O seu cão é daqueles que quando fica muito animado sempre pega um brinquedo ou a primeira coisa que vê pela frente e coloca na boca? Ele também costuma levar esse objeto que colocou na boca para alguma pessoa?

Por exemplo, é daqueles que quando chega uma visita em casa ele corre para falar com a pessoa e em seguida já coloca algum brinquedo ou objeto na boca de tão animado e excitado que fica?

Pegar um brinquedo quando chega uma visita em casa é um comportamento comum dos cães. (Foto: Reprodução / All Pet News)

Quer saber por qual motivo seu cachorro age dessa forma?

De acordo com a médica veterinária Dra. Wailani Sung, existem várias razões diferentes para os cães fazerem isso. Eles podem estar querendo atenção, podem estar oferecendo um presente ou apenas querendo nos mostrar que estão felizes.

A Dra. Wailani Sung explica que para os cães, aquela visita pode ser vista como uma nova pessoa que vai brincar com ele, então o cachorro pega um brinquedo para tentar atrair a pessoa para jogar com ele de alguma forma.

Para o cão, muitas vezes a visita é uma pessoa nova que vai brincar com ele. (Foto: Reprodução / CBS News)

Para outros cães, aquele comportamento pode ter sido ensinado pelos próprios tutores, para evitar que o animal pule nas visitas ou comece a latir para a pessoa nova.

Alguns tutores chegaram a afirmar que seus cães parecem ficar ansiosos ou preocupados com visitas na casa, mas que ficam bem mais leves e tranquilos quando estão com seus brinquedos.

Na maioria das vezes, esse comportamento não traz nenhuma consequência para o cão nem para o tutor, é apenas preciso ter cuidado e verificar se a visita gosta de brincar com animais ou se ela tem algum receio ou até medo.

Esse comportamento também demonstra o quanto o cão está feliz e animado. (Foto: Reprodução / The Woofilicious)

Se você quer evitar esse tipo de comportamento no seu cão, o ideal é fazer um treinamento para que ele obedeça ao comando de afastar, sentar ou deitar enquanto você estiver com visitas em casa.

Não é indicado levantar a voz e nem ir atrás do cão, pois para o animal aquela perseguição acaba se tornando também uma brincadeira que ele vai querer sempre que chegar alguma visita.

Fonte: Vetstreet