Se despedir de um ente querido sempre é algo muito difícil e doloroso. E a tarefa de encontrar um espaço para dar esse adeus pode se tornar ainda mais complicado para os tutores de bichinhos. Por isso, a ideia de construir o primeiro cinerário de pets em formato vertical no planeta em Santos visa facilitar esse momento tão deliciado.

Vale salientar que os cinerários são lugares específicos para guardar as cinzas. Esse primeiro local com estrutura vertical está sendo lançado na cidade de Santos, no estado de São Paulo. De acordo com os responsáveis pela iniciativa, o espaço contará com capacidade para 3500 urnas, recinto adequado para velório, capela e sala de despedida com jardim de inverno.

O intuito é tratar os bichinhos da mesma forma que as pessoas são tratadas neste momento de perda. O cinerário de pets em Santos ficará situado de frente para o acesso de pedestres na necrópole. A previsão é que o projeto seja concluído em até um ano e meio.

Todavia, as pessoas que desejam guardar as cinzas de seus pets já serão atendidas. Todavia, a companhia terá de colocar as cinzas em um outro ambiente em São Bernardo do Campo (SP) em instalações adaptadas para guardar respeitosamente, enquanto o cinerário é finalizado.

Motivação para o cinerário de pets

Vale salientar que a inspiração para a construção do cinerário surgiu das solicitações tanto de clientes quanto de animais desde a inauguração de um crematório especifico para animais há mais de duas décadas. Em um primeiro momento, as pessoas gostariam que as cinzas dos bichinhos fossem deixadas nos lóculos de suas famílias.

cinerário de pets

Foto: Freepik

Entretanto, esse desejo tendia a encontrar um pouco de resistência. A alternativa para evitar esses conflitos apareceu depois de algumas conversas com amigos próximos. Sendo assim, a conclusão foi de que uma nova estrutura totalmente voltada aos pets seria capaz de atender a todas as solicitações de forma respeitosa.

Com uma construção vista como pioneira, o projeto tem tudo para colocar Santos em evidência a nível nacional. Isso porque há poucos cinerários de pets no planeta. O projeto estrutural vertical também chama a atenção pela inovação na sua apresentação.