A tragédia de Brumadinho ainda está muito viva na memória de milhares de pessoas. A ruptura da barragem afetou e tirou centenas de vidas humanas e animais. Por isso, uma feira de adoção foi promovida recentemente na região. O evento com pets de Brumadinho ocorreu Fazenda Abrigo de Fauna, que fica na cidade mineira, na região Sudeste do Brasil.

Vale salientar que o evento foi aberto ao público e contou com a presença de 270 pessoas interessadas em acolher um bichinho sobrevivente. Infelizmente, muitos animais perderam a vida durante a ruptura da barragem. Cerca de 500 bichinhos foram resgatados entre mamíferos, aves e répteis.

Pets de Brumadinho reencontram tutores e ganham novos lares em feira de adoção

Foto: FreePik

Ao todo, 95 animais estão a procura de um novo lar, 70 cachorros e 25 gatos de filhotes até adultos. Esses bichinhos foram salvos em regiões em contato com rejeito, ou levados pela comunidade para o evento. Todos foram vacinados, castrados e vermifugados.

Pets de Brumadinho

De acordo com reportagem do jornal O Tempo, 45 bichinhos encontraram uma nova família. A boa notícia é que cindo dos animais resgatados se reencontraram com os seus antigos tutores e voltaram aos seus lares. Ainda segundo a matéria, os cães e gatos acolhidos passarão por monitoramento nos primeiros seis meses.

O intuito deste acompanhamento é assegurar que todos se adaptem as novas casas e estejam sendo muito bem cuidados. Por isso, as pessoas interessadas na adoção foram submetidas a um processo. Ou seja, todos foram entrevistados e receberam uma cartilha com orientações especiais que os pets de Brumadinho precisam ter após a tragédia.

Tanto a feira de adoção quanto esse cuidado posterior tem o intuito de oferecer um novo lar pelos animais abrigados na Fazenda Abrigo de Fauna e no Hospital Veterinário.

Reencontros

A feira de adoção oportunizou que cinco famílias reencontrassem os seus bichinhos de estimação. No entanto, esses casos não foram os únicos. Até o momento, cerca de 110 animais resgatados na cidade foram devolvidos aos seus tutores.

Vale salientar que uma campanha local foi promovida a fim que os habitantes reconhecessem os bichos acolhidos nos últimos anos. Além disso, esse movimento para favorecer a devolução dos animais aos seus respectivos lares contou ainda com carros de som, inserções em rádio e livros com fotos distribuídos em vários pontos de atendimento da região.

Tragédia de Brumadinho

Na tarde do dia 25 de janeiro de 2019, a barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, se rompeu e provocou uma gigantesca avalanche de rejeitos de minério de ferro. A barragem pertencia a Vale, mineradora multinacional brasileira.

A tragédia se transformou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil. De acordo com as autoridades do estado de Minas Gerais, o número de vítimas da tragédia é de 249 atualmente.

No entanto, outras 21 pessoas ainda estão desaparecidas ou sem identificação. Membros do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais ainda trabalham na região afetada.  Antes do rompimento em Brumadinho, a tragédia de Mariana, em 2015, era até então, o mais grave desastre ambiental da história provocado por vazamento de minério.