O 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com sede na cidade de Lages, apresentou recentemente o filhote Sasuke. O cãozinho é treinado na cidade de Otacílio Costa, pelo Soldado BM Guilherme Galli, para futuramente ser um cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Portanto, o cachorrinho faz dupla com soldado Guilherme Galli, que tem treinado o labrador para a prova de certificação. Por isso, o exame deve se suceder ainda em 2020. “Foi uma longa jornada para chegar aqui, nesse momento, e daqui para frente vamos treinar muito para trazer um bom retorno à sociedade”, explicou o soldado.

Vale salientar que o filhote Sasuke é oriundo de um canil no estado de São Paulo. Além disso, o cachorrinho conta com todas as particularidades indispensáveis o treinamento no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Filhote Sasuke

Foto: Divulgação Site Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC)

“Os Labradores são cães com bastante energia, então ele precisa de estímulo mental e físico constante, mas tem a característica principal dos cães do CBMSC: a lida com pessoas. O Sasuke gosta de estar perto do Galli e também das pessoas”, declarou o presidente da Coordenadoria de Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, coronel BM Walter Parizotto.

Ele ainda complementou: “além de todas essas características, ele é um cão com laudos negativos para as possíveis doenças comuns na raça Labrador, o que é de extrema importância para as buscas e uma preocupação do CBMSC”.

Filhote Sasuke

De acordo com informações do site oficial do CBMSC, o nome do filhote Sasuke possui origem nipônica. O termo foi selecionado em função do seu significado. Sasuke significa  “aquele que socorre, que dele esperamos socorro”. “Tem tudo a ver com o que ele vai exercer comigo”, revelou o companheirinho do cachorrinho.

Nova geração de filhotes para auxiliar bombeiros catarinenses

Todavia, área de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, é referência internacional. Com mais de 15 anos de trabalho foram realizadas muitas formas de condicionamento e treino para operações de busca. Afinal, todas essas técnicas são direcionadas para conservar o bem estar do bichinho.

No entanto, somente são utilizados nas operações, os cachorros devidamente treinados. A primeira certificação se sucede somente depois de um ano e meio de vida do animal. Nos dias de hoje, a unidade catarinense possui sete cachorros certificados. Hunter, Chewbacca, Iron, Zaara, Marley, Bravo e Jhonny.

Filhote Sasuke

Foto: Divulgação Site Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC)

Todavia, a cadela Sol completou 18 meses – a idade adequada para o processo seletivo – além de seis filhotes já em processo de treinamento. Esses bichinhos também devem passar pelo processo de avaliação ainda nesse ano, incluindo o filhote Sasuke. Além dele, os cachorrinhos mais avançados são Dante, Léia, Moana, Orio e Bono.