A maioria das pessoas no planeta é destra. Elas escrevem e realizam a maioria das ações com a mão direita. Mas também há quem use a esquerda. E quanto aos animais? Existem destros e canhotos entre os animais?

Eles também têm patas direita e esquerda, mas há alguma preferência entre eles?

De onde vêm os destros e os canhotos?

O cérebro de humanos e animais é dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito.

No ser humano, o primeiro é responsável pelo pensamento racional, pela alfabetização da fala e da escrita, pela capacidade de analisar, perceber o mundo com a ajuda da visão e da audição.

O segundo é especializado em criatividade, imaginação, intuição, desenho. Em toda criatura, um certo hemisfério prevalece sobre o outro. Depende de qual finitude a maioria das ações será realizada.

Os cientistas estão tentando estabelecer quais são as diferenças nos animais, dependendo do membro líder.

Existem destros e canhotos entre os animais?

destros e canhotos

Labrador de pé – Foto: Freepik

Sim, os animais também apresentam uma predominância de hemisférios e a presença de um membro líder. No momento, os seguintes fatos são conhecidos:

  • Entre os gatos, 40% não se separam e usam uniformemente as patas, 40% são destros, 20% são canhotos;
  • Algumas espécies de pássaros durante o sono ficam em uma certa perna ou se agarram a um galho de árvore com ela, de cabeça baixa;
  • Quase todos os cangurus são canhotos;
  • Muitas espécies de macacos começam a mover-se com uma determinada pata, também mais frequentemente levam objetos com ela e fazem gestos;
  • As baleias costumam virar para a esquerda durante a caça;
  • Os cães também têm patas dianteiras e a chance de que o cão seja canhoto ou destro é de cerca de 50 a 50;
  • Vermes também têm um lado predominante.

Mas os polvos me surpreenderam especialmente, porque também têm um membro líder! Para estudar o mundo circundante, o molusco sempre escolhe um dos 4 tentáculos frontais.

Genética

destros e canhotos

Cachorro correndo. Foto – Freepik

Muitos animais preferem um lado do corpo ou outro: sete em cada dez chimpanzés são destros, mas quase todos os cangurus são canhotos.

Quanto à pessoa, as preferências no sentido da mão direita ou esquerda são estabelecidas já na oitava semana de gravidez e, a partir da décima terceira semana, o feto prefere chupar o polegar direito ou esquerdo.

Os genes podem afetar o destro e o canhoto, mas não tanto. Assim, os cientistas isolaram pelo menos o gene PCSK6 associado à transformação de uma bola de células orientadas de forma idêntica em um embrião com lados direito e esquerdo distinguíveis.

Mas o fato de apenas 25% das crianças com ambos os pais canhotos agirem principalmente com a mão esquerda sugere uma influência significativa da educação, do ambiente e de outros fatores não genéticos.

Pesquisadores da Universidade de Birmingham descobriram que o fato de uma pessoa ser canhota ou destra afeta a rapidez com que ela é compreendida em linguagem de sinais.

Portanto, absolutamente todas as pessoas que falam a língua reagem mais rapidamente às informações fornecidas pelo destro.

Mas se você olhar apenas para os sinais em que ambas as mãos estão envolvidas, então os interlocutores canhotos serão mais compreensíveis.

Falando dos humanos…

A tendência dos canhotos para a criatividade é um mito baseado em um estudo de 1995 que mostrou que os canhotos têm mais opções em suas cabeças. Isso, no entanto, não tem nada a ver com criatividade.

Quando se trata de velocidade de processamento, uma nova pesquisa mostra que não há muita diferença entre canhotos e destros – as habilidades cognitivas e o desenvolvimento da linguagem são comparáveis ​​em ambos. Mas se não houver mão dominante, pode haver pequenas dificuldades com isso.

A propósito, a história de que canhotos e destros têm hemisférios cerebrais dominantes diferentes também é um mito.

Embora seja verdade que o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo e o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo (como é verdade que os hemisférios têm funções específicas), os cérebros canhotos não são invertidos.

Na verdade, 70% dos canhotos processam a fala no hemisfério esquerdo, assim como os destros.

Prós, contras e mitos

destros e canhotos

Mão esquerda. Fonte: Freepik

Em 1996, pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que cirurgiões ortopédicos, bibliotecários e matemáticos eram predominantemente destros, enquanto advogados e arquitetos eram canhotos.

Os canhotos são menos propensos a artrite e úlceras e podem se recuperar mais rapidamente de derrames devido à menor suscetibilidade do cérebro a danos típicos da doença.

Os canhotos têm menos probabilidade de se envolver em acidentes nas estradas e geralmente dirigem com mais precisão.

Eles também são mais adequados para ambientes altamente competitivos. Finalmente, os canhotos escrevem mais legivelmente com a mão direita do que os destros com a esquerda.

Há evidências ainda mais perturbadoras: quando pesquisadores da Universidade de Yale entrevistaram pacientes psiquiátricos, 40% daqueles com diagnóstico de esquizofrenia ou transtorno esquizoafetivo admitiram escrever com a mão esquerda.

E um estudo de 2007 descobriu que canhotos têm um risco maior de câncer de mama, especialmente após a menopausa. Eles também parecem ter maior probabilidade de serem diagnosticados com síndrome das pernas inquietas e outros distúrbios motores do sono.

Ao mesmo tempo, os salários dos canhotos são 10–20% mais baixos do que os dos destros nas mesmas posições. Além disso, os canhotos vivem um pouco menos do que os destros.