Às vezes, é necessário determinar de forma independente a Idade do pet. Por exemplo, você tirou um animal de estimação de um abrigo sem documentos ou pegou um cachorro vadio na rua. E é aí que surge a dúvida sobre a idade exata. Mas existem sinais confiáveis ​​para definir a idade dos cães? Vamos descobrir!

1. Por que é importante saber a idade do cachorro?

chow chow

Cachorro sentado – Foto: Freepik

Saber a idade do cão permitirá:

  • Escolher o cuidado e abordagem corretos para o animal de estimação;
  • Não perder o período de criação e socialização do filhote;
  • Saber o tempo necessário para a vacinação oportuna;
  • Determinar o melhor período de acasalamento para a cadela;
  • Esterilizar o animal a tempo.

2. Idade do cachorro x idade humanos

Lulu da Pomerania

Lulu da Pomerania – Foto: Freepik

Você está se perguntando quantos anos seu amigo de quatro patas tem, traduzido para a idade humana?

Para obter a idade humana equivalente a um animal de estimação, você só precisa multiplicar por 7 ou 6.

Compare: os cães superam a maioridade já aos dois anos, quando as pessoas precisam de 18 anos para isso. Aos 18 meses, o cão se sentirá tão revigorado e alegre quanto uma pessoa aos 20.

É impossível comparar as idades humana e canina (ou felina) com 100% de objetividade, então nos contentamos com esses cálculos que são bastante realistas.

3. Determine a idade do filhote

filhotes na barriga da cadela

Cadela com seus filhotes – Foto: Freepik

Descobrir quantos meses um filhote tem não é tão difícil quanto um cão adulto.

  • Um filhote recém-nascido tem seus olhos fechados e não há nenhum dente. O cachorrinho ainda não anda e na maioria das vezes ele dorme.
  • O filhote apenas chia baixinho para atrair a atenção de sua mãe. Com a ajuda do toque, ele encontra os mamilos da mãe, se alimenta apenas de leite materno. Ele permanecerá assim até cerca de 2-3 semanas de vida.
  • Após as primeiras semanas, os olhos do filhote abrem gradualmente, mas ele ainda não consegue ver totalmente. Gradualmente, ele distingue entre sons e cheiros.
  • Desde o primeiro mês de vida, o filhote começa a andar e a aprender sobre o mundo ao seu redor.
  • A idade exata de um mês a um ano pode ser determinada pela condição de seus dentes.
  • Até 2 meses, o animal só tem dentes de leite. A partir do segundo mês de vida, os dentes de leite são substituídos por molares.
  • Antes de 1 ano, o cão deve ter molares totalmente formados. Os filhotes começam a puberdade entre 6 e 12 meses.
  • De 1 a 2 anos, o cão é considerado um “adolescente”. Cães de raças grandes e médias param de crescer nessa idade. Os cachorros de raças grandes continuam a desenvolver-se até aos 2 anos de idade. A partir dos dois anos, o animal é considerado adulto.

Idade do pet – Olhos

descanso

Cachorro na almofada Foto: Freepik

O cachorro permanece sem enxergar até 10-20 dias de vida. Antes do primeiro mês, os olhos devem abrir.

A cor turva e azul-acinzentada permanece até um mês. A clareza dos olhos é inerente aos cães a partir de um mês. Vale a pena prestar atenção no olhar do cachorro.

Ouvidos

Nos primeiros dias de vida, o cachorro não ouve nada. O filhote começará a reconhecer os primeiros sons somente a partir da segunda semana de vida e a ouvir totalmente por volta do 1º mês. Conforme o filhote cresce, as orelhas crescem.

Idade do pet – Peso

cadela não quer amamentar

Filhotes – Foto: Freepik

Obviamente, o peso de um filhote de cachorro pequeno será diferente do de um cão adulto. Existem tabelas de pesos aproximados para raças pequenas e grandes em todas as idades.

Para raças de grande e médio porte, outros parâmetros são apresentados. Sabendo quanto um cão de uma determinada raça deve pesar na maturidade, você pode descobrir se ele atingiu a idade adulta canina.

Você precisa ter um cuidado especial com raças gigantes, pois suas dimensões se desenvolvem muito rapidamente.

4. Determinando a idade do cachorro adulto

cadela, idade do cachorro

Cadela no lençol – Foto: Freepik

É mais difícil saber exatamente quantos anos um cão vive após três anos de idade. O fato é que a idade de um cachorro é lida principalmente pelos dentes. Após a formação de todos os molares, o animal não sofre alterações por um longo tempo.

O cão se desenvolve plenamente durante o segundo ano de vida. Um cão que atingiu não apenas a maturidade sexual, mas também a maturidade comportamental é considerado totalmente maduro.

Um cão adulto se distingue de um filhote por uma mudança de atitude no comportamento com os outros.

Idade do pet – Pelo peso

Dogue Alemão, idade do cachorro

Dogue Alemão – Foto: Freepik

Determinar os anos do cachorro, com base no tipo de pelagem, é a última coisa a fazer. Seu estado é influenciado pelo cuidado com o animal, pela saúde em geral, pela raça.

Em cachorros de até 6 meses de idade, o pelo é fofo e macio. Mesmo um cão jovem pode ter uma pelagem muito grossa ou cinza se não for banhado por muito tempo.

Aos seis meses, os cães começam sua primeira muda. Dê uma olhada mais de perto no rosto do cachorro, geralmente pelos grisalhos aparecem lá.

Cio e idade do pet

pastor alemão preto, idade do cachorro

Pastor alemão – Foto: Freepik

As cadelas atingem a puberdade muito mais cedo do que os machos. Na idade de 6-8 meses, as fêmeas começam seu primeiro cio. Se você notar um animal no cio, significa que ele definitivamente tem mais de 8 meses. É importante monitorá-la todo esse tempo e evitar uma gravidez precoce.

Apenas uma fêmea que já atingiu os 18 meses de idade é adequada para a reprodução. Recomenda-se também que os machos sejam cruzados somente após atingirem a idade de dois anos.

Quando um cachorro é considerado idoso?

ensinar um cão idoso a fazer as necessidades no lugar certo

Cão idoso – Foto: Freepik

O cachorro pode ser considerado idoso quando atinge a idade de sete anos. Sinais característicos de que o cão envelheceu:

  • O animal fica menos ativo, dorme muito, não quer andar por muito tempo;
  • O pelo grisalho no rosto aparece no animal de estimação ao atingir a idade de 6-7 anos;
  • Deficiência auditiva e visual;
  • Surdez parcial;
  • O temperamento muda, o animal fica mais lento;
  • Apetite diminuído;
  • Não há impulso sexual e desejo de brincar e conhecer outros cães.

Condição muscular

Nas pessoas, os músculos enfraquecem com a idade. O mesmo acontece com os animais, quanto mais velho o cão, mais fracos se tornam seus músculos. O tônus ​​muscular diminui, a pele perde sua elasticidade anterior.

Em um animal jovem, os músculos podem ser sentidos mesmo com toques leves. Um cachorro jovem vai brincar e brincar mais, e um animal de estimação mais velho não vai mostrar nenhuma agilidade e entusiasmo, uma vez que a força não é mais a mesma.