Cortar as unhas dos animais é muito importante para a saúde deles, pois com as unhas grandes eles podem se arranhar e se machucar feio. O tamanho das unhas também pode afetar bastante no caminhar dos animais, já que quando elas estão muito grandes eles não conseguem andar direito ou, em alguns casos, nem encostar a pata no chão.

Manter as unhas dos animais aparadas também é bom para os móveis da casa, pois, por instinto, eles podem acabar querendo desgastar as unhas em algum objeto da casa.

Quando as unhas são cortadas demais os cães sentem muita dor e ficam com medo de cortar novamente. (Foto: Reprodução / readypetgomd)

Apesar de unhas grandes trazerem muitos problemas para eles, é perceptível que os cães também não gostam de cortá-las. E você sabe o motivo desse medo?

O principal motivo pelo qual os cachorros não gostam de cortar as unhas é a dor que eles sentem quando elas são cortadas erradas, ou mais do que o necessário. E isso acontece muitas vezes porque algumas pessoas pensam que as unhas dos cães são completamente iguais as nossas, e por isso acabam cortando demais.

As unhas dos cães até podem se parecer com as nossas, porém, enquanto toda a parte externa das nossas unhas (que fica maior do que a pele/dedo) pode ser cortada, o mesmo não acontece com os animais, pois, como eles não têm dedos, as unhas deles também contêm alguns nervos e veia.

As unhas dos cachorros também guardam nervos e veia. (Foto: Reprodução / Pinteres)

Se as unhas dos cães forem cortadas demais, vai atingir os nervos que ficam ali e isso vai causar muita dor no animal. Além de doer também pode sangrar bastante e o cachorro vai se lembrar disso. Ele vai ficar traumatizado, com muito medo e sem querer cortar as unhas.

Por isso é tão importante levar o seu animal para cortar as unhas com um profissional qualificado, que saiba até onde a unha pode ser cortada e onde já tem nervos.

Se você quer muito cortar as unhas do seu cachorro em casa, é essencial pedir dicas e informações para profissionais e médicos veterinários, tanto de como cortar, como de quais são os melhores aparelhos para usar no seu animal.

Fonte: I Heart Dogs