Todos os animais tem diferentes ciclos de sono. Como eles descansam depende de seu ambiente, suas adaptações físicas e seu papel na cadeia alimentar. Vamos descobrir como uma girafa dormem!

Conhecer o mecanismo do sono desses mamíferos gigantes é muito interessante, porque os especialistas chegaram à conclusão de que eles não dormiam de todo.

Devido ao seu tamanho e status de presa, as girafas têm os requisitos de sono mais curtos no reino animal, e sua posição de dormir é frequentemente incomum para os humanos.

Então, como as girafas dormem?

Girafa na arvore. Foto – Freepik

Vamos começar com um fato interessante: as girafas dormem em média não mais do que duas horas por dia. Imagine, esses gigantes só precisam de duas horas para dormir o suficiente!

As girafas podem dormir em pé e deitadas. Apesar de sua altura e pescoço comprido, elas não tem problemas para se deitar ou levantar.

Em geral, deve-se observar que as girafas são muito ágeis e rápidas. As girafas deitam no chão não apenas para dormir, mas também apenas para relaxar. Claro, elas fazem isso apenas se não houver perigo nas proximidades.

Se tudo estiver calmo ao redor, ela pode adormecer. Para fazer isso, as girafas torcem seu pescoço comprido e o colocam nas costas ou nas coxas.

Se não houver possibilidade de se deitar, mas ela quiser dormir, a girafa adormece em pé. Os poderosos músculos do pescoço permitem que ela segure a cabeça mesmo durante o sono. No entanto, às vezes as girafas podem deitar sua grande cabeça nas costas ou até mesmo encostá-la em uma árvore.

Quanto tempo as girafas dormem?

girafa

Girafa no deserto. Fonte: Freepik

Como ruminantes, as girafas passam longos períodos mastigando e às vezes podem dormir um pouco em curtos períodos.

Embora tenham uma aparência magra, comem muito. Elas passam de 16 a 20 horas por dia procurando por matéria vegetal. Esta é uma das razões pelas quais dormem tão pouco.

Características de girafas adormecidas no zoológico

girafa

Girafa. Fonte: Freepik

É interessante como as girafas dormem no zoológico. Pelo fato desses gigantes não precisarem escapar dos predadores, como na natureza, podem dormir no zoológico várias horas por dia.

Normalmente, as girafas dormem deitadas à noite, dobrando o pescoço para que possam colocar a cabeça confortavelmente na parte inferior do membro posterior.

No zoológico, as girafas não precisam obter sua própria comida e água, e não precisam ter medo de animais predadores. Portanto, em zoológicos, elas dormem mais e vivem mais.

Você sabia?

As girafas são os animais terrestres mais altos

Esses gigantes gentis crescem até 4-5 metros de altura. Os machos grandes podem ter mais de 5,5 metros de altura e as fêmeas podem ter 4 metros de altura.

A cauda das girafas pode ter um metro de comprimento com um grande tufo preto na extremidade. A girafa costuma ser atacada por predadores como leões e hienas, então a altitude os ajuda a ficar de olho em seus inimigos.

  • Veja também: Calopsita: Como saber a idade de uma?

As girafas têm línguas incrivelmente longas e fortes

A língua azul-púrpura da girafa é enorme: seu comprimento varia de 45 a 50 cm. Essas línguas longas e musculosas são ideais para colher folhas frescas do topo até mesmo das árvores altas mais difíceis de alcançar.

Os machos grandes consomem até 65 kg de comida por dia. Eles usam a língua para se alimentar de 16 a 20 horas por dia. A cor escura da língua ajuda a prevenir as queimaduras solares, para que os animais possam se alimentar o dia todo sem interrupções.

A língua e o interior da boca são cobertos por um tecido duro. A girafa agarra as folhas com seus lábios ou língua e as puxa para dentro de sua boca.

A girafa pode correr rápido

As girafas geralmente se movem em um ritmo lento e relaxado em velocidades de até 16 km/h. Mas quando surge uma ameaça potencial, elas aceleram rapidamente.

