Em Punta Rocas, onde foram realizados os torneios de surfe dos Jogos Pan-Americanos, no Peru, foi possível encontrar alguns cachorros com credenciais. Rapidamente, esses mascotes do Pan se transformaram em personagens nos dias de disputa.

Com liberdade para ir e vir entre as instalações, os bichinhos chamaram tanto a atenção dos atletas quanto do público. Na capital Lima, na Vila dos Atletas, a quantidade de mascotes subiu para 13.

Além disso, os pets tiveram não só direito das credenciais, bem como até conviver com os esportistas. Afinal, os animais circulavam tranquilamente por toda a estrutura da Vila Pan-Americana.

No entanto, os animais ficavam abrigados em um local aproximadamente a um quilômetro dos apartamentos dos competidores. Esse ambiente de acolhida dos mascotes do Pan recebeu o carinhoso nome de Vila Canina.

Mascotes do Pan

Foto: FreePik

Nos últimos dias de competições, os responsáveis pela presença dos animais passaram a organizar o processo de adoção. Muitos atletas demonstraram vontade de ficar com alguns dos mascotinhos e foram entrevistados a fim de atender corretamente todos os requisitos para ficar com os “perros”. Lembrando que “perro” é cachorro em espanhol.

A presença dos Mascotes do Pan

De acordo com a delegação brasileira, os Mascotes do Pan já estavam pelas sedes das competições desde o mês de maio. Alguns dos animais estão desde o período de construção das arenas e locais de disputa. Inicialmente, a presença dos animais não foi algo planejado. No entanto, as pessoas se apegaram aos animais e resolveram cuidar deles.

De modo geral, os atletas foram muito receptivos a permanência dos animais até na Vila Pan-Americano. Alguns esportistas adoraram essa proximidade e resolveram levar alguns animais para os próprios apartamentos durante os dias de disputa. Essa relação entre esportistas e os pets foi determinante para criar um clima muito agradável na Vila dos Atletas.

Embora os cachorros tenham se instalado nos arredores das sedes dos Jogos Pan-Americanos 2019, uma equipe atuou para que tudo ocorresse de modo organizado. Ao todo, 13 cachorrinhos foram vacinados, castrados e credenciados como Mascotes do Pan. Assim, toda a documentação foi colocada em ordem visando impedir reclamações e problemas.

Mascotes do Pan

Foto: FreePik

Segundo a imprensa, Preta e Pablo foram os primeiros a se acomodar na Vila dos Atletas, ainda na época de montagem da estrutura. Por isso, se tornou muito comum encontrar cães andando pelas ruas nos arredores dos alojamentos. Posteriormente, a equipe descolou até suporte voluntário de veterinários para cuidar apropriadamente dos animais.

Pan-Americano de Lima 2019

Os Jogos Pan-Americanos de 2019, oficialmente chamados de XVIII Jogos Pan-Americanos, foi um evento multiesportivo ocorrido nos meses de julho e agosto na capital peruana, Lima. Em 17 dias de competições, aproximadamente seis mil esportistas de 41 países brigaram pelas medalhas de ouro, prata e bronze em 417 eventos de 38 modalidades.

Vale salientar que Lima foi escolhida sede dos Jogos ainda em 2013. Na época, a capital do Peru superou as cidades de La Punta, na Argentina, Santiago, no Chile, e Bolívar, na Venezuela.

Além do Pan 2019, o país também recebeu os Jogos Parapan-Americanos. O evento acontece entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro com organização e administração do mesmo comitê. Esta foi a primeira vez que uma cidade peruana foi sede de uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Todavia, Lima não foi o único local do país a contar com a disputa esportiva.

As modalidades também foram realizadas nos distritos de Callao, Huacho, Ica, Punta Negra, Cañete e Lunahuaná.

Atuação histórica do Brasil no Pan e Parapan em Lima

De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal, o Brasil realizou a sua melhor campanha da história em Jogos Parapan-Americanos nesta edição realizada em Lima. Ao todo, os representantes do país conquistaram 124 medalhas de ouro, 99 medalhas de prata e 85 medalhas de bronze.