Com herança genética de dois cachorros de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o filhote Bono dará continuidade a “tradição familiar”. Isso porque o cachorrinho também faz parte do grupos de animais treinados para buscas e salvamentos.

Neto dos aposentados Ice e Malu, ele nasceu no Rio de Janeiro. De acordo com a Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, a corporação está desenvolvendo uma linhagem própria de labradores para buscas.

A mãe do filhote, a cadela Lua é uma labradora catarinense que foi doada ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Enquanto o pai é um labrador da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Fotos: Divulgação / CMBSC

Treinamento do filhote Bono

O filhote Bono está sendo trabalhado ao lado do cabo Matheus Premoli. Segundo o bombeiro, o cachorrinho já possui uma carga genética ideal para o serviço de salvamento. Ele ainda admitiu que se sente orgulhoso ao atuar como condutor, só que entende que o seu serviço gera ainda mais expectativa. Por isso, o treinamento e a dedicação precisam ser impecáveis.

O binômio, ou seja, a dupla formada pelo bombeiro militar e o cão, estão no Sul de Santa Catarina. O cãozinho está passando por um processo de treinamento no momento. Com apenas 5 meses de idade, Bono já mostra qualidade ao longo dos treinamentos. Esses treinos são considerados grandes brincadeiras para os bichinhos e ocorrem diariamente.

Conforme Premoli, o trabalho deve se limitar ao bombeiro. Afinal, o animal precisa se divertir e passar por momentos prazerosos durante o treinamento. Além disso, o diferencial dos cães de buscas catarinense é o fato de residirem na casa dos condutores. Essa questão oportuniza a proximidade e a construção de um laço afetivo, além dos cuidados diários.

Certificação do cachorro de busca

Para trabalhar como um cachorro de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina, é obrigatório que os animais sejam submetidos a testes. As provas de certificação acontecem a partir de um ano e meio de vida.

Toda a dedicação da dupla nos treinos é voltada para essas provas. Sendo assim, o filhote passa por diferentes estilos de solos e situações. Tudo isso para que se possa aguçar a curiosidade do animal.

Em entrevista ao portal de notícias Engeplus, o cabo salientou que o filhote Bono vai se deparar com vários tipos de ocorrências. Portanto, é indispensável que seja preparado desde muito cedo. Assim, o animal já passa por trabalho de adequação e socialização todos os dias.