Quem tem cachorro provavelmente já foi recebido com uma bela lambida no rosto quando chegou em casa ou foi acordado dessa maneira e se perguntou: “por que meu cachorro adora me lamber?”

Bem, esse é um comportamento muito comum e não é um enigma tão grande assim. Na maioria das vezes, os cachorros lambem seus tutores para demonstrar afeição.

Mas, assim como o latido, a lambida é uma maneira do cachorro se comunicar e pode ter diferentes interpretações.

Por que meu cachorro adora me lamber: Motivos

1 – Afeição

cachorro lambendo

Foto: Freepik

Uma das razões mais comuns pelas quais os cães adoram lamber seus donos é simplesmente mostrar sua afeição. Já que você é quem cuida deles, você é essencialmente o mundo deles!

Quando os cães lambem, endorfinas agradáveis ​​são liberadas no sangue, o que os faz sentir-se calmos e reconfortados. Também é provável que tenham experimentado lamber-se pela mãe quando eram filhotes. Por isso é seu instinto natural lamber as coisas para mostrar seu amor.

2 – Você tem um gosto bom!

cachorro lambendo

Foto: Freepik

Se o seu animal de estimação não é muito carinhoso e raramente mostra algum tipo de amor, o motivo de sua lambida ocasional pode ser apenas porque você tem um gosto agradável!

Assim como seu cachorro pode lamber guloseimas, tigelas e outros itens que já continham suas comidas favoritas, alguns cães gostam do sabor salgado da pele de seu dono.

3 – Ferramenta sensorial

cachorro lambendo

Foto: Freepik

Como as patas de um cachorro não são capazes de examinar coisas como nossas mãos humanas, alguns cães lambem itens para ter uma ideia do que são.

Para os cães, lamber é como tocar em algo. E, graças ao fato de as línguas estarem cheias de milhões de células sensoriais, elas podem estar apenas lambendo novas pessoas para descobrir quem são!

4 – Captação de atenção

cachorro lambendo

Foto: Freepik

Os cães são animais inteligentes e podem usar a língua para chamar sua atenção.

Se você está percebendo que seu animal de estimação começa a lamber você quando está com fome ou quer brincar, pode ser porque você acidentalmente os ensinou que lamber é uma boa maneira de chamar sua atenção.

5 – Comportamento obsessivo-compulsivo

Embora seja raro, os cães podem sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo, geralmente causado por estresse e ansiedade prolongados. Então, se o cachorro costuma lamber constantemente (e geralmente envolve lamber objetos, superfícies e si mesmo além dos seres humanos) pode ser um problema real.

cachorro lambendo

Foto: Pixabay

Converse com seu veterinário sobre suas preocupações com seu cão. Seu veterinário ou um comportamentalista veterinário também pode prescrever medicamentos para ajudar a aliviar a ansiedade.

Embora você possa pensar que a medicação deve ser o último recurso, é importante entender que os animais não podem aprender enquanto estão em um alto estado de ansiedade. A medicação pode ser usada como uma ferramenta em conjunto com o treinamento.

Cachorro adora me lamber: outros significados dessa atitude canina!

  • Quando uma cachorra lambe seus filhotes e seus filhotes se lambem, é uma atitude carinhosa que eles aprendem e fazem uns com os outros;
  • Alguns cachorros usam a lambida para chamar atenção do tutor;
  • Os cães também costumam usar a lambida como uma maneira de te cumprimentar. Por isso é comum que façam isso logo que você chega em casa.

Cachorro adora me lamber: o que devo fazer?

Embora a lambida do seu cão possa ser apenas um sinal de afeto, pode ser irritante. Aqui estão algumas técnicas para tentar impedir que seu cão fique lambendo você sem parar:

Mude o cheiro do seu corpo

Como muitos cães adoram lamber o sabor salgado da pele de seu dono, mudar o cheiro e o sabor  do seu corpo pode ser suficiente para detê-los.

Mantenha seu cão ocupado

cachorro brincando

Foto: Freepik

Como os cães também podem usar a lambida como uma forma de brincar, mantê-los ocupados é um ótimo método para reduzir a quantidade de vezes que eles lambem você.

Distraia-os com brinquedos, quando apropriado, e considere levá-los a passear quando achar que eles estão tentando brincar.

Lembre-se de que, se o seu cão usa o lamber como método de comunicação por um longo período de tempo, pode ser difícil para ele ser treinado a partir de seus comportamentos típicos.

Por esse motivo, é essencial evitar repreender seu cão se ele voltar a adotar hábitos de lamber e reforçar constantemente os níveis aceitáveis ​​de lamber.

Como você pode ver, geralmente não há sinais de alerta que você deva considerar ao se perguntar por que seu cachorro o lambe. No entanto, sempre lembre-se de que os cães que se lambem excessivamente podem ser um sinal de feridas abertas ou estresse; portanto, consulte o veterinário se notar algum sinal de preocupação.