Estudo sugere que os cães gostam de ficar em hotéis. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK)

Estudo sugere que os cães gostam de ficar em hotéis. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK)

Quem já teve que deixar seu cachorro num canil durante as férias, provavelmente, teve aquele sentimento de culpa. Um novo estudo promete acabar com esse sofrimento.

Pesquisadores britânicos sugerem que os cães gostam de ficar num canil durante um período pequeno da mesma maneira que os humanos gostam de passar férias fora de casa.

Esse estudo, publicado no jornal Physiology and Behaviour, contraria uma pesquisa feita anteriormente, que sugeria um aumento de estresse nos cães durante estadias em um canil.

29 cachorros participaram desse estudo, onde foi medido o nível de estresse deles em casa e em hotéis para cães.

As análises físicas foram feitas através do ressecamento da pele, temperatura do nariz, temperatura corporal interna e quantidade de comida ingerida. Além disso, os pesquisadores também analisaram comportamentos espontâneos como lamber os lábios, pata levantada, bocejos, tremores e agitação.

As análises psicológicas incluíram medições dos hormônios do estresse, corticoides e adrenalina.

A pesquisa revelou que, quando os cães estão no canil, eles ficam com níveis maiores de excitação, nariz mais gelado e ficam mais ativos.

Estudos anteriores avaliaram os níveis de cortisol na urina dos cães, que é um hormônio liberado em momentos de estresse.

Entretanto, foi descoberto que os níveis de cortisol também aumentam após os cães fazerem exercícios e quando ficam entusiasmados. E fornecem uma indicação de agitação sem especificar as razões emocionais disso.

Esse estudo foi feito com pesquisadores da University of Lincoln, University of Birmingham, Queen’s University Belfast e Royal Veterinary College.

Dr. Lisa Collins, da University of Lincoln, disse:

 

Muitos tutores acham que deixar seus cachorros em um canil é uma experiência estressante. Entretanto, esse estudo sugere que, apesar dos cães terem apresentado um nível maior de agitação nos hotéis do que em casa, essa agitação não é necessariamente negativa. As razões emocionais para o comportamento e as respostas fisiológicas dos cachorros foram ambíguos, nenhuma evidência definitiva foi encontrada para sugerir que os cães estavam estressados de maneira negativa no canil.

 

O que os pesquisadores acreditam é que os cachorros ficam agitados nos hotéis por estarem em um lugar diferente, com outros cachorros e isso pode ser uma animação positiva.

 

Os cachorros também gostam de férias. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK)

Os cachorros também gostam de férias. (Foto: Reprodução / Daily Mail UK)

 

Fonte: Daily Mail UK