Os cães da raça Border Collie são tidos como sendo extremamente inteligentes e leais. E realmente eles o são. Conheça outras principais curiosidades sobre o Border Collie!

De porte médio e corpo forte, esses cães aparentam estar sempre muito alegres e bem dispostos. Com isso, estão sempre prontos para se movimentarem.

Com tanta disposição, esses são animais ótimos para tutores que buscam companhia de qualidade para as suas maiores aventuras.

No entanto, apesar do jeitinho brincalhão, esses também são cães de guarda em potencial, que estão sempre bem atentos à possíveis ameaças.

border collie

Cachorro com língua pra fora. Foto Freepik

Então, antes de decidir se essa é realmente a melhor raça para o seu perfil como tutor, continue lendo esse post para saber mais sobre o Border Collie e descobrir as maiores curiosidades sobre essa raça incrível.

Curiosidades sobre o Border Collie

Se você já tem ou está pensando em ter um Border Collie, é fundamental que conheça as principais informações e curiosidades sobre essa raça tão interessante.

Sendo assim, veja alguns pontos fundamentais sobre esses animais.

cropped-closeup-border-collie-dog-running-field-scaled-1.jpg

Cachorro correndo. Foto Freepik

1. Border Collie ama as crianças

Sobretudo para as crianças um pouco maiores, o Border Collie se mostra um companheiro exemplar.

Isso porque ele ama todos os tipos de brincadeira e tem energia suficiente para acompanhar as crianças no dia a dia.

Dessa forma, crianças e animais podem gastar as suas energias juntos. E ainda há a vantagem de que essa é uma raça muito obediente.

Contudo, no caso das crianças menores e bebês é preciso ter um cuidado especial por causa do instinto de pastoreio do cão.

Mas com o adestramento e a socialização adequados isso não é um problema.

2. Adestramento do Border Collie

border collie marrom

Cachorro deitado – Foto: Freepik

Os cães dessa raça são conhecidos pela inteligência e obediência, o que os torna facilmente adestráveis.

No entanto, o ideal é que os treinamentos comecem ainda nos primeiros meses de vida do animal para que ele tenha os resultados que se deseja.

3. O Border Collie não gosta de se sentir preso

O Border Collie é um cão que tem origem de pastoreio e, por isso não gosta de maneira alguma de ficar preso.

Inclusive, caso o animal não gaste adequadamente a sua energia e passe muito tempo sem a companhia dos seus humanos, tende a se tornar destrutivo.

Sendo assim, esse não é um cão adequado para locais pequenos e apartamentos porque ele precisa de espaço para correr e brincar.

border collie marrom

border collie marrom – Foto: Freepik

Mesmo assim, é desejável que o tutor passeie e brinque com o animal com frequência, para estimular o cão física e mentalmente.

Considere ainda que essa é uma raça ativa, inteligente e, que foi selecionada para o trabalho. Por isso é importante estimular os animais com atividades que desafiem o seu corpo e mente.

4. Curiosidades sobre o Border Collie: tem origem no século XIX

Ainda que não se saiba ao certo quando se deu a origem da raça, a maioria dos criadores considera o cão Old Hemp como progenitor dos collies modernos.

Esse cão nasceu em 1893 e tinha uma forma de pastorear que era muito mais silenciosa e menos agressiva.

Com esse método mais cuidadoso, o cão obteve ótimos resultados e, os fazendeiros ficaram extremamente satisfeitos.

border collie marrom

Cachorro com a pata nos olhos – Foto: Freepik

Dessa forma a linhagem dele prosseguiu e, de acordo com relatos da época, esse cão teve mais do que duzentos filhotes.

5. O Border Collie e o Império Romano

Foi no Império Romano que os homens começaram a pastorear ovelhas usando cachorros pela primeira vez.

Na Grã Bretanha a experiência em relação a isso foi muito bem sucedida. E com o passar do tempo, os cães de pastoreio foram se tornando cada vez mais velozes e menores.

Depois começaram a ser chamados de Collie, um termo que se refere a “fiel”, ou “útil”.

6.  São cães geniais

Border collie marrom – Foto: Freepik

Não há dúvidas de que em geral os cachorros apresentam um nível de inteligência muito elevado. Apesar disso, nenhuma raça consegue superar o Border Collie.

