Esses são animais realmente surpreendentes, a começar pela sua origem e também pelo estilo de vida.

Suas características físicas também são impressionantes, incluindo uma série de detalhes da morfologia e aspecto da raça.

Sendo assim, esse post traz para você uma série de informações sobre esses cachorros tão lindos, fortes e interessantes.

Cachorro de linguá pra fora. Foto Freepik

Continue lendo até o final para conhecer informações sobre a raça e as maiores curiosidades sobre o Husky Siberiano.

Curiosidades sobre o Husky Siberiano

Agora que você já sabe um pouco sobre essa raça, chegou a hora de conhecer as principais curiosidades sobre o Husky Siberiano. Então, vamos lá.

1. É uma das raças mais semelhantes aos lobos

Se você já viu um Husky Siberiano de perto, deve ter reparado no quanto essa raça se assemelha aos lobos.

O focinho pronunciado, os olhos penetrantes e as orelhas pontiagudas são as características que mais contribuem para essa semelhança.

De fato, os cães são parentes próximos dos lobos, mas no caso dessa raça, os exemplares são mais baixos, tendo mais ou menos 30 centímetros de altura a menos em relação aos animais selvagens.

2. Tem heterocromia que é uma mutação genética

Husky

Husky – Foto: Pexels

É comum que exemplares de Husky Siberiano tenham heterocromia, ou seja, que tenham um olho de cada cor.

Isso se deve a uma mutação genética que é transmitida hereditariamente, ou seja, de pai para filho.

Isso é bastante comum em várias espécies de animais e também raças de cachorro. E por mais que seja algo comum, gera uma certa surpresa e encantamento.

3. Curiosidades sobre o Husky Siberiano: tem fácil adaptação aos ambientes

O Husky é um cão proveniente da Sibéria e, que foi selecionado para viver bem em situações desfavoráveis, como frio extremo e locais desérticos e cheios de neve.

A pelagem nessa raça é densa e contribui para a manutenção da temperatura corporal sempre estável.

Além de se adaptar muito bem ao frio congelante, essa raça também suporta os climas temperados e quentes.

Ao contrário de outras raças provenientes de locais frios, o Husky Siberiano não sofre muito com o calor porque consegue se adaptar facilmente.

Husky

Husky filhote – Foto: Pexels

Para fazer o controle disso, o Husky troca de pelos duas vezes por ano, sendo uma vez entre a primavera e o verão e, outra entre o outono e o inverno.

Apesar de essas serem as duas mudas mais acentuadas e que vão provocar alterações corporais mais profundas, o animal também costuma ter perdas de pelo frequentes, em pequena intensidade.

Entretanto, sempre que o animal estiver perdendo pelos em excesso, é fundamental descartar que haja qualquer problema de pele, como alergias, por exemplo.

4. Tem capacidade de vocalização

Husky

Husky no banco do carro – Foto: Pexels

Se você já conviveu com um Husky Siberiano, deve ter percebido que ele é muito falador, ou seja, consegue emitir diversos tipos de sons.

O padrão de vocalização dessa raça é muito interessante, sendo que alguns exemplares parecem cantar e reclamar.

Apesar disso, eles não têm o hábito de latir. Em contrapartida, o uivo do Husky pode ser escutado a uma distância de até 15 quilômetros.

5. É uma raça extremamente antiga

A raça Husky Siberiano é muito antiga, que foi selecionada pela tribo dos Chukchi, que vivia no norte da Sibéria.

Esse povoado era bastante próximo aos esquimós e, por isso fica fácil imaginar que os animais foram criados para a caça e tração dos trenós no gelo.

Husky

Husky no chão de linguá pra fora – Foto: Pexels

Além das funções de trabalho, esses animais também eram considerados membros importantes dentro da comunidade.

Sendo assim, eles tinham permissão para dormir com as crianças e mulheres, contribuindo para manter os animais selvagens distantes das pessoas.

Recentemente, um estudo genético que analisou 161 raças de cães domésticos demonstrou que o Husky Siberiano é o quarto mais antigo que se conhece.

6. São cães da neve

Você já deve saber que o Husky é um cão que pode viver na neve, mas talvez você não saiba que praticamente todos os indivíduos apreciam muito o contato com ela.

Além de adorar pisar e se esfregar na neve, o Husky também gosta bastante de água e das folhagens que caem das árvores durante o outono.

