O Chow Chow, um dos cães mais antigos do mundo, sendo um dos primeiros a originar do lobo cinzento, é um cachorro de origem chinesa. Sua aparência, que muito se assemelha a um leão devido a juba imponente, tem como característica marcante a língua, lábios e cavidade oral de coloração azulada.

Para explicar a coloração da língua da raça, os chineses possuem uma lenda que diz que, quando Deus estava criando o Universo e resolveu pintar o céu de azul, ele teria deixado cair algumas gotas de tinta no chão que teriam sido lambidas, deixando-o assim com a língua azulada.

Curiosidade sobre a língua e boca azulada do Chow Chow. Foto: Reprodução

Curiosidade sobre a língua e boca azulada do Chow Chow. Foto: Reprodução

O real motivo da boca azul

A boca azul do Chow Chow é uma predisposição genética que causa o depósito extra de melanina (coloração) na língua. Essa característica foi perpetuada propositalmente pelos criadores. O Chow Chow não é o único a ter língua azul, ele compartilha esse privilégio com o Shar Pei.

Há ainda uma série de outras raças que podem ter pontos azulados ou pretos na língua, como o Airedale, Akita, Pastor Australiano, Bichon Frise, Bull Mastife, Collie, Cocker Spaniel, Dálmata, Doberman Pinscher, Setter Inglês, Pastor Alemão, Gordon Setter, Lulu da Pomerânia, Setter Irlandês, Labrador Retriever, Terra Nova, Pug, Rottweiler, Shiba Inu, Husky Siberiano, Mastife Tibetano, etc.