Uma coisa é certa, sempre que estão molhados os cães se chacoalham como que querendo se secar. Você pode observar bem, todo cachorro faz isso. E, mesmo quando eles nos molham, é muito bonitinho vê-los se balançando todo para se livrar da água, não é mesmo?

Mas, você já se perguntou o que acontece com o corpo dos cães quando eles se balançam para um lado e para o outro de forma tão rápida quando estão molhados? Cientistas se perguntaram isso e pesquisaram sobre o assunto.

Os cães se chacoalham tão rápido que é difícil entender como o corpo deles se movimenta. (Foto: Reprodução / Appliancesonline Blog)

Ao vermos os cães molhados chacoalhando, tudo acontece tão rápido que temos a impressão de que todo o corpo do animal está fazendo movimentos que não conseguimos entender direito. Porém, é apenas a pele e os pelos deles que realmente estão se mexendo.

A espinha dorsal do animal se move muito pouco, o que realmente se mexe são a pele e os pelos. (Foto: Reprodução / Youtube MISH)

Durando esse chacoalhado para se secar, a espinha dorsal do seu cão se move apenas alguns poucos graus em cada direção, enquanto sua pele se move muito mais rápido e mais longe – cerca de 90 graus em cada direção.

Com aquela chacoalhada que é uma gracinha de se ver, em apenas 4 segundos os cachorros molhados conseguem se livrar de cerca de 70% da água que está em seus pelos.

Os cães conseguem se livrar rapidamente de cerca de 70% da água que está em seus pelos ao se chacoalharem. (Foto: Reprodução / Woofipedia)

Saber disso fez pesquisadores acreditarem que ao estudar a mecânica desse chacoalhado dos cães, alguém seria capaz de inventar uma nova maquinaria de secagem automática ou secadores de roupas mais eficientes.

Fonte: The Dogington Post