7. O Husky Siberiano é um corredor nato

curiosidades sobre o Husky Siberiano

Husky filhote deitado – Foto: Freepik

Dentro da tribo Chukchi o Husky Siberiano trabalhava na caça e também na tração de trenós. Mas diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, esses animais não transportavam pessoas.

Eles eram extremamente importantes para levar alimentos e outros tipos de produtos de abastecimentos de um local ao outro.

Há vários motivos para esses cães serem responsáveis pela tração dos trenós. O primeiro ponto é a resistência ao frio, mas a força e resistência não podem ser desconsiderados.

Esses cães realmente parecem ter nascido para correr e podiam fazer grandes viagens no gelo. Em geral, os trenós tinham mais ou menos vinte animais, sendo que cada um tinha uma função específica.

8. Se adapta à tipos diferentes de famílias

curiosidades sobre o Husky Siberiano

Husky na cadeira – Foto: Freepik

Não é difícil encontrar imagens e vídeos de cães da raça Husky Siberiano que são muito fofos e companheiros.

Não há duvidas de que a maioria dos exemplares é realmente extremamente companheira, sendo adequados inclusive para conviver com crianças.

Em geral, o cão é muito sensível e também consegue demonstrar grande afetividade pelos membros da sua família.

A personalidade desses animais pode variar bastante e, é primordial fornecer ao cão estímulos diferentes.

Mas esse ponto é também muito importante porque o Husky se adapta muito bem a vários tipos de famílias e estilos de vida.

Sendo um cão dotado de muita inteligência, esse cão é relativamente simples de adestrar. Basta ter um pouco de paciência para isso.

Muito alegre e curioso, o Husky se adapta facilmente a diferentes situações e, entra rapidamente no ritmo da casa onde vive.

9. É uma raça de cão de guerra

curiosidades sobre o Husky Siberiano

Cachorro no carro – Foto: Freepik

Durante a Segunda Guerra Mundial, vários exemplares de Husky Siberianos foram utilizados em trabalhos de transporte e comunicação.

Sendo assim, esses animais foram fundamentais nessa época, tendo grandes animais, juntamente com outras raças.

10. Existiu um cachorro chamado Balto que foi um grande herói

Essa é uma das principais curiosidades sobre o Husky Siberiano e, é provavelmente a história mais incrível que você vai conhecer sobre essa raça.

Balto era um cão mestiço de Husky e, se tornou um verdadeiro herói. Até mesmo a Disney contou a sua história por meio de filmes.

No ano de 1925, houve um surto de difteria entre crianças que moravam em Nome, no Alasca. No entanto, não era possível receber os medicamentos naquela região.

Diante disso, um grupo de homens e os seus cães decidiram realizar o percurso, mas vários deles acabaram morrendo.

Balto, um cão inexperiente conseguiu liderar essa expedição e, depois de pouco mais do que cinco dias depois, foi possível entregar os medicamentos. Assim, o cão se tornou herói.

Origem do Husky Siberiano

Como o nome da raça em si já sugere, o Husky Siberiano é proveniente da região fria da Sibéria, localizada na Rússia.

De acordo com estudiosos da raça, ela era amplamente utilizada por diversas tribos e povoados da região, sobretudo para a tração de trenós e caça.

Como essas localidades eram muito frias e desertas, esses animais eram usados na tração dos trenós, senso esses a função de trabalho desses animais.

curiosidades sobre o Husky Siberiano

Husky com cor de olhos diferente – Foto: Freepik

De acordo com a descrição do próprio CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), os animais dessa raça são muito eficientes na tração de trenós.

Com cargas leves e uma velocidade considerada moderada, esses animais conseguem tracionar trenós ao longo de distâncias grandes.

Entretanto, hoje em dia os animais são pouco usados para o trabalho. Apesar de ainda terem essa função em alguns locais, atualmente a maioria dos exemplares é apenas de companhia.

Temperamento

No caso do Husky Siberiano, o CBKC descreve os exemplares como sendo gentis e dóceis, apesar de muita gente dizer que a raça é agressiva e de temperamento difícil.

Os criadores profissionais buscam cruzar apenas animais mais carinhosos e dóceis, que são os mais buscados pelos futuros tutores, inclusive por quem deseja um animal para convivência com crianças.