Em tais situações, esses animais lentos são capazes de atingir velocidades de até 59,5 km/h.

No entanto, eles rapidamente ficam sem ar nos pulmões e precisam fazer uma pausa, pois seus pescoços longos dificultam a corrida.

Cada girafa tem um conjunto único de manchas

Não existem duas girafas no mundo com o mesmo padrão, assim como não existem duas impressões digitais humanas idênticas.

Os pesquisadores reconhecem as girafas de maneira única por suas manchas escuras únicas. As áreas coloridas da pele do corpo da girafa não apenas ajudam na camuflagem, mas também dissipam o calor por todo o corpo.

A temperatura da pele é ligeiramente mais alta nas áreas mais escuras, o que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos sob a superfície da pele. Mas a parte inferior do corpo do animal é completamente desprovida de manchas escuras.

A girafa tem um “coração pesado”

Com um peso corporal de cerca de uma tonelada, o coração de uma girafa pode pesar até 12 kg. Isso torna o maior coração de qualquer mamífero terrestre.

O coração da girafa pode bombear 60 litros de sangue a cada minuto. A pressão arterial de uma girafa é o dobro da humana. Quando a girafa abaixa a cabeça no chão, vasos especiais na base do cérebro controlam a pressão arterial.

Girafa vive em grupo

As girafas vivem em grupos não territoriais de até 20 indivíduos. Andar em grupo permite que as girafas fiquem mais vigilantes contra predadores. Elas tem uma visão excelente, e quando uma girafa observa, por exemplo, um leão que está a um quilômetro de distância, o resto do rebanho também olha na mesma direção.

A gravidez da girafa dura 15 meses

As fêmeas se reproduzem pela primeira vez na idade de quatro a cinco anos. As fêmeas carregam um filhote. Ao nascer, ele tem cerca de 2 metros de altura e pesa até 80 kg.

Durante a semana do nascimento, a mãe lambe e cheira o recém-nascido, estudando seu cheiro. O filhote então se junta a um “grupo de bebês” girafas da mesma idade, enquanto as mães se alimentam.

Se leões ou hienas atacam, a fêmea sobe acima de seu filhote, chutando os predadores com as patas dianteiras e traseiras. Mas nem sempre ela tem tempo de vir em socorro, pois a fêmea precisa de comida e água, por isso tem que se afastar do grupo infantil por várias horas. Portanto, cerca de metade dos filhotes morrem nas garras de predadores.

Os filhotes experimentam a vegetação logo três semanas após o nascimento, embora o desmame final às vezes ocorra entre 18 e 22 meses de idade.

Os machos se juntam a outros aos dois anos de idade, enquanto as fêmeas costumam ficar com a mãe.

O número de girafas no mundo está diminuindo rapidamente

É um fato surpreendente, mas sim, a população de girafas está diminuindo.

A perda de habitat, fragmentação e degradação de áreas de vida, extenso crescimento da população humana, caça ilegal, doenças e os efeitos da agitação civil em curso em vários países africanos ameaçam as populações de pequenas girafas restantes e sua propagação por toda a África.

Mais curiosidades sobreas girafas

Agora vamos contar a você algo mais interessante sobre girafas.

  • Esses habitantes da savana africana receberam seu nome da palavra árabe “zarafa”, que significa “inteligente”.
  • Aliás, esse é o único animal do mundo que nasce com chifres.
  • A maioria das pessoas acredita que as girafas são criaturas sem voz. No entanto, não é esse o caso. Acontece que eles se comunicam bem uns com os outros, mas os sons que fazem estão em frequências abaixo de 20 Hz. E como você sabe, essa faixa é inacessível à audição humana.
  • O método das girafas darem à luz também é interessante. O fato é que esse processo ocorre em pé, fazendo com que o filhote caia ao solo de uma altura de dois metros.
  • E, por fim, daremos mais um fato curioso: acontece que o pescoço desse animal contém apenas sete vértebras – o mesmo número dos humanos.