Se você colocou ou pensou em pôr a cadela para cruzar, provavelmente ficou naquela dúvida de quantos filhotes podem vir na primeira cria. 

Essa é uma dúvida frequente, já que muitas vezes o tutor tenta planejar o que fazer com os filhotes, se alguns vão permanecer na casa ou para adoção.  

Mas para saber quantos filhotes uma cadela pode parir em uma única ninhada é preciso levar em consideração alguns fatores, pois em uma só gestação um cachorro pode ter entre 2 a 13 filhotes.  

Números de filhotes na primeira cria 

Filhotes de primeira cria

Cadela brincando com os seus filhotes. Foto: Freepik

Durante uma primeira cria, uma cadela pode variar entre dar à luz a 2 ou até mais de uma dúzia de filhotes. Esses números vão depender de fatores como: 

  • Porte – O porte é um dos principais fatores que vão influenciar a quantidade de filhotes que uma cadela vai ter. Cães considerados mines costumam ter em média 3 a 4 filhotes por ninhada. Os cães médios são comuns parir entre 5 por ninhada. Já os de porte grande ou gigantes podem parir em média 7, mas é comum que raças maiores tenham ninhadas com mais de doze filhotes.  
  • Idade dos animais – Cadela gestante nos primeiros cios costuma ter menos filhotes do que a média para cães de sua raça. O macho também interfere na quantidade de filhotes, já que um esperma mais maduro tem maior capacidade de fecundar mais óvulos.  
  • Saúde – Uma cadela saudável influencia em uma ninhada com menos problemas de saúde.  
  • Primeira cria – É comum que a primeira ninhada de uma cadela seja em um número reduzido. Como o organismo ainda está amadurecendo é normal que esse número seja menor do que o esperado para raça ou porte.  

Saber quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria é algo incerto, já que são vários fatores que vão influenciar essa quantidade. Até mesmo para saber uma quantidade de em alguma outra cria é incerto, pois a quantidade de filhotes que uma cadela tem em cada ninhada pode sempre ser diferente.  

A melhor forma de saber quantos filhotinhos uma cadela está gerando é com uma consulta com veterinário. O profissional deve indicar um exame de imagem para ter uma ideia do tamanho da ninhada.  

Alguns cuidados durante a gestação e o parto da cadela 

Filhotes de primeira cria

Cahorrinhos – Foto: Freepik

É importante estar preparado para esse período entre a gestação e parto da cadela. Alguns cuidados precisam ser tomados para proteger a mãe e os filhotes. 

Durante a gestação é importante que a cadela esteja bem cuidada, com uma dieta nutricional adequada, vacinação, controle parasitário e com um veterinário de confiança para acompanhar o animal durante toda a gestação e o parto.  

A gestação de uma cadela dura em torno de 58 a 63 dias. 

Filhotes de primeira cria

Cadela e seu filhote – Foto: Freepik

Durante os últimos dias de gestação, o guia deve reparar um lugar tranquilo para que ocorra o parto natural. 

Em alguns casos será necessário a presença de profissionais, principalmente em partos de cães pequenos ou com grande ninhada. Essas gestações precisam de mais atenção e é provável a necessidade de uma interferência humana.