Todos sabem que a convivência com os cachorros nos trazem inúmeros benefícios e a terapia com pets é utilizada em diversos lugares do mundo para ajudar pessoas portadoras de necessidades especiais, soldados com trauma pós-guerra, crianças com doenças graves, idosos em casas de repouso e outros.

Agora, pesquisadores da Oregon State University comprovaram que os cães fazem bem à saúde dos idosos.

Durante o estudo, as pessoas da terceira idade que convivem com cachorros apresentaram uma pressão arterial significativamente mais baixa do que aqueles que não tem cão.

Esse resultado sugere que ter um cão pode ser um fator de estilo de vida que diminui os riscos de problemas cardíacos.

Será feita um estudo mais aprofundado para descobrir porque os tutores idosos tem a pressão arterial mais baixa, porém os pesquisadores acreditam que as prováveis razões são: menor nível de estresse, ansiedade e solidão.

Cão terapeuta do Projeto Pêlo Próximo visitando idosa. (Foto: Divulgação / Projeto Pêlo Próximo)

Cão terapeuta do Projeto Pêlo Próximo visitando idosa. (Foto: Divulgação / Projeto Pêlo Próximo)

Benefícios dos cães para idosos

A vida sénior é muitas vezes caracterizada pela sua paz e conforto. Infelizmente, também pode ser muito monótono, até solitário.

As pessoas mais velhas nem sempre estão rodeadas de familiares, amigos ou conhecidos. Além disso, muitos idosos acham difícil fazer qualquer coisa, envolver-se em clubes ou até mesmo se recompor para sair ao ar livre.

E um cachorro pode não apenas fornecer a motivação necessária para as atividades, mas também criar variedade na vida cotidiana. Não é à toa que os amigos de quatro patas são considerados a fonte da juventude para os idosos, o que também é confirmado pelos cientistas!

Uma das muitas vantagens de ter um cão é certamente o aspecto da saúde. Ter que passear com o cachorro no vento e no clima fortalece o sistema imunológico humano. 

As caminhadas várias vezes ao dia também o mantém em forma. Outro aspecto são os contatos sociais que resultam automaticamente do acompanhamento de um cão.