Quando um cachorro começa a latir sem parar, muitas pessoas reagem de maneira agressiva. Mas, antes de gritar com seu cão, tente entender porque os cachorros latem.

Às vezes, é natural que os cães latam, lamentem e uivem. Os cães vocalizam para se comunicar com os humanos e se expressar. Às vezes, queremos que nossos cães latam a fim de nos alertar sobre um perigo potencial ou nos proteger de danos. Outras vezes, o latido é excessivo e parece não ter um significado real.

Conheça as razões mais comuns que os cachorros latem

1 – Ansiedade

pug

Foto: Pixabay

Estresse e ansiedade são razões pelas quais os cachorros latem. Assim, a ansiedade pode ser causada por várias razões diferentes:

  • Separação de seus humanos ou amigos animais
  • Tempestades
  • Barulhos altos
  • Confinamento em um espaço muito pequeno ou por um período muito longo
  • Dor física
  • Desequilíbrio químico

Se você acha que o latido de seus cães é causado por ansiedade, marque uma consulta o mais rápido possível com o veterinário.

2 – Tédio

O latido de um cachorro entediado soa como um cachorro que late apenas para ouvir sua própria voz. Embora tenda a ser irritante, também é meio triste.

Os cães entediados latem para liberar excesso de energia e às vezes os cachorros latem por causa da solidão. Eles geralmente precisam de uma atividade e talvez até de um companheiro.

3 – Os cachorros latem por medo

Como passear com um cachorro medroso

Foto: Freepik

O medo é uma razão comum pela qual os cachorros latem. Pode até parecer agressão um cachorro pulando latindo para estranhos em uma caminhada ou visitantes em sua casa. Esses cães estão latindo na esperança de que aquilo que os assusta os deixe em paz.

Aprenda sobre a linguagem corporal do cão e veja se a postura que acompanha o latido do seu cão é um sinal de medo. Principais sinais de medo:

  • Cachorro fica agachado
  • Olhos arregalados
  • Orelhas para trás
  • Cauda enrolada

Se você acha que seu cão está latindo por medo, procure ajuda profissional de um veterinário, comportamentalista ou treinador o mais rápido possível. Cães temerosos podem passar da vocalização para a mordida se sentirem que estão presos na situação assustadora.

4 – Aviso/Alerta

É natural que um cão comece a latir quando alguém está na porta ou quando estranhos passam pela casa ou pelo carro.

Muitos cachorros latem se sentirem algum tipo de ameaça, proclamando “Estou aqui protegendo este lugar”. O som deste latido é geralmente nítido, alto e autoritário. Aprimorar esse instinto com o treinamento pode realmente ajudar a proteger sua casa e sua família.

5 – Procurando atenção

Quando você ouve esse latido, geralmente sabe exatamente o que isso significa. Este latido diz “Ei! Ei! Olha! Aqui estou eu!” Outros cães podem lamentar e latir juntos para chamar a atenção, quase como o tom de uma criança chorona.

6 – Os cachorros latem por divertimento

Este tipo de latido é especialmente comum em filhotes e cães jovens. Muitos cães latem enquanto brincam com pessoas ou outros cães. Até o som do latido tende a parecer otimista e possivelmente musical. Alguns cães latem com entusiasmo quando sabem que estão prestes a dar um passeio ou andar de carro.

Porque os cachorros latem: outros motivos

cachorro latindo

Foto: Freepik

  • Ele está se sentindo abandonado – Quando o cachorro é confinado em um quarto ou atrás de um portão, ele costuma latir de frustração, porque não quer ficar sozinho.
  • Ele está com dor – Se o cachorro der um latido ou um pequeno uivo quando é tocado em alguma parte do corpo, provavelmente, está com dor. É importante leva-lo ao veterinário para descobrir qual o problema, porque os cães não costumam fingir dor.
  • Ele está falando com outros cachorros – É muito comum ouvir diversos cães de uma mesma rua latindo ao mesmo tempo, porque eles respondem o latido uns dos outros. Afinal de contas, essa é a maneira de comunicação dos cães.
  • Ele sente sua falta – O cachorro que fica latindo quando o tutor sai de casa costuma ter a ansiedade da separação. Saiba mais sobre esse problema clicando aqui.
  • Ele está feliz – Esse é o melhor latido de todos. É aquele latido de felicidade quando você chega em casa e vem acompanhado do rabo abanando.

Por fim, para mudar o comportamento indesejado de latidos de nossos cães, primeiro precisamos entender por que eles latem.

É nosso trabalho, como humanos, usar nosso poder de dedução para chegar à raiz do problema.

A razão do latido faz uma grande diferença em nosso plano de ação para impedir o latido excessivo.

Se você precisar de ajuda para identificar a raiz do latido excessivo do seu cão, ou se precisar de ajuda profissional entre em contato com o veterinário!