A maioria dos tutores não tem o hábito de escovar os dentes de seus cães e isso pode resultar na halitose, mais conhecida como mau hálito.

Você provavelmente deve sentir saudades daquele bafinho que seu cachorro tinha quando era filhote. Quer saber o motivo da mudança de hálito dos cães com o passar do tempo?

A resposta é a alimentação. Os filhotes se alimentam apenas com o leite de suas mães e o único odor que suas bocas exalam é um cheiro doce de lactose.

Quando crescem, os cães comem alimentos sólidos e se não escovarem os dentes, podem ter diversos problemas bucais. Veja 4 dicas para cuidar dos dentes e gengivas dos cachorros clicando aqui.

O bafinho dos filhotes é irresistível. (Foto: Reprodução / BarkPost)

O bafinho dos filhotes é irresistível. (Foto: Reprodução / BarkPost)

Como o mau hálito se manifesta em cães?

Se o seu cão tem mau hálito, você geralmente notará isso principalmente quando seu amigo de quatro patas arrotar. No entanto, o problema também pode ser tão grave que o odor desagradável se espalha e você sente o cheiro assim que entra em uma sala onde o cachorro está.

Quais são as causas?

Em muitos casos, o mau hálito em cães pode ser rastreado até os dentes.
Restos de alimentos e corpos estranhos que se decompõem na boca podem promover um hálito desagradável, assim como a placa bacteriana.

Um dente podre ou com abscesso e, no caso de filhotes, a troca de dentes também podem ser os responsáveis. Além disso, isso pode ser um indicador de que algo está errado com sua saúde.

O mau hálito em cães pode ser um indicativo das seguintes doenças, entre outras:

  • Distúrbios do estômago, como gastrite, infecção gastrointestinal ou doença renal;
  • diabetes;
  • doença hepática;
  • amidalite;
  • Inflamação da mucosa oral;
  • eczema labial;
  • Doenças dos dentes e da dentição.

Em alguns casos é possível tirar conclusões sobre a causa do tipo de mau hálito.