Você já deve ter reparado no quanto os cachorros gostam de lamber as patas. Esse comportamento é bastante visto entre cachorros. Alguns lambem as patas, ou uma específica de fica mais delicada, outros lambem de forma mais forte e chegam até a morder. Mas, você sabe o que motiva os cães a fazerem isso?

Existem várias razões que podem estar fazendo o seu cão lamber ou morder a pata, alguma mais simples e outras mais graves.

dog dando a patinha

Cão dando a pata – Foto: Freepik

Cachorros gostam de lamber as patas: motivos

Machucados nos dedos ou almofadas, unhas ou ossos fraturados, queimaduras, farpas e outros corpos estranhos que podem acabar furando ou se alojando entre os dedos, como carrapatos, são alguns dos motivos que fazem os cães lamberem as patas.

Entre as causas mais graves estão os cistos, tumores e outros tipos de câncer, doenças alérgicas e até doenças autoimunes.

patinha do cachorro

Pata de cachorro – Foto: Freepik

Muitos cães costumam ter doenças alérgicas de pele e essa é a razão mais comum para os cachorros lamberem e até morderem as patas de forma crônica. Entre essas alergias, as alimentares são as mais típicas, porém as bactérias e os fungos podem agravar o caso.

Coceira

Alguns cães começam lamber as patas por conta de uma simples coceira, mas o hábito pode desencadear um comportamento obsessivo, além de grandes feridas nas patas, de tanto lamber e morder.

vacina de Coronavírus para cachorro

Cão dando a pata para o tutor – Foto: Freepik

É preciso ficar bastante atento para encontrar a causa para que ela seja tratada. Quando começar a perceber esse comportamento no seu animal, leve-o ao veterinário, pois a maioria das razões que levam os cães a lamberem as patas de forma excessiva é tratável.

É essencial sempre informar ao veterinário sobre esse comportamento do animal, principalmente se isso ocorrer repentinamente, persistir por longos períodos de tempo e apresentar vermelhidão, inchaço, odor, sangramento, se o animal começar a mancar ou mostrar outros possíveis sinais de dor e infecção.

Fonte: Vetstreet