Isso provavelmente se deve ao fato de que esses animais foram selecionados visando a solução de uma série de problemas de diferentes tipos.

Inclusive, a maioria dos exemplares é capaz de solucionar de maneira invejável tarefas consideradas complexas sem precisar de ajuda.

7. São os melhores cães pastores

O Border Collie é considerado um cão de pastoreio e, assim como todos desse tipo, ele foi selecionado para a organização de rebanhos.

Essa habilidade nada mais é que um instinto de caça que foi adaptado. Ou seja, o animal deve perseguir, agachar e até beliscar a presa, mas jamais pode matá-la.

E nisso os Border Collie são realmente muito bons. Em partes, isso se deve à grande inteligência e independência desses animais.

Inclusive, os cães dessa raça são tão bons no pastoreio que eles parecem necessitar dessa atividade. Por isso, muitos tutores estimulam isso.

8. Tem capacidade de executar múltiplas tarefas

Cachorro com brinquedo – Foto: Freepik

Uma das maiores curiosidades sobre o Border Coliie é que esse é um cão que adora poder servir e agradar ao seu tutor humano.

Por isso, eles conseguem aprender diferentes funções, sobretudo se for para colaborar nas atividades ao lado de um humano.

Dessa forma, hoje em dia o Border Collie é cada vez menos usado no pastoreio, mas vem ganhando espaço como cão de terapia, resgate, busca e, até mesmo como alerta para emergências médicas.

9. Se movimenta na posição agachada

O Border Collie tem uma capacidade muito interessante, que é a de se movimentar na posição agachado.

Assim como acontece com os gatos, esses cães conseguem deslizar rapidamente até o local desejado.

Isso acontece porque há um espaço amplo sobre as omoplatas desses animais, de modo que eles conseguem sustentar a posição.

10. O Border Collie tem um olhar poderoso

Cachorro com tangerina na cabeça – Foto: Freepik

Se você já teve a oportunidade de conviver com um Border Collie, deve ter percebido que esse cão tem uma habilidade incomum com o seu olhar.

Não à toa, isso é conhecido como “o olhar” e, é uma ação instintiva que provém da seleção desses animais para o pastoreio.

Esse olhar intimidador é muito útil na hora de controlar e manejar outros animais. E mesmo em ambiente doméstico esses cães usam isso a seu favor, como quando desejam a sua refeição, por exemplo.

11. A cadela mais inteligente do mundo é Border Collie

Chaser era uma cadela da raça Border Collie, que viveu entre os anos de 2004 e 2019. Seu dono era John Pilley, um professor de psicologia que ensinava coisas incríveis para ela.

O tutor ensinava a ela uma enorme quantidade de palavras em inglês desde que Chaser tinha apenas dois meses de idade.

Com a incrível habilidade de reconhecer os termos, a cadela ficou conhecida como sendo o exemplar mais inteligente do mundo.

12. Um Border Collie foi o recordista Mundial habilidoso

Striker é considerado o recordista mundial em uma habilidade incomum: abrir uma janela de carro no menor tempo possível.

E esse Border Collie foi muito rápido, abaixando a janela usando as patas e boca em apenas 11,34 segundos.

13. Border Collies são atores

Ao longo dos anos muitos Border Collie já participaram de filmes, series e propagandas televisivas.

Babe, por exemplo, é um filme que conta a história de um porquinho que queria ser pastor de ovelhas. E, é claro que o longa conta com a atuação de um Border Collie.

Origem do Border Collie

De acordo com a história da raça, o Border Collie se originou na Grã Bretanha, localidade onde o animal começou a ser usado no pastoreio em criações de ovelhas.

Os fazendeiros locais começaram a desejar animais dessa raça sobretudo devido à grande resistência desses cães.

Segundo relatos dos próprios fazendeiros, animais dessa raça conseguem se locomover por mais do que cinquenta quilômetros em um único dia, mesmo que em terrenos irregulares e em baixa temperatura ambiente.

Além do alto nível de energia, esses animais foram reconhecidos devido à capacidade de fazer o pastoreio.

De fato, esses animais são capazes de conduzir os rebanhos de maneira calma e gentil, sem nem precisarem latir demais.

Em relação à idade da raça, não se sabe ao certo quando ela surgiu. Há relatos de que durante o século XVI esses cães já existiam.

