VocĂȘ sabe dizer qual a relação entre crianças, cĂŁes e livros? Curiosamente, esses trĂȘs elementos podem ser uma combinação formidĂĄvel para elevar o interesse dos pequenos nos livros. Ou seja, as crianças tendem a ler mais quando tem cachorros por perto.

Ao menos, essa foi a conclusão apresentada por uma pesquisa feita por profissionais da Universidade Britùnica de Columbia. O estudo ganhou importùncia em um período no qual os bons håbitos da leitura nos primeiros anos de vida estão perdendo espaço para videogames, celulares e tablets.

Portanto, uma equipe de pesquisadores avaliou 17 crianças que estavam cursando primeiro, segundo ou terceiro ano do Ensino Fundamental. Esses jovens foram analisados enquanto liam tanto com cachorros por perto quanto sem a presença dos animais.

cachorros por perto

Foto: Freepik

O trabalho mostrou que os pequenos se sentem mais motivados a seguir lendo e tentar mais quando estĂŁo em partes mais desafiadoras na companhia dos mascotes. Cada participante foi escolhido devido a sua capacidade de leitura.

Antes da experiĂȘncia, os alunos tiveram a sua habilidade calculada para assegurar que recebessem conteĂșdos adequados. No entanto, os pesquisadores nĂŁo queriam que os assuntos fossem simples demais. Por isso, eles optaram por obras ligeiramente mais complexadas do que o nĂ­vel de leitura de cada jovem.

Como foram as sessÔes de leitura com os cachorros por perto?

Ao longo de cada sessão, os participantes foram chamados a ler em voz alta, com e sem um cão de terapia presente. Nas duas oportunidades, as crianças foram questionadas se desejavam prosseguir lendo ao finalizar a primeira pågina da história.

As pesquisas indicaram que os pequenos ficaram muito mais tempo lendo e demonstraram mais vontade quando um cachorro, independentemente da raça ou idade, estava na sala. Além disso, os leitores afirmaram que se sentiram mais animados e competentes.

Felizmente, hĂĄ projetos com cachorros por perto em escolas, universidades e organizaçÔes comunitĂĄrias. Assim, os pesquisadores acham que o estudo pode auxiliar na elaboração de estratĂ©gias de interferĂȘncia canina padrĂŁo ouro. Tudo para que as crianças possam aprender a ler de modo mais tranqĂŒilo e divertido.

Todavia, esse foi o primeiro trabalho acadĂȘmico que escolheu com cautela e repassou uma leitura desafiadora as crianças. Mesmo que a equipe de pesquisa acredite que os cachorros contem com uma influencia positiva em leituras divertidas para o pĂșblico infantil, eles ainda defendem que o valor do trabalho estĂĄ em outro ponto.

Ou seja, o estudo pode mostrar muito mais utilidade na adesão de uma leitura educacional mais desafiadora do que as crianças costumam acham no dia a dia escolar.