O vômito em gatos é um ato reflexo, seguido de uma contração do abdômen, onde o animal expele o conteúdo ingerido de seu estômago. Veja o que fazer ao ver o gato vomitando comida inteira.

Isso pode ocorrer devido a um alimento tóxico ou estragado, um corpo estranho, um vírus ou até mesmo o efeito colateral do tratamento veterinário.

Portanto, é essencial examinar cuidadosamente o conteúdo da rejeição para ter uma ideia do estado de saúde do seu animal antes de se alarmar.

Gato vomitando comida inteira: causas

gato pequeno

Gato pequeno. Fonte: Freepik

Quando seu gato vomita, você precisa tentar entender o porquê. Somente a observação cuidadosa do comportamento de seu animal e das circunstâncias que o levaram a vomitar permitirá que você determine se seu animal de estimação precisa de cuidados veterinários ou não.

Vamos descobrir as principais causas.

1. Regurgitação

Vômito de gato não deve ser confundido com regurgitação simples. Um gato vomitando expele o conteúdo de seu estômago por meio de uma contração de seu abdômen, enquanto a regurgitação é uma rejeição passiva simples que ocorre sem contração depois que o gato comeu sua comida.

A regurgitação em gatos é um fenômeno comum e natural.

Por outro lado, é necessário vigiar o estado de saúde do gato que vomita, para evitar, em caso de doença, que o seu estado se agrave.

Veja o que acontece:

  1. O gato come tão rápido que engole a comida sem mastigar e ingere muito ar ao mesmo tempo.
  2. É provável que grandes pedaços de comida e ar subam pelo esôfago.

Solução

Aqui estão algumas dicas simples para reduzir o risco de regurgitação, se o problema do seu gato for causado por comer muito rápido.

  • Sirva refeições menores, mas mais frequentes, até notar uma desaceleração no ritmo de alimentação.
  • Em vez de colocar a comida em uma tigela funda, espalhe a ração em uma superfície grande e plana.

2. Transição para um novo alimento

gato lindo

Gato lindo. Fonte: Freepik

A mudança para uma nova comida de gato, se feita muito rapidamente, pode ser outra causa de regurgitação em gatos.

Para evitar esse tipo de desconforto, misture quantidades crescentes do novo alimento com quantidades decrescentes do antigo, por um período de sete dias.

Se o seu gato parecer indisposto depois de comer, ou estiver vomitando constantemente, leve-o ao veterinário imediatamente.

  • Veja também: Gatos persas: a história da raça mais antiga da família dos felinos

3. Sintoma de certas doenças

Além desses casos bastante frequentes que não devem assustá-lo, o vômito do seu animal de estimação pode ter causas mais sérias.

Eles podem ser causados ​​por:

  • Intoxicação alimentar;
  • Alergia;
  • Parasitas;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Inflamação do estômago ou esôfago.

Certas condições também podem causar vômitos em gatos:

  • Pancreatite (comum em gatos);
  • Distúrbios da tireoide;
  • Insuficiência renal;
  • Câncer gastrointestinal.

É necessário levar em consideração a frequência dos vômitos, o período do sintoma, o volume, seu conteúdo (cor, elementos não digeridos, presença ou não de sangue, etc.), mas também as circunstâncias do vômito (trocar alimentos, estresse, tratamento veterinário, ingestão de corpos estranhos, etc.).

Fique alerta se o seu gato estiver vomitando

gato de pelo bonito

Gato de pelo bonito. Fonte: Freepik

Então, o que fazer se o seu gato estiver vomitando? Acima de tudo, reserve um tempo para observá-lo: se notar que ele parece cansado, sem apetite ou com febre, você terá que se apressar em levá-lo ao veterinário.

Outros sinais, como diarreia ou presença de sangue em alimentos rejeitados, devem fazer com que você tenha a mesma atitude e leve-o o mais rápido possível.

Caso contrário, continue a monitorá-lo e não o deixe comer imediatamente para dar tempo ao estômago para descansar.

Em seguida, dê-lhe refeições leves por alguns dias para evitar que o vômito volte. Em geral, uma dieta muito rica ou muito gordurosa também não é recomendada. 

Como agir quando meu gato vomitar?

gato cinza

Gato cinza. Fonte: Freepik

Nem sempre é fácil saber o que fazer quando o gato está vomitando. Devemos nos preocupar? O que ele está fazendo? Aqui estão nossas dicas.

  • Deixe seu gato em paz: quando seu gato vomita ou tenta vomitar, o evento geralmente é doloroso, estressante e traumático para ele. Não repreenda seu gato e deixe-o se recuperar calmamente.
  • Observe o vômito do seu animal. Se for pelo, está tudo bem. Se for comida, ele pode ter se alimentado com pressa ou em uma situação estressante, o que o deixou perturbado. Por outro lado, se detectar alguma anomalia, como corpo estranho, consistência preocupante ou tonalidade rosada, consulte imediatamente o veterinário.
  • Fique de olho no seu pequeno companheiro. Mesmo que seja vômito não preocupante, certifique-se de que ele não desenvolva nenhum outro sintoma ou comece a vomitar novamente em breve. Em caso de dúvida dentro de 24 a 48 horas, consulte o veterinário.
  • Pergunte a si mesmo sobre as mudanças recentes que seu gato sofreu. Nova dieta? Mudança de casa? Novo animal em casa? Morte de outro animal? Seu gato pode estar estressado ou sensível ao ambiente a ponto de vomitar.
  • Certifique-se de sempre deixar uma fonte de água limpa e fresca ao alcance de seu gato. O vômito tende a desidratá-lo.