Apesar disso, foi somente em 1925 que os primeiros relatos oficiais realmente ocorreram e o nome foi registrado.

No que diz respeito à denominação dessa raça, ela surgiu em homenagem às fronteiras inglesas e escocesas, local onde a raça se desenvolveu.

Vale salientar que além de se destacar nas atividades de pastoreio, essa é uma raça que rapidamente conquistou lugar também nas competições de obediência.

Principais características

Como era de se esperar, o Border Collie é um cão que tem porte atlético, com o tronco um pouco mais alongado em relação à altura do corpo.

No rosto, o focinho afilado é bem marcante e os olhos são bem separados, escuros e de tamanho mediano.

Essas características juntamente com as orelhas portadas eretas conferem a essa raça a típica expressão de atenção.

A cauda é bem peluda e está sempre balançando e complementando o jeito alegre e ativo desse cão.

Curiosidades sobre o Border Collie: pelagem do Border Collie

O Border Collie é um cão lindo, que se destaca pela pelagem densa de textura mediana. Mas ela pode ser de comprimento mais curto ou mais alongado.

Em relação às cores, é possível encontrar exemplares bicolor, tricolor, marrom, preto, vermelho, branco, cinza, merle ou a mistura dessas tonalidades.

Por serem provenientes de um local mais frio, essa raça tem como característica a pelagem densa.

E sobretudo quando se encontra em locais quentes, como no Brasil, tende a soltar muitos pelos. Para diminuir esse problema, e fundamental escovar o animal com certa frequência.

Essa é uma raça que não precisa de muitos banhos também. Por isso, é ideal lavar o cão apenas quando for realmente necessário.

Principais cuidados com o Border Collie

Um dos principais cuidados que se deve ter em relação ao Border Collie diz respeito a queimar toda a energia reprimida que esses animais possuem.

Por outro lado, é muito importante que o tutor fique sempre atento a possíveis problemas de saúde relacionados à mobilidade do animal, como a displasia de quadril, por exemplo.

Problemas articulares e esteocondrose também são relativamente comuns e, são motivo de preocupação em relação aos exemplares dessa raça.

Qualquer um desses problemas provoca dores intensas e, por isso, o animal tende a mancar caso eles aconteçam.

Sendo assim, sempre leve o seu animal a um veterinário caso perceba que ele está com qualquer problema de mobilidade.

A raça também tem uma forte tendência ao desenvolvimento de atrofia progressiva de retina e, isso deve ser acompanhado com cuidado pelo profissional veterinário.

Cuidados com a alimentação

Independentemente da idade, os cães da raça Border Collie têm a necessidade de uma alimentação completa e equilibrada.

Por isso, deve-se selecionar um alimento de qualidade elevada e, que seja compatível com a idade do animal.

Além disso, é importante fornecer ao cão as quantidades diárias recomendadas, garantindo assim a quantidade de energia e nutrientes de que ele precisa e, ao mesmo tempo evitando a obesidade.

O veterinário responsável pela saúde do seu animal é a melhor pessoa para recomendar as quantidades exatas de alimentos a serem oferecidas ao cão diariamente.

Comportamento do Border Collie

O Border Collie é um dos cães mais desejados no Brasil e, isso se deve ao seu temperamento tão impressionante.

Esses animais são incrivelmente inteligentes e, ao mesmo tempo se mostram amáveis, brincalhões e também alegres.

Com altíssimo nível de energia, esses cães amam estar ao ar livre, seja para fazer caminhas ou para brincar.

E se você for uma pessoa que gosta de aventuras, então o Border Collie é o cão certo, visto que eles estão sempre prontos para se divertir ao lado do tutor.

Entretanto, é importante dizer que apesar de essa ser uma raça muito apegada às pessoas da família, ela é também extremamente independente. Apesar disso, se passar longos períodos sozinho, o cão tende a se sentir abandonado.

Devido aos instintos de pastoreio, o cão também está sempre alerta e pronto para lidar com qualquer tipo de ameaça.

E é bom que o animal seja socializado desde cedo ou ele pode acabar tendo problemas de convivência com outros animais e com as pessoas.

Depois de conhecer as maiores curiosidades sobre o Border Collie você deve ter percebido que esse cão não é para qualquer pessoa.

E aí, você acha que esse é o companheiro ideal para você?