Qualquer pessoa que decida cuidar de um animal de estimação deve ter noção de quais serão  suas obrigações. Afinal, a sentença do famoso livro “O Pequeno Príncipe” não poderia ser mais assertiva. “Você será eternamente responsável por aquilo que cativa”. E isso também se aplica quando se tem um pet por perto. Por acaso, você conhece algumas formas para acalmar o seu cão?

Isso mesmo! Porque o seu amiguinho de quatro patas tende a ficar mais emotivo ou nervoso em determinadas situações. Provavelmente, você já sabe que os bichinhos se assustam muito com os fogos de artifício na virada de ano ou em alguma data comemorativa. É indispensável ter noção do que fazer para reverter esse quadro de forte emoção.

Ninguém gosta de ver um ente querido sofrendo ou muito estressado, não é? Porém, há ocasiões inevitáveis que se deve trabalhar para amenizar qualquer reação excessiva do pet.  Sair para o trabalho, a faculdade ou qualquer outra atividade tende a se tornar algo complicado se nada é feito para remediar essas despedidas.

 4 formas para acalmar o seu cão

Você quer compreender o que fazer para impedir que o seu cachorro passe por esses perrengues? Então, descubra a seguir quatro formas para acalmar o seu cão e tornar a relação ainda mais equilibrada.

Confira quatro formas para acalmar o seu cão

1 – Evite as despedidas

Como citado anteriormente, as despedidas podem representar um grande problema emocional para os pets. Portanto, você não deve transformar as suas saídas de casa em um grande evento. Essas idas e vindas podem se tornar traumáticas para o bichinho.

O ideal é que o seu pet compreenda gradativamente que não é assustador ficar sozinho por algum tempo. Não exagerar a cada saída da sua residência é um bom primeiro passo.

2 – Aposte nas boas distrações

Outra das formas para acalmar o seu cão é investir nas distrações, sobretudo, quando você necessita fazer algo na rua. O segredo é deixar o seu parceirinho envolvido com alguns brinquedos ou itens com petiscos. Mas, você não deve exagerar na quantidade de ração usada para distrair o seu bichinho.

3 – Não repreenda tanto

Normalmente, os animais tendem a demonstrar os seus sentimentos de maneira bem eufórica e até barulhenta. Procure assimilar e não se exceder nas reprimendas ao seu companheiro de quatro patas. Quando os latidos são mais excessivos, a chamada de atenção pode causar ainda mais angústia ao cachorro.

4 – Passeios ao ar livre

Essa é uma das formas para acalmar o seu cão, porém também pode servir para você. Afinal, você também pode ter estresse acumulado depois de um dia atribulado no serviço, estudo e nos seus afazeres. Saia para passear e brincar ao ar livre com o seu melhor amigo quantas vezes puder por dia.

 4 formas para acalmar o seu cão

Afinal, a atividade física facilita a liberação de endorfina. Basicamente, a endorfina é o hormônio relacionado a sentimento de bem estar e contentamento. E esse efeito ocorre tanto no seu organismo quanto no do seu cachorro! Portanto, as caminhadas ou corridas podem ser benéficas para que ambos recuperem a calma e voltem mais leves para casa.