O resultado disso é o nascimento de animais dóceis e muito amigáveis com as pessoas da sua família.

curiosidades sobre o Husky Siberiano

Olhos do husky – Foto: Freepik

O que acontece é que muita gente reproduz a raça sem nenhum tipo de cuidado e, isso leva à mistura de genes, surgindo características indesejadas, como agressividade. Por isso a importância de conhecer a origem do animal e, sobretudo os seus pais.

Inclusive, o latido do Husky é muito interessante, porque fica entre um latido e um uivo. Apesar de não serem animais com hábito de latir excessivamente, com grande frequência você pode ouvir o seu Husky uivar.

Husky como cão de guarda?

Muita gente pensa que o Husky Siberiano é um cão de guarda por causa do seu porte grande e imponente.

Entretanto, a maioria dos exemplares é dócil, sendo essa uma raça indicada como cão de companhia e, não como cão de guarda.

Cães de guarda geralmente são possessivos, desconfiados e possuem tendência de agressividade em relação a outros animais.

Como o Husky não possui essas características, ele não se adequa bem ao trabalho de cão de guarda.

Inclusive, o animal costuma ser dócil até com pessoas estranhas e outros animais, até mesmo os desconhecidos.

Sobretudo se o cão for socializado desde cedo com pessoas e animais, ele aprenderá a ter um bom convívio com todos.

Desde as suas origens, esses cães eram usados para trabalho, sobretudo para puxar trenó, mas nunca para guarda.

Saúde do Husky Siberiano

De maneira geral, os animais da raça Husky Siberiano são fortes e resistentes, mas existem alguns problemas de saúde genéticos que podem surgir em algumas linhagens.

Sendo assim, é muito importante ficar atento a isso, fazendo sempre exames específicos para a triagem desses problemas de saúde.

Conhecer os progenitores dos cães antes de comprar um filhote também é fundamental para evitar que o animal tenha problemas no futuro.

Alopecia (queda acentuada de pelos), hipertireoidismo e atrofia progressiva de retina são alguns dos principais problemas de saúde desses cães.

Principais características físicas

O Husky Siberiano é um cão considerado de porte grande, que tem exemplares entre 50 e 60 centímetros de altura.

A diferença entre machos e fêmeas é bem pequena, mas essas últimas em geral são um pouco menores.

Em relação ao peso, esses cães costumam ter entre 20 e 28 Kg, sendo mais uma vez as fêmeas um pouco mais leves de maneira geral.

O corpo do animal deve ser forte, mas magro. Inclusive, animais acima do peso sofrem penalizações em competições.

Como esses são cães provenientes de uma região muito fria, possuem duas camadas de pelo, sendo a pelagem bem densa e atuando no controle térmico.

Coloração da pelagem

Segundo a entidade de cinofilia, para o Husky Siberiano são permitidos todos os padrões de cores, que variam desde o preto, até o branco puro.

Há também a combinação entre as colorações, sendo as misturas de preto com branco, cinza e branco e marrom e branco a mais frequentes.

O Husky possui também diversos tipos de marcações na cabeça, sendo comum encontrar padrões que não existem em outras raças.

Curiosidades sobre o Husky Siberiano: cor dos olhos

A cor dos olhos do Husky Siberiano também varia bastante, podendo ter tonalidades entre o marrom e o azul.

Inclusive, muitos exemplares possuem o que se chama de heterocromia, ou seja, um olho de cada cor.

Até mesmo a mesma íris pode ser particolorida, ou seja, ser bicolor. É relativamente comum ver cães com olhos mesclados entre âmbar e verde.

Principais cuidados com a raça

O Husky Siberiano é um cão que tem muita energia, visto que foi selecionado para o trabalho. Sendo assim, ele precisa de atividades físicas frequentes.

Juntamente a isso, o animal precisa ter acesso a uma alimentação de qualidade, que forneça a ele todos os nutrientes de que ele necessita para se desenvolver e manter a sua atividade metabólica.

Uma ração Super Premium adequada para a idade do animal é algo fundamental para todos os cães dessa raça.

Além disso, é fundamental manter o animal sempre saudável, prestando atenção especial à necessidade de vacinar e vermifugar.

Anualmente é preciso levar o cão a uma consulta de rotina com o veterinário para que seja descartada a presença de qualquer tipo de problema de saúde.

Semanalmente é necessário também fazer a manutenção da limpeza dos dentes, escovação da pelagem e limpeza das orelhas.

E aí, o que você achou dessas informações e curiosidades sobre o Husky Siberiano?