quando filhotes, confundi-los é muito simples. Eles não são recomendados como animais de estimação, isso porque são muito semelhantes aos cães selvagens em aparência e comportamento.