Há períodos em que os gatos perdem pelosa mais do que o habitual: nestes casos é importante perceber qual a causa e quando procurar o veterinário.

Muitas vezes acontece com quem mora com um ou mais gatos em casa: os gatos de repente começam a perder muito mais pelo do que o normal , enchendo de pelos as roupas, os sofás, os móveis da casa.

Muitas vezes, quando encontramos tantos pelos ao redor, nos preocupamos com a saúde do nosso gato: há casos em que o gato perde mais pelo do que o normal por razões fisiológicas, mas em outros casos é possível que haja algo errado.

gato assustado

Gato assustado em cima da mesa. Fonte: Freepik

Em particular, a queda de pelo em gatos costuma estar ligada ao estresse e mudanças traumáticas para o gato: neste artigo explicamos quando você precisa começar a se preocupar e entrar em contato com o veterinário.

Sobre a alopecia felina

O estresse ou algum outro fator pode fazer com que o pelo caia, deixando uma linha fina recuando por toda parte. O mesmo pode acontecer com os gatos.

A alopecia em gatos é um problema bastante comum e pode ocorrer de várias formas. Pode ser parcial ou total, e o gato pode perder pelo de forma simétrica ou completamente aleatória.

O problema é que a perda de pelo em gatos pode ser causada por quase tudo. Alguns gatilhos requerem testes rigorosos, especialmente porque alguns gatos podem nascer com ele.

Conheça as principais causas.

1. Gatos perdem pelos devido a alergia a picada de pulgas

gato assustado

Gato assustado em cima da cama. Fonte: Freepik

Ter um cachorro e um gato, ou morar em uma área onde o gato tenha fácil acesso à rua, pode fazer com que o felino perca repentinamente o pelo.

Se o gato pode sair e se socializar na natureza ou está em contato próximo com o cão todos os dias, ele pode ser picado por uma pulga.

Agora o gato não pode perder pelo por causa das próprias pulgas. A causa da perda de pelo, neste caso, é uma alergia a picadas de pulgas.

Se um gato for sensível à saliva da pulga, ele pode desenvolver alopecia, especialmente nas costas. Infelizmente, uma pulga é o suficiente para causar uma reação bastante desagradável e às vezes prolongada.

É por isso que é imperativo mostrar o seu gato a um veterinário imediatamente para evitar maiores danos à pele e ao pelo.

Felizmente, essa condição pode ser facilmente tratada com alguns remédios contra pulgas e shampoo.

Se a coceira persistir e a queda de pelo for excessiva, é preciso ir ao veterinário.

2. Gatos perdem pelos devido a carrapatos

gato assustado

Gato assustado com coleira. Fonte: Freepik

Carrapatos são comuns na maioria dos mamíferos e, quando sua população aumenta dramaticamente, podem causar coceira intensa, lesões na pele e tufos de pelo, entre outras coisas.

Infestações de carrapatos geralmente ocorrem quando o sistema imunológico de um gato não está funcionando corretamente. Por causa disso, não é incomum que gatos ou felinos sofram de alguma outra doença sob estresse.

Na maioria dos casos, a infestação por carrapatos é evidente ao redor das pálpebras, cabeça e pescoço do gato. Além de perder bolas de pelo, sua pele também ficará escamosa, danificada e com crostas.

Para confirmar a presença e determinar o tipo de carrapato que causa o problema, o veterinário irá raspar a pele. Às vezes, a análise do pelo também pode ajudar na identificação.

Também pode ser necessário fazer um exame de urina para descartar outras condições com sintomas semelhantes.

A boa notícia é que 90% dos casos de sarna demodécica desaparecem com o tempo.

3. Infecção fúngica (micose)

gato lindo

Gato lindo. Fonte: Freepik

Uma infecção fúngica que pode ser facilmente transmitida aos humanos. Os gatos geralmente ficam doentes pelo contato com outros animais infectados. A partir daí, a infecção se espalha e pode causar estragos em sua casa, quer você tenha um gato ou cachorro.

A perda de pelo é o sintoma mais comum. Uma infecção por micose faz com que o pelo se torne bastante quebradiço, por isso ele se quebra.

As áreas ao redor dos pés, orelhas e rosto são as mais comumente afetadas.

A pele também mostra sinais de infecção; orelhas, pés e partes do rosto podem parecer ligeiramente avermelhados e pode haver crostas brancas ou cinza. Em geral, a pele sem pelos parecerá seca e escamosa.

Em busca de uma resposta para a pergunta, “por que o pelo do meu gato cai?” esta infecção é a maior bandeira vermelha.

4. Gatos perdem pelos devido a alergias

gatos perdem pelos

Gato de pelo bonito. Fonte: Freepik

Se o seu gato for alérgico a poeira ou pólen, a algo na comida ou a certos medicamentos, seu corpo começará a coçar.

Os alérgenos comuns incluem carne, laticínios e peixes. Para ter certeza de que a comida de gato não é mais adequada, você pode tentar mudar para outras marcas por um tempo.

Além disso, alergias ambientais, como esporos de fungos e grama também podem causar alergias.

Para confirmar a alergia, o veterinário examinará o gato e todo o seu histórico médico. Às vezes, um teste sorológico de alergia podem ajudar a determinar a causa.

No entanto, o tratamento depende do alérgeno e do nível de sensibilidade.

5. Desequilíbrio hormonal

gatos perdem pelos

Gato cinza. Fonte: Freepik

Agora, procurando uma resposta para a pergunta de por que meu gato está perdendo pelo, não se surpreenda se você vir hipertireoidismo na lista de causas comuns.

Quando um gato sofre de superprodução de T4, sua pelagem geralmente cai. Este é apenas um dos sintomas de uma glândula tireoide hiperativa.

Para diagnosticar a doença, o veterinário não deve apenas verificar os níveis hormonais, mas também descartar insuficiência renal e diabetes. Ambas as condições apresentam sintomas comuns.

Por outro lado, um gato pode sofrer de desequilíbrios hormonais não relacionados à glândula tireóide.

Seus níveis de esteróides podem ser altos, fazendo com que os folículos capilares morram, geralmente de forma simétrica.

Uma das causas mais comuns é a doença de Cushing, um distúrbio metabólico que pode ser difícil de diagnosticar.

Ele compartilha muitos sintomas com o diabetes, mas também pode causar perda de pelo e pele fina e frágil.

Em ambos os casos, medicamentos e cirurgia são possíveis. Se for hipertireoidismo, o gato também pode receber terapia com iodo radioativo.

6. Câncer

gatos perdem pelos

Gato lindo fazendo pose. Fonte: Freepik

Em alguns casos raros, os gatos que desenvolvem câncer também podem sofrer de alopecia. Isso é causado principalmente por neoplasia, a presença de crescimentos anormais que ocorrem devido à divisão celular descontrolada.

Além disso, os gatos podem desenvolver alopecia (a pele fica úmida, mas com coceira) devido ao câncer pancreático, carcinoma intestinal metastático ou carcinoma do ducto biliar.

7. Gatos perdem pelos devido a nutrição pobre

Finalmente, a má nutrição pode ser o problema. A ração comercial hoje em dia está cheia de recheios que “agregam volume” ao produto final, mas tem pouco ou nenhum valor nutricional.

Por causa disso, os pelos do gato costumam ser prejudicados quando ele ingere alimentos de baixa qualidade.

Por pior que pareça, a perda de pelo é reversível. Você terá que mudar a ração do seu gato para uma marca mais saudável de comida de gato.

Se uma condição médica subjacente está impedindo seu gato de absorver nutrientes, seu veterinário terá que lidar com isso primeiro.