Muitas pessoas ficam até impressionadas com a carinha de culpado que seus cães costumam fazer quando eles aprontam algo e são descobertos.

A sensação que dá é de que esses cachorros sabem que fizeram coisa errada e por isso fazem a carinha, como se estivessem demonstrando vergonha ou até remorso pelo erro.

Os olhos meio tristonhos, as orelhas baixas, o rabo entre as pernas e o fato de evitarem olhar diretamente para o tutor faz com que se acredite que o animal está com vergonha do que fez. Mas nem sempre é bem assim.

Hungry pleading look of the beagle puppy in the direction of the wooden table.

Hungry pleading look of the beagle puppy in the direction of the wooden table. Pretty thoroughbred dog begs

Cachorros fazem cara de culpado: isso quer dizer remorso?

De acordo com pesquisas, esse comportamento do cachorro não quer dizer que ele está com vergonha ou remorso, mas pode ser apenas uma reação ao ver seu tutor irritado, chateado ou brigando.

Dois estudos, um liderado por Alexandra Horowitz, especialista em comportamento animal, e outro por Julie Hecht, pesquisadora de comportamento animal, mostraram que quando um cão é confrontado por um tutor irritado ou chateado, ele é mais propenso a apresentar o olhar culpado, independente de ter alguma culpa real ou ser inocente.

close-up-woman-with-cute-dog

Ambos os estudos envolveram comida e o fato de os tutores falarem para seus animais que eles não poderiam comer aquilo que estava ao seu alcance. Alguns animais desobedeceram às ordens e comeram, outros não. Porém, as pesquisadoras puderam perceber que as reações de culpa dos cães não estavam relacionadas com suas ações.

“Não encontramos diferença nos cumprimentos (quando os animais se reencontraram com seus tutores) entre cachorros que comeram alimentos e cachorros que não. Nem os proprietários podiam dizer se seus cães haviam comido a comida na ausência deles.”

Cachorros fazem cara de culpado: isso tem relação com o dono

O que Alexandra Horowitz conseguiu concluir foi que o comportamento dos cães estava diretamente ligado às reações dos tutores à situação. Os cães só passavam a apresentar o sentimento, e a carinha, de culpa, a partir do momento em que ele percebia que estava sendo censurado ou repreendido por seu tutor.

Quando um humano parece chateado, seu cachorro geralmente responde com gestos calmos e serenos com o intuito de diminuir a raiva e até evitar uma possível agressão contra ele.

closeup-shot-cute-jack-russell-terrier-dog-laying-sofa

Esse comportamento de mostrar um olhar tristonho, as orelhas baixas, o rabo entre as pernas e o não querer encarar é uma forma que o cachorro tem de se mostrar um animal menor e nada ameaçador.

Mas, espertos como são, alguns cães também aprendem a associar situações específicas, como mexer no lixo, no papel do banheiro ou comer o que não deveria, com o comportamento irritado do seu tutor. E aí, quando isso acontece, o animal faz a carinha de culpado com o intuito real de amolecer seu humano e evitar uma repreensão.

A carinha de culpado não significa que ele aprontou!

É importante saber que a carinha de culpado do cão pode não significar que ele aprontou algo para que os tutores se certifiquem sobre o que aconteceu antes de brigar e repreender o pet sem motivos. Às vezes, o cachorro pode apenas estar com medo de algo ou estar respondendo a um comportamento estressado do tutor, que também pode nem perceber que está parecendo irritado para o animal.

Fonte: Vetstreet