Vamos falar sobre uma das mais belas raças de cães do mundo, com um porte particularmente esbelto e magnífico. Este é o Doberman Pinscher, geralmente chamado de “Doberman”. Vamos nos aprofundar e descobrir como surgiu a raça Doberman! Confira!

Lendas de como surgiu a raça Doberman Pinscher

Há muito tempo, o Doberman tem sido objeto de muitas lendas. Uma história frequentemente contada diz que o cérebro deles cresce mais rápido que o crânio, o que significa que mais cedo ou mais tarde eles ficarão loucos e sairão violentamente.

Outra lenda diz que o Doberman Pinscher é uma raça de cães de laboratório criados pelo próprio Hitler, com a intenção de criar uma série de cães de guarda ferozes e agressivos. Mas nada disso é verdade.

O Doberman é um cão com características fascinantes e únicas, como sua lealdade e desejo eterno de agradar seu dono. Esta é uma raça de cães enérgicos, que são fantásticos guardiões e protetores, mas também são sensíveis e muito afetuosos com seus humanos.

Cuidado com os estereótipos!

doberman

Foto: Pixabay

Infelizmente, os Dobermans tem uma má reputação como uma “raça agressiva” por alguns motivos:

  • Sua história como cães militares e policiais
  • Tamanho e agressões ocasionais, principalmente em relação a outros cães
  • Treinamento inadequado ou inexistente e criação irresponsável que incentiva essa agressão

O Doberman é, acima de tudo, inteligente, leal e protetor. Mas ele não é agressivo ou feroz por natureza. Temido por quem não o conhece, o Doberman devidamente treinado e socializado é um companheiro gentil e vigilante.

Altamente ativo mental e fisicamente, o Doberman é um atleta nato e gosta de jogar. Ele pode ser um ótimo companheiro para uma pessoa ou família ativa. Apesar de seu tamanho, o Doberman é um cão musculoso e pode se divertir muito com crianças e convidados de fora de casa. O grande problema com o Doberman é o treinamento. Felizmente, o Doberman é altamente treinável!

doberman

Foto: Pixabay

Quando se trata de saúde, existem alguns problemas hereditários em Dobermans que você deve conhecer:

  • A cardiomiopatia dilatada, que causa um coração aumentado, é um grande problema. Exames cardíacos anuais são altamente recomendados.
  • Doença de Von Willebrand
  • Hipotireoidismo
  • Displasia do quadril
  • Síndrome de Wobbler

Então como surgiu a raça Doberman?

doberman

Foto: Pixabay

A história do Doberman Pinscher é uma das histórias de origem racial mais estranhas de todas.

O cão Doberman é bastante jovem em comparação com outras raças: suas origens remontam ao final do século XIX , quando um cobrador de impostos alemão chamado Karl Friedrich Louis Dobermann assumiu a tarefa de desenvolver uma nova raça de cães por meio de uma série de cruzamentos.  Ele tinha o objetivo de obter um cão que pudesse defendê-lo, já que seu trabalho como cobrador de impostos significava que, ocasionalmente, recebia ameaças e muito mais. Além disso, ele estava preocupado que ladrões roubassem o dinheiro que ele coletara no trabalho.

Várias raças de cães foram cruzadas, incluindo Rottweilers , Weimaraners e Manchester Terriers, entre outros, que posteriormente resultaram na chegada do Doberman, um dos melhores cães de guarda que existem hoje.

O Doberman em outros países

doberman

Foto: Pixabay

Acredita-se que o primeiro Doberman tenha chegado aos Estados Unidos em 1908, onde foram registrados no American Kennel Club. A popularidade da raça cresceu muito lentamente, mas eles se tornaram famosos durante a Segunda Guerra Mundial.

Os Dobermans foram enviados como cães de guerra para a frente do Pacífico; eles foram usados ​​como guardas, batedores e mensageiros. Até hoje, eles ainda participam de operações militares e de resgate e são uma das raças mais populares.

O Doberman hoje

Em pouco tempo, essa raça inteligente evoluiu rapidamente; Os Dobermans hoje ganham até muitos concursos de beleza canina como resultado de sua elegância natural, além de competições atléticas e militares. Sem dúvida, a história do cão Doberman é uma história de superação, luta e amor dos donos por seus cães!