Não é uma regra, mas você já deve ter reparado que alguns cachorros conseguem fazer uma bagunça bem grande na hora de comer e de beber água. Fica resto de ração e respingo de água por todo lado no local onde estão os potinhos dos cães.

Mas, você já se perguntou se isso é normal e por qual motivo pode acontecer?

(Foto: Reprodução / Mascotasneiva)

Assim como os humanos, alguns cachorros e gatos podem ser mais desleixados e, consequentemente, acabar fazendo mais sujeira na hora de comer. Eles podem deixar escapar um pedaço de comida da boca, babar e espalhar água. Porém, a bagunça na hora da alimentação também pode ter causas médicas.

Certas raças específicas de cães e gatos podem ser mais bagunceiras e sujar mais na hora de comer por conta de problemas relacionados à sua formação facial. Cães da raça Pug e gatos Persa, por exemplo, costumam ter mais dificuldade em manter a comida dentro da boca por tempo suficiente para mastigá-la de forma correta e por isso acabam fazendo muita sujeira.

Outras condições também podem fazer com que os animais façam uma sujeira grande na hora de comer, principalmente se eles sentirem alguma dor ou incomodo na hora da alimentação.

(Foto: Reprodução / Shutterstock / Jaromir Chalabala)

Um dos sintomas de que o pet está sentindo alguma dor ou algum problema é quando ele mostra bastante interesse pela comida, mas come muito pouco ou nada. Isso mostra que ele está com fome, mas que não consegue comer.

Eles podem até colocar a comida na boca e tentar comer, mas não conseguem e acabam cuspindo e sujando tudo.

Além da sujeira, outro sinal de que o animal pode estar com problemas e dores é quando ele come muito devagar. Mesmo que não faça bagunça, levar mais tempo do que o normal para comer também merece ser averiguado.

(Foto: Reprodução / Love to Know)

Condições como síndrome braquicefálica, inflamações na gengiva, traumatismo oral ou facial, distúrbios no esôfago, feridas na mucosa oral e câncer de boca são algumas das que causam dor e muito incômodo durante a alimentação.

Algumas questões comportamentais também podem fazer com que o animal suje tudo na hora de comer. A ansiedade e o medo de ficar sem a comida pode fazer com que o cão coma de forma muito rápida e, com isso, faça muita sujeira. Pets que sofreram maus-tratos, que passaram muito tempo sem ser alimentados ou que vivem e se alimentam junto de outros animais podem apresentar isso.

Muitos cachorros também têm uma “mania” de pegar a comida do potinho e carregar para comer em outro lugar, o que também pode causar sujeira.

(Foto: Reprodução / pets4homes)

Existem também aqueles cachorros que sujam tudo por brincadeira. Alguns filhotes adoram brincar de ficar batendo as patinhas dentro da vasilha da água e fazem aquela bagunça.

De qualquer forma, sempre que você perceber uma mudança no comportamento no seu animal, seja ela relacionada à alimentação ou não, é importante entrar em contato com um médico veterinário para que o pet seja examinado e você saiba se existe e qual o problema.

Fonte: Vetstreet