Você já parou para pensar quais são as fases da vida de um cachorro? Pois assim como seres humanos, eles também passam por marcos em seu desenvolvimento. Ao compreender o que ocorre em cada fase canina, o tutor poderá entender os comportamentos dos cães e proporcionar maior qualidade de vida para seu amigo.

Cada fase da vida de um cachorro, corresponde aos aspectos biológicos pré determinados para a sua formação, além de condições psicológicas que podem afetar seu desenvolvimento. Quer saber mais como ocorre cada fase de desenvolvimento do seu cãozinho? Então é só continuar a leitura desse post. Vamos lá?

Fases da vida de um cachorro – Quais são elas?

Assim como os humanos, os cachorros também passam por fases de vida. E cada uma delas é caracterizada por acontecimentos normais e esperados. Diante disso, elas foram divididas em cinco fases de desenvolvimento do cachorro: A primeira é a neonatal, até um ano de idade, adolescência, fase adulta e terceira idade.

Para entender cada uma delas, veja um aprofundamento abaixo.

Fase neonatal: nascimento aos 15 primeiros dias de vida

fases da vida de um cachorro

Cachorro brincando com filhote – Foto: Freepik

O período neonatal ocorre logo após o nascimento do cachorro. É uma fase onde o filhote depende 100% da cadela, para se alimentar, aquecer e precisa de incentivo para realizar suas necessidades fisiológicas. Neste primeiro momento, o cãozinho não vê e nem ouve, por isso, necessita do contato com a mãe, que é identificado através do cheiro.

No finalzinho dessa fase, entre os 13 a 20 dias, o filhote abre os olhinhos, começa a engatinhar e ouvir os latidos da mãe e das influências do ambiente. O leite canino é importante fonte de nutrientes, ajudando o filhotinho em seu desenvolvimento e na prevenção de doenças.

Por esse motivo, não é aconselhável retirá-lo do contato com a cadela, muito menos, oferecer outros alimentos no lugar do leite.

Filhotes: até 1 ano de idade

fases da vida de um cachorro

Criança segurando seu filhotinho de cachorro – Foto: Freepik

Passando o período neonatal, o cachorro ainda é filhote e precisa de certos cuidados, pois começa a usar os sentidos como audição e visão. Os dentes começam a crescer por volta dos 20 dias de vida, por isso recorrem a brinquedos e outros objetos para aliviar a coceira da gengiva.

É um momento de reconhecimento, necessitando o contato direto com sua mamãe e seus irmãos, para manter-se em um ambiente seguro e aprender comportamentos específicos. Antes das 7 semanas de vida do cãozinho, não é recomendável que o filhote deixe a ninhada, pois é neste momento que ocorre a socialização canina.

Portanto, após a 7ª e 12ª semanas de vida é a melhor idade para integrar o filhote a família, sendo este o período de socialização com os humanos. Ele vai aprender tudo que for ensinado nesta fase: lidar com as crianças, barulhos e até o convívio com outros animais.

As experiências traumáticas costumam ter um alto impacto entre 8 e 11 semanas. Cuidado com as situações que envolvem correr riscos. Os treinamentos para obediência devem ocorrer entre a semana 13 e 16 (3 meses), que é quando o filhote está mais rebelde, querendo morder e dominar brincadeiras.

Dos 4 aos 8 meses de vida do cachorro, podem acontecer as temidas “escapadinhas”, onde ele vai querer fugir do tutor, mesmo chamando-o pelo nome. Sendo assim, todas as coordenadas e ensinamentos devem ser realizados com o cachorro filhote, conforme o seu desenvolvimento natural canino.

Cuidados básicos nessa fase

Um dos cuidados básicos mais importantes são as vacinações e vermífugos, tomando todas doses orientadas pelo médico veterinário. A alimentação deve ser levada em consideração, apostando primeiramente na amamentação até as 8 semanas e depois introduzindo a ração para filhotes.

Adolescência: de 1 a 3 anos

fases da vida de um cachorro

Mãe e filha brincando com cachorro – Foto: Freepik

A fase da adolescência do cão é semelhante aos humanos, ele terá mais energia para brincar, podendo ser mais agressivo e ativo para realização de atividades físicas mais intensas. Apesar de não serem mais filhotes, os cães ainda estão descobrindo tudo a sua volta, seja amigos peludinhos e pessoas aleatórias.

Como estarão mais curiosos na adolescência, é comum o cachorro sair cheirando tudo a sua volta, tendo a possibilidade de se perder durante este trajeto. Por isso, o adestramento canino e investimento em segurança são bem importantes, trazendo comportamentos condicionados para um melhor convívio com sua família.

Esta é uma das fases da vida do cachorro que também marcam o começo da sua maturidade sexual, onde ele já sente o cheiro de cadelinhas no cio.

Fase Adulta: dos 3 aos 8 anos

Mão com criança brincando com filho

Mão com criança brincando com filho – Foto: Freepik

Chegando na fase adulta, o cão estará mais calmo, suas excitações por conta do período de adolescência vão diminuindo enquanto cresce. É um marco na vida do cachorro e seu tutor, onde juntos podem fazes diversas atividades de forma mais intensa, como exercícios físicos e brincadeiras.

Neste momento, será preciso introduzir uma nova orientação alimentar, como ração para cães adultos, já que corresponde a nova fase de vida do animal. Por mais que o cão foi ensinado quando filhote, podem haver alguns comportamentos negativos, que devem ser condicionados mesmo sendo adultos.

Alguns alimentos, como frutas para cachorro, podem ser inclusos como petisco. Basta escolher pelo fruto que não prejudique a saúde do cão.

Fases da vida de um cachorro – Terceira Idade: A partir dos 8 anos

cão idoso lambendo o prato

Cão idoso lambendo o prato – Foto: Freepik

Os cães a partir dos 8 anos de idade já são considerados iniciantes a terceira idade, atingindo uma média de 62 a 65 anos comparado aos humanos. Nesta fase do desenvolvimento de um cão, eles estarão mais carinhosos e mais companheiros, podendo até te acompanhar em um filme de cachorro.

Mas não pense que o cachorro só vai querer ficar deitado. É importante manter os exercícios físicos e brincadeiras que o peludinho gosta. Durante a velhice podem aparecer alguns problemas de saúde, por isso, é indispensável consultas frequentes e observação dos comportamentos do cão idoso.

A alimentação também possui um papel importante, sendo necessário trocar o tipo para uma ração sênior, sob orientação veterinária. Cada fase do desenvolvimento de um cão pode ser variada, isso porque cada cão pode agir de determinadas maneiras em cada uma delas.

Por exemplo, cães de raças menores costumam amadurecer na adolescência primeiro que os de raça maiores, e isso é considerado totalmente normal. Diante disso, mantenha o pensamento que assim como os humanos, os cachorros têm períodos para aprender a ser cão, seguindo um percurso que marca seu desenvolvimento.

Se você adotar um cão ainda filhote, irá perceber que cada uma das fases o cão vai se comportar de uma maneira diferente. E talvez estes comportamentos possam servir, inclusive, como forma de entendimento sobre a fase atual da vida do cachorro.

Essas são as fases da vida de um cachorro, cada uma delas com suas características. Comenta aqui abaixo: Qual período o seu cãozinho está?