Enquanto os donos de cães amam seus companheiros peludos, qualquer dono de cachorro lhe dirá que lidar com pelos é uma luta constante. Os donos de cachorros encontram pelos em toda parte: no carro, nas roupas e nos móveis. Uma maneira de lidar com um cão é escolher um tecido para repelir pelos do cachorro.

Quem tem cachorro sabe que é impossível ficar sem nenhum pelo na roupa. Especialmente se o cão está na lista de raças que mais soltam pelos. Mas nem por isso achamos bacana sair de casa com a roupa lotada de pelos. Mas existe uma solução para esse problema: a escolha de tecidos que repelem os pelos.

Tecido para repelir pelos

Veja a lista com a ordem dos tecidos que menos atraem pelos até os mais difíceis para quem tem cachorro:

  1. Couro – Os pelos dos pets não grudam no couro.
  2. Seda / Cetim / Tafetá – Os pelos escorregam na seda e em todos os tecidos feitos desse material. Mas a seda é um tecido delicado e pode sofrer com as unhas e dentes dos cães.
  3. Jeans – Jeans que não sejam brancos, pretos ou em tons escuros de azul são boas opções para tutores de cães. A maioria das cores dos pelos caninos são facilmente camufladas no jeans tradicional.

Couro

tecido para repelir pelos

Foto: Freepik

Embora tecnicamente seja uma pele e não um tecido, é considerado um tecido para repelir pelos do cachorro. Ele desliza direto para fora do material.

Além disso, se o pelo de cachorro se acumular em um móvel de couro, é fácil limpá-lo. A pele do cão contém óleo, que não mancha o couro e pode ser limpo facilmente.

Por esse motivo, o couro é uma boa escolha para os donos de cães que procuram móveis novos. Alguns couros de camurça podem ser menos repelentes do que outros tipos de couro.

Microfibra

Outro tecido adequado para repelir pelos do cachorro é a microfibra. Algumas microfibras, como aquelas com um tecido apertado, impedem a aderência de pelos soltos ao tecido.

Mesmo tecidos de microfibra mais soltos são fáceis de limpar; por isso, se o pelo do cão ficar grudado no tecido, simplesmente limpe o tecido com um pano.

Além disso, a aspiração é segura para microfibras – quando as peles de cachorro se acumulam, é fácil aspirá-las do tecido.

Seda ou mistura de seda

cachorro dormindo

Foto: Freepik

Devido à sua textura naturalmente escorregadia, a seda é uma escolha razoável. É relativamente resistente ao acúmulo de pelos de cachorro.

É importante observar que, embora a seda ajude a repelir pelos do cachorro, uma mistura de seda provavelmente será uma opção mais acessível e duradoura.

Jeans

O jeans é durável e fácil de limpar. Você pode limpar o jeans limpo com água e sabão neutro ou uma pasta de bicarbonato de sódio. E a trama firme do tecido facilita a aspiração de qualquer pelo perdido.

Tecido para repelir pelos: Quais evitar?

cachorro no sofá

Foto: Freepik

Quando você está tentando escolher um tecido que repele pelos do cachorro, é tão importante saber o que não escolher quanto saber quais tecidos são adequados.

  • Evite tecidos muito texturizados, pois os pelos dos cães podem ficar presos no fio.
  • Pule tecidos de luxo, como veludo. Estes tecidos são como ímãs para pelos de cães.
  • Outros tecidos para evitar são sintéticos como acrílico, poliéster e nylon. Eles aumentam o potencial de aderência estática, o que atrairá pelos e peles de cachorro mais do que o habitual. O mesmo vale para roupas sintéticas, como calças de poliéster e jaquetas de lã.
  • As malhas também são uma péssima escolha, porque o pelo pode ficar embutido no tecido.

E se você quer mais uma ajudinha, veja a lista de raças de cachorros que soltam menos pelo clicando aqui.