X

Conte com uma patinha para superar medo de avião

Conte com uma patinha para superar medo de avião

Quando o pânico dificulta o cotidiano e atrapalha que alguém efetue algumas atividades, é classificado como um transtorno mental. Esse transtorno ou fobia pode envolver objetos, ações, indivíduos e ambientes. A aerofobia é o medo de andar de avião ou qualquer outro tipo de aeronave. Já pensou em contar com uma mãozinha ou uma patinha para superar medo de avião?

Vale salientar que esse medo de voar é algo relativamente presente entre os brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pelo Ibope, 42% da população nacional possui a fobia de estar nas alturas. As pessoas que sofrem com essa dificuldade enfrentam diversos sintomas. Por exemplo: não descansar na véspera de sua viagem, não sentir fome e até desenvolver taquicardia e tontura.

Antes de entrar na aeronave, esse medo cresce consideravelmente e pode desencadear uma crise aguda de ansiedade. Por conseqüência, a pessoa também desenvolve outros sinais físicos de desconforto, como dor de cabeça, sudorese, enjoo e problemas digestivos.

Conforme a pesquisa do Ibope, a aerofobia pode ter a ver com outros medos, como a agorafobia e a claustrofobia (pânico de ficar em locais fechados). Além disso, a fobia de voar pode ter inúmeros motivos para se manifestar em um individuo e não se limita ao receio de uma queda, por exemplo.

Se quase metade dos brasileiros lida com essa dificuldade para embarcar, a quantidade de pessoas afetadas ao redor do mundo é gigantesca. Por isso, um aeroporto na Escócia criou uma iniciativa muito fofa para ajudar a tranquilizar os seus passageiros. Tudo passa por ter uma patinha para superar medo de avião. Como assim?

Aquela patinha para superar medo de avião: entenda!

A aerofobia é algo bastante relevante entre os passageiros. Portanto, muita gente cria alternativas para controlar o nervosismo e se acalmar antes de levantar voo. Será que contar com uma patinha para superar medo de avião seria ainda mais útil?

Desde maio de 2019, as pessoas que passaram pelo Aeroporto de Aberdeen, situado na Escócia, podem experimentar um programa inovador com amiguinhos de quatro patas.

Uma equipe de cachorros, que faz parte dos serviços terapêuticos da Canine Concern Scotland Trust, estará atendendo no local. O objetivo é que as pessoas possam brincar com os bichinhos e consigam aliviar a tensão antes de entrar na aeronave.

Os cachorros estão devidamente uniformizados com bandas e jaquetas visando facilitar a identificação para o público. Além disso, a equipe canina estará sempre acompanhada de guias em coleiras.

De acordo com informações divulgadas pelos organizadores do projeto, a simples ação de fazer carinho em um cãozinho rende efeitos positivos para o corpo humano. Para quem sofre da aerofobia é de grande valia poder se distrair de uma maneira tão especial quando se está nervoso ou preocupado com uma viagem.

Inicialmente, a equipe canina vai conta com 14 animais entre golden retriever, pastor alemão, beagle e outros. A ação experimental se estenderá até o final do mês de junho com a presença de dois bichinhos aeroporto. Assim, os passageiros terão todos os dias aquela patinha para superar medo de avião.