Foto: Reprodução / Google

Foto: Reprodução / Google

Na linguagem canina, o rosnado pode ser vários significados. Um estudo comprovou que os cachorros usam rosnados diferentes de acordo com a ocasião: o rosnado de quando está brincando não é o mesmo rosnado que o cão usa ao ver uma pessoa estranha invadindo a casa, por exemplo.

E também foi descoberto que os outros cachorros sabem diferenciar os rosnados, Os pesquisadores gravaram esses diferentes rosnados e colocaram para outros cachorros ouvirem, a reação dos cachorros mudou de acordo com o tipo de rosnado que eles escutavam.

Nessa pesquisa, foram gravados os rosnados de vinte cachorros em três situações: brincando de cabo-de-guerra com seu dono, disputando um osso com outro cachorro e protegendo seu dono de uma pessoa estranha.

O estudo, que foi liderado por Tamas Farago da Universidade Eotvos Lorand, analisou vários aspectos do rosnado: a duração, frequência e o alcance vocal.

Segundo os pesquisadores, houve uma diferença significativa do primeiro rosnado em relação aos demais. Porém, para os humanos, o segundo e terceiro rosnado são bem parecidos. Mas para os cachorros, não houve nenhuma dificuldade em diferenciar os três rosnados.

 

Referência: Live Science