Conheça as 20 curiosidades sobre a raça Afegão Hound, um cachorro de grande porte conhecido pela sua elegância, disposição e como um dos cães mais antigos da história.

Também conhecido como Galgo Afegão, essa raça de cachorro esbanja beleza. Com pelos longos e um andar deslumbrante, se torna um verdadeiro cão de raça nobre.

Essa raça de cão é uma das mais antigas que existem, sendo considerado um cachorro bastante independente e um pouco teimoso.

Saiba que essa raça de cachorro de grande porte exige paciência durante o adestramento, inclusive, os cuidados especiais com a sua pelagem estão entre as curiosidades sobre a raça Afegão Hound.

Continue lendo o artigo do Portal do Dog para entender tudo sobre ele!

20 Curiosidades sobre a raça Afegão Hound

Galgo Afegão – Foto: Freepik

Curiosidades sobre a raça Afegão Hound

A personagem marcante e suas características pessoais são as principais curiosidades sobre a raça Afegão Hound, ou Galgo Afegão, como também é conhecido.

Para saber mais sobre o preço do Afegão Hound no Brasil e entre outros detalhes, continue a leitura para ficar por dentro das 20 curiosidades sobre a raça do cão.

Curiosidades sobre a raça afegão hound: 1- Raça de cachorro mais antiga do mundo

A primeira curiosidade da nossa lista é que a raça de cachorro é a mais antiga do mundo, chegando até a ser reconhecida como “cão da Arca de Noé”.

Assim sendo, estudiosos acreditam que a raça Galgo Afegão já vivia a milhares de anos atrás nas regiões montanhosas do Afeganistão, servindo como animais de estimação de famílias mais nobres e usados para caça de panteras na região.

2- Curiosidades sobre a raça Afegão Hound: cães mensageiros

Devido à origem antiga da raça, não se sabe exatamente quem foram os ancestrais do Afegão Hound. Mas segundo a sua história, ele só foi descoberto no século 19 com a chegada do Império Britânico no Oriente Médio.

Sendo assim, os cães da raça passaram a ser usados como mensageiros e guardas nos postos militares do exército Britânico. Depois foram levados para a Grã-Bretanha em 1890, em 1925 para Inglaterra e 1930 chegaram à França.

Já nas Américas, o Afegão Hound chegou em 1926, trazido pelo comediante e ator americano Zeppo Marx.

3- Cachorro Galgo Afegão tem uma elegância sem igual

Uma das curiosidades sobre a raça Afegão Hound mais notória é a sua elegância. Afinal, o corpo do Galgo é esbelto e sua pelagem semelhante a uma franja de cabelo liso humano.

Sua altura é entre 60 e 75 cm, onde geralmente os machos são mais altos que as fêmeas. Assim sendo, para equilibrar a sua estatura, o Afghan costuma pesar entre 23 a 30 kg, mostrando o quanto sua beleza está atrelada ao seu corpo atlético.

Além dessas características, o seu focinho longo, pescoço alto e olhos triangulares contribuem com esse visual mais charmoso da raça.

Curiosidades sobre a raça afegão hound: 4- Disponível em diversas cores

Mais uma das características marcantes desse dog é sua disponibilidade em diversas cores para a raça.

Isto é, mesmo que a preferência seja o Galgo Afegão de cor preta, você vai encontrar versões em bege, vermelho, cinza e até na pelagem branca.

20 Curiosidades sobre a raça Afegão Hound

Cão no parque – Foto: Freepik

5- Uma das raças de cães mais velozes que existem

O Afegão Hound é reconhecido como cão caçador de lebres e panteras. Por isso, é considerada uma das raças de cães mais velozes que existem.

Conhecidos como Galgos e Lebreiros, o Afegão pode alcançar a uma velocidade por hora de 64km.

Neste sentido, se você procura um cachorro para te acompanhar em longas caminhadas e corridas, o Galgo Afegão é uma excelente escolha.

6- Sua pelagem exige cuidados especiais diariamente

Como vimos acima, uma das curiosidades sobre a raça Afegão Hound está relacionada às suas características. Diante disso, a sua pelagem exige cuidados especiais diariamente.

Assim sendo, a pelagem longa e textura fina em boa parte do corpo exige produtos como creme para pentear que ajudam a desembaraçar os emaranhados de pelos.

7- Pode ter vários problemas nas articulações e ossos

Por mais que o cachorro dessa raça seja um verdadeiro atleta, saiba que o Galgo Afegão pode ter vários problemas nas articulações e ossos.

Um desses problemas é conhecido como a displasia de quadril em cães, afetando, principalmente, os cachorros de porte grande e médio, trazendo dificuldades na hora de se locomover.

8- Não é uma raça de cachorro muito obediente

No quesito inteligência, esse cão não tem nenhum problema. Porém, não é uma raça de cachorro muito obediente.

É um cachorro que gosta de seguir seus instintos e pode apresentar dificuldades ao atender os comandos do tutor.

