Muitas vezes nos maravilhamos com a aparência de nossos cães. Eles parecem espelhar nosso comportamento e exibem as mesmas expressões faciais e emoções que sentimos, sejam felizes ou tristes. Mas os cachorros sorriem?

Quem tem cachorro diz com toda a certeza que o pet sorri quando está feliz. Mas alguns especialistas afirmam que os cães não sorriem, pelo menos não pelos mesmos motivos que os humanos.

Cachorros podem sorrir?

cachorros sorriem

Foto: Freepik

Nos lobos, a expressão que parece um sorriso indica nervosismo ou submissão em relação à outro lobo. E os especialistas acreditam que existe uma semelhança nos cachorros sobre esse comportamento. Então, quando um cão sorri quer dizer que ele estaria aceitando ser submisso ao tutor.

Na realidade, o “sorriso” indica que o cão não se sente ameaçado. Os cachorros alpha raramente sorriem, porque se vêem no mesmo patamar que os humanos e não querem demonstrar serem inferiores.

Mas é preciso tomar cuidado com aquele “sorriso” em que o cão mostra todos os seus dentes, porque isso tem outro significado. Nesse caso, ele quer que você se afaste e está se preparando para um possível ataque.

Com toda essa explicação lógica, os especialistas também nos dão um pouco de crédito pelo sorriso contente dos cães.

Normalmente, quando vemos um cão sorrindo, fazemos carinho ou damos um petisco. Como os cachorros são ótimos observadores, logo associam essa atitude com algo positivo e acabam sorrindo para conseguir o que querem.

Os cachorros sorriem? E outros animais?

Foto: Freepik

Durante muito tempo, pensamos que apenas os humanos podiam rir. No entanto, pesquisas sobre comportamento de primatas não humanos descobriram que chimpanzés, gorilas e orangotangos riem de brincadeiras quando fazem cócegas. Além disso, outras pesquisas sobre chimpanzés descobriram que eles podem sorrir da mesma maneira que os humanos.

Vários estudos também mostraram que ratos domesticados emitem um som agudo quando fazem cócegas que se assemelham ao riso humano.

Ainda há muito mais a ser estudado nessa área e pode haver outras descobertas que mudam a maneira como percebemos se os cães podem rir.

Como soa um riso de cachorro?

Foto: Freepik

Todo riso é um som emitido pela expiração e inspiração do ar. Risos humanos são feitos quando os músculos do peito extraem o ar da caixa torácica, criando um som “ha ha” vocalizado. O riso do cão é criado ofegando sem qualquer vocalização, criando um som mais “hhuh hhah”.

Alguns donos de cães querem tentar imitar o riso do cão para criar um vínculo com seus cães. Para fazer isso, faça lábios levemente arredondados para o som “hhuh”, abra a boca e faça um leve sorriso para o som “hhah” e alterne entre os dois.

O som deve ser ofegante sem emitir ruídos reais – pense nisso como ofegante. Alguns donos de cães afirmam que seus cães respondem a ele sentando-se, abanando as caudas e se aproximando para investigar o barulho.

Os cachorros sorriem?

Foto: Freepik

A mídia social está cheia de fotos de cães que parecem sorrir, mas parece que, assim como na risada, os cães não podem sorrir da mesma maneira que os humanos.

No entanto, os cães podem fazer com que seus rostos pareçam sorrir. Isso acontece quando eles abrem a boca e puxam os lábios, deixando a língua passar sobre os dentes. Esse “sorriso de cachorro” geralmente ocorre em situações em que eles estão relaxados e parecem felizes, e é por isso que os donos de cães pensam que é um sorriso.

Esses “sorrisos de cachorro” também ocorrem frequentemente em resposta a um sorriso humano, que é um fenômeno chamado contágio do riso. Os cães podem parecer sorrir porque nós sorrimos para eles.

Como você sabe se o seu cão está feliz?

Se os cães não conseguem rir ou sorrir como os humanos, como mostram felicidade? Muitas pessoas pensam que os cães abanam o rabo para mostrar felicidade, mas isso não é necessariamente verdade. Os cães usam suas caudas para uma variedade de comunicações e a mensagem depende da posição da cauda.

  • Uma posição neutra, onde a cauda é mantida naturalmente, significa que o cão está relaxado.
  • Quando os cães deixam cair a cauda para uma posição mais baixa, é um sinal de submissão e ansiedade.
  • E quando eles levantam as caudas no ar, é um movimento agressivo ou dominante. Abanar a cauda está ligado à excitação.

Em vez de se concentrar se seu cão está sorrindo ou rindo, faz mais sentido olhar para a linguagem corporal e as ações do cão para ver se ele está feliz. Você pode observar todo o corpo em busca de sinais como cauda abanada, boca aberta e pose relaxada.