Por isso, em alguns casos é preciso um adestrador profissional para ensinar o Afegão Hound. Assim sendo, paciência e amor já são o suficiente para ensiná-lo a obedecer.

9- Necessita de exercícios físicos todos os dias

Os Galgos são conhecidos pelo espírito atlético, sendo o Afegão Hound uma raça que necessita de exercícios físicos todos os dias.

Passear com o cachorro durante o dia é indispensável, inclusive, invista também em exercícios físicos diários mais intensos como as corridas.

cão deitado

Cão deitado – Foto: Freepik

10- Apesar do porte grande, a raça pode viver em apartamento

Apesar do porte grande do Afegão Hound, saiba que essa é uma raça de cachorro grande que vive bem em apartamento.

Se você mora em uma casa ou apartamento silencioso, a raça não costuma latir muito. E mesmo que precise gastar energia, separe todos os dias uma hora para passear com seu cão.

11- Raça Afegão Hound não possui problemas comportamentais

Apesar da teimosia, a raça Afegão Hound não possui muitos problemas comportamentais como roer chinelos ou virar o lixo do banheiro.

Mas a dica é que desde a chegada em casa, o filhote de Afegão Hound seja socializado, respeitando os limites e regras da casa desde a infância.

Na hora dos passeios é recomendado que o cachorro Galgo Afegão passeie com focinheira. Afinal, eles costumam querer correr atrás de gatos.

12- Curiosidades sobre a raça Afegão Hound: é independente!

As curiosidades sobre a raça Afegão Hound também estão na questão da independência, já que ele não fica atrás do tutor em todos os lugares.

Mas isso não quer dizer que o dogão não é amoroso. Pelo contrário: ele é fiel a seu tutor, mas não costuma ficar grudado com ele.

13- Raça de cachorro porte grande com um preço elevado

Se você gostou das características do Afegão Hound, saiba que essa raça de cachorro porte grande costuma ter um preço mais elevado.

Um filhote de Galgo Afegão, por exemplo, pode custar mais de 3 mil reais. Podendo depender da cor de sua pelagem, padrão e do pedigree do cachorro.

14- Cão Afegão Hound pertence ao grupo 10 do tipo Galgo

O cão Afegão Hound pertence ao grupo 10 do tipo Galgo, pertencendo assim ao grupo de cachorros de corrida. Como por exemplo, o Galgo Italiano e o Inglês.

Mas além de ter um corpo atlético para corrida, esse grupo de cães também participa de diversas competições de corridas de cães mais velozes do mundo.

dois cães

Dois cães – Foto: Freepik

15- A boneca Barbie foi responsável pela popularização da raça

Uma curiosidade sobre o Galgo Afegão é que a boneca Barbie foi a responsável pela popularização da raça.

Isso aconteceu no ano de 1970, depois que a empresa lançou a cadela de estimação da boneca, chamada Beauty.

16- Necessita de socialização com visitas e outros pets

Com um temperamento mais reservado, o Galgo Afegão necessita de socialização com visitas e outros pets.

Mas como dissemos no início, a raça pode apresentar comportamentos de teimosia. Por isso, necessita de paciência e brincadeiras divertidas na hora de socializar.

17- Afghan Hound é considerado um cachorro sensível

O Afghan Hound é considerado um cachorro sensível. Portanto, durante a socialização do cachorro não grite ou use agressividade para adaptá-lo.

Os petiscos também não são o seu forte. Mas ao agir com paciência, amor e respeito para com seu jeitinho de ser, tudo fica bem.

18- Foi o primeiro cão a ser clonado na história da ciência

Outro fato curioso da raça é que ele foi o primeiro cão a ser clonado na história da ciência, um cãozinho chamado Snuppy.

A partir desse marco na história, cientistas coreanos puderam incentivar outros profissionais da área acerca de terapia celular.

19- Pintor Pablo Picasso teve um cachorro da raça

A popularidade do Afegão Hound também chegou a um dos maiores nomes artísticos do mundo: o pintor Pablo Picasso teve um cachorro da raça como pet.

Desta forma, ele chegou a fazer uma obra inspirada no cachorro dessa raça no ano de 1962. A obra chamada de Femme au chien.

Curiosidades sobre a raça afegão hound: 20- Raça só foi reconhecida pela FCI em 1962

Neste ano da pintura de Picasso, a raça foi reconhecida pela Federação Cinológica Internacional, a FCI.

Contudo, mesmo com o registro da raça em 1927 nos Estados Unidos, ela só foi reconhecida com as suas particularidades e padrões somente em 1962.

Assim sendo, a partir da inclusão da raça do cachorro Afegão Hound com seus padrões, começou a gerar um maior interesse em criadores americanos.

Mas além de ser conhecido como Galgo Afegão, Afghan Hound, a raça de cachorro do Afeganistão também era chamada de “Tarzi”, uma raça antiga de cachorro e cheia de personalidade marcante.

Viu só quantas curiosidades sobre a raça Afegão Hound? Você já conhecia essa raça de cão? Comenta aqui embaixo qual curiosidade sobre a raça Afegão Hound você mais gostou.